Internet

14/10/2014 15h44 - Atualizado em 14/10/2014 15h44

Como remover o Webssearches.com do PC

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O Webssearches, programa de buscas que se infiltra no computador dos usuários sem autorização prévia, pode trazer muita dor de cabeça aos internautas. A ferramenta muda as configurações do Google Chrome , Internet Explorer ou Mozilla Firefox sem a permissão do usuário, de forma que os navegadores passam a utilizá-lo como motor de buscas padrão, no lugar do anterior, no browser.

Esqueceu uma senha? Saiba como recuperar no histórico do seu navegador

Saiba como tirar o websearches.com do seu navegador (Foto: Reprodução/WebSearches)Saiba como tirar o websearches.com do seu navegador (Foto: Reprodução/WebSearches)


Apesar de isso não ser tão grave por si só, o plugin deixa o computador vulnerável para ameaças como vírus e outros malwares, e por isso é recomendável removê-lo o quanto antes. Veja abaixo como desinstalar o Webssearches dos três princiais navegadores de Internet.

Google Chrome

Passo 1. Clique no menu principal do Chrome, localizado no canto superior direito do navegador, e selecione “Configurações”;

Destaque para a opção de configurações no menu do Chrome (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para a opção de configurações no menu do Chrome (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. No canto esquerdo, clique em “Extensões”. Encontre o add-on do Webssearches e clique na lixeira para exclui-lo;

Lixeira para apagar plugin do Chrome em destaque (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Lixeira para apagar plugin do Chrome em destaque (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Agora, clique em “Configurações”, no canto esquerdo, e vá até “Pesquisar”. Defina o mecanismo de buscas preferido;

Google definido como mecanismo de pesquisa padrão (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Google definido como mecanismo de pesquisa padrão (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Ainda em “Configurações”, encontre a seção “Inicialização” e clique no link “Configurar páginas”, que aparece na terceira opção.

Na janela que será aberta, apague o “Webssearches.com”, caso esteja lá. Você pode deixar a caixa em branco ou definir uma página da web específica como padrão.

Janela para definir páginas de Inicialização no Chrome (Foto: Reprodução/Raquel Freire) Janela para definir páginas de Inicialização no Chrome (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Mozilla Firefox

Passo 1. Clique no menu do Firefox e selecione “Opções”;

Destaque em vermelho para Opções no menu do Firefox (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque em vermelho para "Opções" no menu do Firefox (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Na aba “Geral”, digite a URL desejada em “Página inicial” ou pressione o botão “restaurar padrão” e dê “OK”;

Nova URL digitada no campo Página inicial das opções do Firefox (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Nova URL digitada no campo "Página inicial" das opções do Firefox (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Clique novamente no menu e, desta vez, selecione “Complementos”;

Passo 4. Vá em “Extensões” e clique no botão “Excluir” ao lado do Webssearches;

Destaque para botão de excluir extensão do Wubssearches (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para botão de excluir extensão do Wubssearches (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Internet Explorer

Passo 1. Abra o IE e clique no ícone de engrenagem, localizado no canto superior direito. Selecione o item “Opções da Internet”;

Caminho para abrir as opções da Internet no IE (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Caminho para abrir as opções da Internet no IE (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Na janela aberta, delete a página do Webssearches.com na área “Home Page” e digite uma nova URL de sua preferência, clicando em “OK” na sequência;

Janela Opções da Internet com nova página inicial definida (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela "Opções da Internet" com nova página inicial definida (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Clique mais uma vez na engrenagem, mas desta vez selecionando a opção “Gerenciar Complementos”;

Passo 4. Selecione “Provedores de pesquisa” na parte lateral esquerda da janela. À direita, selecione o Webssearches e clique no botão “Remover”;

Janela Gerenciar complementos com Webssearches selecionado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela "Gerenciar complementos" com Webssearches selecionado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Feche a janela de gerenciar complementos e reinicie o navegador.

Não acesso algumas páginas. É vírus? Veja no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • André Freitas
    2016-05-06T14:03:37

    No meu caso resolvi indo pelo REGEDIT, pedi para localizar pelo nome Webssearches. A cada localização eu dei um delete na pasta dele. Depois de tudo voltei ao Painel de controle e cliquei desinstalar... Deu certo!

  • Patrícia Cruz
    2016-02-23T16:19:18

    Não localizei o YESSEARCHES no menu Extensões do Google Chorme. Utilizei a opção "Obter mas extensões, mas também não achei após procurar por mais de uma hora .

  • Kelly Sampaio
    2015-08-08T11:41:47

    fiz o passo a passo e mesmo assim o webssearche continua no meu computador, ele nao esta no painel de controle para remover, o que faço???

  • Almir Castro
    2015-01-12T14:48:58

    Normalmente ocorrências desse tipo vão incomodar de imediato. Assim, basta restaurar o computador para um ponto antes da manifestação do Webssearches ou qualquer outra ameaça. Geralmente o ponto vai situar-se antes da instalação de algum software gratuito. Em caso de dúvida, restaure no ponto mais antigo que estiver disponível. Assim o fiz e resolveu completamente!

  • Luiz Souza
    2015-01-08T09:03:54  

    O tutorial é ótimo para retirar o Webssearches Uninstall dos navegadores, mas não consigo retirá-lo da lista do Painel de Controle.Tem como fazer essa praga sumir do meu NB?

    recentes

    populares

    • Luiz Souza
      2015-01-08T09:03:54  

      É exatamente isso que ta acopntecendo comigo tambem e acredito que seja este programa que esta instalando varios outros no meu PC

  • Carol
    2015-01-10T14:58:47

    \continuado--Reinicie quando pedido, deixei meu Malware ligado. 5-Pesquisei por "webapps" no próprio sistema de busca do windows, triturei todos resultados de novo. 6-Limpei o internet explorer também. *7-(Só se tive SYNC) Em opções, clique na aba sincronizar e logue, o mozilla avisará que irá começar a sincronizar. --->Dica Extra:Sempre use sync, logins em sites seguros, ou salve sua configurações em locais de segurança pela web, quando acontecer uma situação dessa, não haverá perda total, enquanto que eu consegui meus favoritos de volta, perdi todas as minhas extensões. Espero ter ajudado.

  • Carol
    2015-01-10T14:49:55

    Para serviço de utilidade pública. Usava Mozilla V34, por causa de uma extensão voltei para 33. Essa praga se instalou DENTRO da pasta do mozilla, toda vez que eu limpava e reiniciava o explorador, a pasta webapp aparecia de novo na pasta profile. Aqui é o que eu fiz:!AVISO! Se você não usava o sync vai perder todos os favoritos e configurações pessoais, não aconselho fazer o sync agora. 1-Desinstale o mozilla, 2-Abra uma pasta qualquer digite "%AppData%" na barra de endereço, sem aspas 3-Eu triturei com o AVG a pasta mozilla ali encontrada 4-Passei IObit Malware Fighter

  • Graciete Silva
    2015-01-03T02:41:19

    tava no meu gromo, agora foi para o manaliza, mas quando vou em extensoes não aparece?? o que faço???

  • Graciete Silva
    2015-01-03T01:18:27

    obg gata consegui....

  • Karen Matzenbacher
    2014-12-17T13:00:23  

    Raquel, esta porcaria não aparece nas extensões do meu Chrome! Que faço?

    recentes

    populares

    • Karen Matzenbacher
      2014-12-17T13:00:23  

      Entra em configurações (embaixo de extensões), vai até o fim da página e clica em "mostrar configurações avançadas", depois é só descer a página até o fim de novo e clicar em "redefinir configurações".