17/10/2014 13h32 - Atualizado em 20/10/2014 07h39

Como instalar o OS X Yosemite pelo pen drive

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O OS X Yosemite, nova versão do sistema da Apple para Macs, pode ser baixado e instalado gratuitamente através da App Store. Entretanto, caso queira formatar o HD e fazer uma instalação limpa, você deverá primeiro criar um pen drive de instalação do sistema operacional. Confira a dica!

Yosemite: como atualizar seu Mac para a versão final 10.10 do OS X

OS X Yosemite (Foto: Reprodução/ Gabriella Barreira)Como instalar o OS X Yosemite através do pen drive (Foto: Reprodução/ Gabriella Barreira)

Passo 1. Acesse o OS X Yosemite no TechTudo Downloads. Quando a App Store abrir, clique em “Baixar” e, se necessário, confirme a senha do seu Apple ID;

Passo 2. Quando o download for concluído, o assistente de instalação será iniciado automaticamente. Acesse o menu “Instalação do OS X” e clique em “Encerrar instalação do OS X” – ou pressione o atalho “command + Q”;

Finalize a instalação do OS X Yosemite (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Finalize a instalação do OS X Yosemite (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Conecte um pen drive de 8 GB ou mais e abra o “Utilitário de Disco”. Para isso, pressione “command + barra de espaço” para abrir a busca do Spotlight e digite “Utilitário de Disco” (sem as aspas);

Abra o utilitário de disco (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o utilitário de disco (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Na barra lateral esquerda da janela, selecione o pen drive e, à direita, clique sobre a aba “Apagar”. Em formato, selecione “Mac OS Expandido (Reg. Cronológico)” e, em “Nome”, digite “OSXYosemite” (sem aspas). Feito isso, clique em “Apagar” e confirme que realmente deseja formatar o pen drive;

Formatando o pen drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Formatando o pen drive (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Quando terminar, feche o “Utilitário de Disco” e abra o “Terminal”. Como no terceiro passo, basta pressionar “command + barra de espaço” para abrir a busca do Spotlight e digitar “terminal” (sem aspas);

Acesse o Terminal do Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse o Terminal do Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Na janela do Terminal, cole o comando abaixo e pressione a tecla “enter”. Você precisará digitar a senha de administrador para continuar. Feito isso, basta ser paciente e aguardar. O processo pode levar mais de uma hora.

sudo /Applications/Install\ OS\ X\ Yosemite.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/OSXYosemite --applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ Yosemite.app --nointeraction

Criando pen drive de instalação do OS X Yosemite (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Criando pen drive de instalação do OS X Yosemite (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Quando terminar, você terá um pen drive de instalação do OS X Yosemite. Para instalar o sistema, basta iniciar o Mac usando o pen drive – confira todos os detalhes neste outro tutorial.

Quais são as vantagens do Mac OS em comparação com o Windows? Opine no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Weber Garcia
    2014-10-18T12:27:53  

    simples o editor errou a linha de código, existe um espaço que ele não colocou, segue a liga correta sudo /Applications/Install\ OS\ X\ Yosemite.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/OSXYosemite --applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ Yosemite.app --nointeraction

    recentes

    populares

    • Weber Garcia
      2014-10-18T12:27:53  

      Funcionou. Muito Obrigado.

    recentes

    populares

    • Weber Garcia
      2014-10-18T12:27:53  

      Amigo, eu consegui fazer no mesmo pendrive de 32GB o Yosemite e o Mavericks to com uma dificuldade terrível com o Mountain Lion pode me ajudar? olha o erro sudo: /Applications/Install OS X Mountain Lion.app/Contents/Resources/createinstallmedia: command not found --- acredito q seja no nome mas ja tentei de diversas formas e não consegui

  • Oscar Bahia
    2015-10-22T12:13:22

    Para utilizar noutras distribuições, o caminho é parecido, basta alterar o nome da distribuição: Exemplo para o El Capitan: sudo /Applications/Install\ OS\ X\ El\ Capitan.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /volumes/OSXELCapitan --applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ El\ Capitan.app Exemplo para o Mavericks: sudo /Applications/Install\ OS\ X\ Mavericks.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /volumes/OSXMavericks --applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ Mavericks.app Obs.: Apenas alterei o nome do volume (Passo 4) para fácil entendimento.

  • Rui Oliveira
    2015-09-24T13:32:00

    Pra mim funcionou beleza.

  • Murilo Marineli
    2015-06-23T20:52:03

    Quanto tempo demora a parte do terminal?

  • Francis Rodrigues
    2015-06-20T12:08:49

    Então Galera ! e o seguinte , tem que 1 passo : pen drive de 8gb ou superior 2 : Abrir utilitário de disco e formatar o pendrive com o nome OSXYosemite e Botar em reg cronologico 3 : depois de isso criar uma particiao no proprio utilitário e crie a partição o nome OSXYosemite pronto ! Depois e so abrir o TERMINAL e colar o link e botar a senha e enter pronto e so esperar

  • Cristiano Acioli
    2015-06-06T14:05:40

    Também não funcionou pra mim a parte do Terminal...

  • Francisco Neto
    2015-03-26T21:40:54

    Então pessoal, continuo com o command not found mesmo seguindo o primeiro passo e copiando a linha de código. Também tentei com outras linhas de código colocadas aqui nos comentários. Nada.

  • Edson Casita
    2015-03-04T13:15:08  

    Estou com seguinte problema, ao clicar a senha no terminal e dar "enter" aparece a seguinte mensagem: "Failed to start erase of disk due to error (-9999, 0). A error occurred erasing the disk." O que fazer?

    recentes

    populares

    • Edson Casita
      2015-03-04T13:15:08  

      o meu estava acontecendo isso, mas era por eu tava com o leopard instalado, daew instalei o yosemite e aparecia "command not found" , daew baixei o yosemite denovo e deu certo

  • Jaqueline Sgaraboto
    2015-03-06T01:58:49

    Comigo funcionou sem nenhum problema, segui todo o passo a passo desde a primeira etapa. É só fazer direitinho que não tem erro. Valeu pelo tutorial excelente :)

  • Thiago Rathge
    2015-02-12T20:34:51

    Pessoal, seguinte... O erro "command not found" se dá pq é necessário criar a partição em seu pendriver com o nome "OSXYosemite" sem aspas. Espero que consigam.

  • Guilherme Tw
    2015-02-07T19:18:55

    O processo no terminal demora?

  • Deives Paes
    2015-01-17T21:54:35

    A todos que estão tendo problema com o tal "command not found", saibam que o mesmo não foi erro do editor, nem do tutorial. Vocês (assim como eu), pularam o "Passo 1". Esse erro acontece porque o terminal não encontra a instalação do OSX, da qual precisa ser feito o download.

  • Julio Portellada
    2015-01-08T23:20:45

    Do que adianta vocês fazerem um tutorial PASSO A PASSO e postarem um comando ERRADO??? Esse comando aí não funciona, nem o que o colega postou como sendo o correto! Perdi meu tempo lendo o post pra nada! Compromete a credibilidade do site, vou pensar duas vezes antes de acessar ou ler qualquer dica. Pena!

  • Fabricio
    2015-01-05T00:56:08

    Muiiiito obrigado pelas dicas do seu site, ele salvou meu imac. Meu HD tinha dado problema, tendo assim que substitui-lo por outro HD. Assim que troquei o HD não tinha como instalar o Macosx, pois na recuperação da internet da apple o sistema(Lion)só falava que o item estava temporariamente indisponivel. Sendo assim recorri a vários sites sem sucesso e muitas vezes sem conteudo necessario para o meu problema.

  • André Ricardo
    2014-11-07T15:28:43

    Boa tarde, eu tenho o Moutain Lion e o Mavericks app e gostaria de fazer em pendrive de 32GB com 3 partições os 3 OS, é possível? Se for qual seria a linha de comando, pq eu estou tentando com essa linha de comando apenas substituindo os Volumes mas de erro de comando

  • André Silva
    2014-10-20T16:22:11

    Galera, aproveitando, o meu também está dando o erro "command not found". Alguma solução?

  • André Silva
    2014-10-20T16:20:13

    O ém esmá dando o erro "command not found". Alguma solução? Abraços!

  • Daniedson Rios
    2014-10-17T23:40:13  

    Olá, tentei criar o boot em uma partição do HD, conforme descrito no tutorial, porém deu erro: "command not found". Tem alguma sugestão de como resolver o problema?

    recentes

    populares

    • Daniedson Rios
      2014-10-17T23:40:13  

      sudo /Applications/Install\ OS\ X\ Yosemite.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/OSXYosemite --applicationpath /Applications/Install\ OS\ X\ Yosemite.app --nointeraction