10/10/2014 15h51 - Atualizado em 10/10/2014 15h51

Como formatar computador com duas partições

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

É comum o computador possuir duas partições – uma para o sistema e outra para que o usuário possa salvar os seus arquivos pessoais. Assim, fica muito mais fácil e rápido formatar o PC. Porém, é importante tomar alguns cuidados antes e durante a formatação de um PC com essa divisão no HD.

Lista traz oito dicas para manter sua privacidade no computador

O processo não difere muito, mas é preciso saber identificar a partição certa antes de formatar. O TechTudo elaborou um tutorial com dicas para quem possui mais de uma partição e quer formatar o HD. Lembre-se de fazer backup ou salvar todos os seus arquivos na partição que não será formatada.

Identificando partição do Windows

Passo 1. Abra o Windows Explorer e acesse o “Meu computador”. Selecione a partição do Windows e pressione F2 para renomear. Feito isso, entre com uma identificação e pressione Enter;

Renomear a partição do Windows ajuda a identificá-la durante a formatação (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Renomear a partição do Windows ajuda a identificá-la na formatação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


Passo 2. Logo abaixo do nome, observe o tamanho da partição e do espaço livre. Caso seja necessário, anote essas informações antes de reiniciar o computador.

Formatando

Passo 3. Reinicie o computador e dê boot usando o DVD ou pendrive de instalação do Windows. Selecione as configurações de teclado e moeda e clique em “Avançar”;

Iniciando instalação do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Iniciando instalação do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Em seguida, clique em “Instalar agora”;

Iniciando instalação do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Iniciando a instalação do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Em alguns casos, é necessário escolher a versão do Windows. Selecione a mesma que estava instalada em seu computador – caso contrário, o serial de ativação do Windows não irá funcionar;

Selecione a versão do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Selecione a versão do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. É necessário aceitar os termos de contrato para continuar. Para isso, marque a opção à esquerda e clique em “Avançar”;

Aceite o contrato para continuar (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Aceite o contrato para continuar a instalação do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Clique em “Personalizada: Instalar apenas o Windows (avançada)”;

Clique sobre a segunda opção (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Clique sobre a segunda opção para instalar apenas o Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Agora a parte mais importante: selecione a partição em que o Windows está instalado. Você pode identificá-la pelo nome adicionado no primeiro passo ou pelo tamanho. Feito isso, clique em “Formatar”;

Identificando a partição em que o Windows está instalado (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Identificando a partição em que o Windows está instalado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 9. Confirme que realmente deseja formatar a partição clicando em “OK”. Faça isso apenas se tiver certeza que está formatando a partição certa. Em seguida, basta clicar em “Avançar”. O computador será reiniciado várias vezes durante a instalação;

Confirme para formatar a partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Confirme para formatar a partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 10. Quando a instalação for concluída, o assistente de configuração aparecerá. Entre com o serial do Windows ou, caso queira fazer isso mais tarde, clique em “Ignorar”;

Digite o serial do Windows para ativá-lo (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Digite o serial do Windows para ativá-lo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 11. Escolha um nome para o computador, a cor do tema e clique em “Avançar”;

Digite o nome e escolha a cor do tema (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Digite o nome e escolha a cor do tema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 12. Clique em “Usar configurações expressas” para continuar – caso queira alterar algo, clique em “Personalizar”;

Configuração inicial do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configuração inicial do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 13. Entre com seu endereço de e-mail e senha da sua conta Microsoft;

Faça login com sua conta Microsoft  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Faça login com sua conta Microsoft (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 14. O Windows 8 permite que o usuário sincronize o computador com outra máquina. Caso queira configurar o sistema como novo, selecione a última opção e avance;

Configurando sincronização do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configurando sincronização do Windows 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 15. Por fim, clique em “Avançar” para usar o OneDrive como serviço de armazenamento na nuvem e sincronizar os seus arquivos. Após alguns minutos o sistema já estará pronto para ser usado.

Ativando o OneDrive (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando o OneDrive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Feito isso, seu computador será formatado e a partição com os seus dados pessoais será mantida.

PC ficando com tela preta. Como resolver? Veja no Fórum do TechTudo. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mateus Oliveira
    2014-10-10T19:59:20  

    Acho que não precisa disso td, no caso do Windows 8, da pr ir em Configurações>Alterar configurações do PC>Atualização e Recuperação>Recuperação>Remover tudo e reinstalar Windows. Dai é só seguir a instruções que se pede, acho que serve tbm

    recentes

    populares

    • Mateus Oliveira
      2014-10-10T19:59:20  

      boa noite. E como eu faço para formatar um HD com Win 8 para colocar o 7 tendo HD ssd e o HD com uma partição de backup? Não encontro nenhum procedimento que não seja necessario limpar o HD inteiro antes da alteração.