03/10/2014 15h14 - Atualizado em 03/10/2014 15h14

Como usar o Finder no Mac sem tocar o mouse

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Finder é o gerenciador de arquivo padrão do OS X, e devido a sua importância, talvez seja até o "coração" do sistema. Como ele é utilizado com muita frequência, nada melhor do que tentar ser mais ágil e produtivo ao usá-lo. Para ajudá-lo, o TechTudo preparou uma compilação dos atalhos do Finder.

Descubra quais arquivos ocupam espaço no Mac usando a busca do Finder

Aprenda como usar o Finder sem tocar no mouse e fique mais ágil (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aprenda como usar o Finder sem tocar no mouse e fique mais ágil (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

A melhor forma de agilizar o uso do Finder é fazendo operações pelo teclado. Isso geralmente economiza vários cliques, deslocamentos do mouse e ainda reduz a possibilidade de cometer erros na operação. Mas, antes de começar a usar os atalhos de teclado do Finder, é preciso conhecer as teclas e os atalhos mais comuns do Mac.

Teclas e atalhos básicos do OS X

Para quem não conhece, o Mac tem duas teclas bem diferentes das do PC, que são: Command (⌘ ou cmd) e Option - no teclado do PC correspondem as teclas Super (ou Windows) e a tecla ALT. Boa parte dos atalhos do Finder e dos OS X em geral, utilizam essa teclas combinadas com Control, Shift, ESC ou com outras combinações.

O Mac possui duas teclas diferentes do PC: Command e Option (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)O Mac possui duas teclas diferentes do PC: "Command" e "Option" (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)

Alguns dos atalhos são bastante conhecidos como as combinações copiar (⌘+C) e colar (⌘+V). Mas, claro, existem outras que, apesar de bem menos populares, devem ser conhecidas e memorizadas.

Veja a lista de atalhos de teclado do Finder, para que você possa trabalhar com mais agilidade:

Navegação de pastas

Ir de uma pasta até outra pode ser bem mais fácil e rápido se você usar os atalhos abaixo, principalmente para aquelas pasta mais importantes do sistema. Em último caso, você pode apertar “Ir para a pasta…” e digitar o endereço que deseja acessar:

⌘⇧u: (Command + Shift + u) : Exibe o conteúdo da pasta de Utilitários;

⌘⇧a: (Command + Shift + a) : Exibe o conteúdo da pasta de Aplicativos;

⌘⇧d: (Command + Shift + d) : Exibe o conteúdo da pasta Desktop;

⌘⇧c: (Command + Shift + c) : Exibe o conteúdo da pasta Computador;

⌘⇧h: (Command + Shift + h) : Exibe o conteúdo da pasta Home (a pasta do usuário);

⌘⇧g: (Command + Shift + g) : Abre a tela “Ir para a pasta…” para você digitar o endereço que deseja acessar.

Selecionando arquivos e pastas

Depois de ir para o local que você queria, se precisar selecionar algo, basta usar o atalhos a seguir:

Shift+⇅: (Shift + seta para cima ou para baixo) : Setas de direção para cima ou para baixo combinadas com Shift permitem selecionar em sequência;

⌘a: (Command + a) : Seleciona todos os itens da janela ativa;

⌥⌘a: (Option + Command + a) : Remove da seleção todos os itens da janela ativa.

Operações com os ícones selecionados

Com os itens selecionados, use os atalhos a seguir para manipulá-los:

⌘o: (Command + o) : Abre o arquivo que estiver selecionado no aplicativo associado como padrão;

Espaço: Exibe o conteúdo do arquivo selecionado na visualização rápida do sistema, o que geralmente é bem mais rápido do que abri-lo em um aplicativo;

⌘i: (Command + i) : Exibe a janela de propriedades (“Obter informações”) que contém as informações sobre o arquivo selecionado;

⌘d: (Command + d) : Duplica o item selecionado;

⌘t: (Command + t) :  Acrescenta o item selecionado à barra lateral da janela do Finder;

: (Return ou Enter) : Permite renomear o arquivo selecionado;

⌘⌫: (Command + Delete ou Backspace) : Permite mover os itens selecionados para a lixeira.

Outros atalhos do Finder que podem ser úteis

Além dos atalhos acima, os três a seguir podem ajudá-lo a trabalhar mais rápido, sem ter que usar o mouse:

⌥⌘f: (Option + Command + f) : Leva o cursor para o campo de pesquisa da janela;

⌘⇧n: (Command + Shift + n) : Permite criar uma nova pasta;

n: (Command + n) : Abre uma nova janela do Finder

Atalhos ao arrastar ícones

Se você for obrigado a fazer uma operação de arrastar e soltar, não tem jeito, só usando o mouse. Mas, mesmo nesse tipo de operação você pode usar atalhos de teclado para tornar o trabalho mais produtivo, usando essas combinações:

Meus arquivos sumiram do Finder.Como posso reverter esse problema? Veja no Fórum do TechTudo.

Arrastar itens pressionando ⌘: Ao arrastar itens com  a tecla Command pressionada, o Finder é forçado a fazer uma operação de mover, mesmo que a pasta de destino esteja em outro disco, pois o padrão seria fazer uma copia.

Arrastar itens pressionando ⌥: A tecla Option força o Finder a fazer uma cópia dos arquivos, mesmo quando o padrão seria mover.

Arrastar itens pressionando ⌥⌘: As teclas Option+Command forçam a criação de atalhos/aliases.

Essas são as principais combinações que você pode usar para tornar o uso do Finder mais rápido. O programa possui um atalho para cada opção de menu. Para conhecer todos eles, você precisará usar o mouse, mas não se preocupe, depois de olhar todos e começar a praticá-los, você logo conseguirá usá-lo sem precisar do mouse. Depois disso, você utilizará o programa com muito mais agilidade no Mac.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares