Internet

22/10/2014 06h45 - Atualizado em 22/10/2014 06h45

Como usar o Google Drive em forma de chat com tradução em tempo real

Paulo Figueiredo
por
Para o TechTudo

A tecnologia facilita as nossas vidas e, sem dúvidas, aproxima cidadãos ao redor do globo com a Internet. Mas, mesmo assim, como fazer pessoas que não falam a mesma língua se reunirem em torno de uma comunicação ágil e eficiente? Foi essa indagação que levoua divulgação da API de um inusitado bate-papo de tradução simultânea dentro do Google Drive pelo indiano Amit Agarwal.

Takeout converte arquivos Google Drive em formatos do Microsoft Office

Google Drive (Foto: Divulgação/Google)Participe de chat com tradução em tempo real pelo Google Drive (Foto: Divulgação/Google)

A ideia é tirar proveito da função de edição simultânea de arquivos no Drive por duas ou mais pessoas. Após criar uma planilha na plataforma, Agarwal utilizou linguagem de programação para associá-la ao Google Tradutor e disponibilizou o arquivo para qualquer um que quisesse experimentar. O resultado é um pouco improvisado, mas funciona perfeitamente e ajuda pessoas que se comunicam mal por causa de seus idiomas a conversarem bem mais rapidamente.

Aprenda como utilizar o recurso:

Passo 1. Acesse este documento do Google Drive;

Passo 2. Clique em ”Arquivo”, na parte superior da tela, e selecione ”Criar uma Cópia”;

Ao abrir a planilha, clique em Arquivo para criar uma cópia própria para você (Foto: Reprodução: Paulo Finotti)Ao abrir a planilha, clique em "Arquivo" para criar uma cópia própria para você (Foto: Reprodução: Paulo Finotti)

Passo 3. Renomeie o arquivo para o nome que você desejar;

Escolha um nome para seu documento (Foto: Reprodução: Paulo Finotti)Escolha um nome para seu documento (Foto: Reprodução: Paulo Finotti)

Passo 4. Clique sobre o botão azul “Compartilhar” na parte superior direita da tela;

Para que você possa enviar o documento para o seu interlocutor, clique sobre Compartilhar (Foto: Reprodução: Paulo Finotti)Para que você possa enviar o documento para o seu interlocutor, clique sobre "Compartilhar" (Foto: Reprodução: Paulo Finotti)

Passo 5. Pressione “Receber link compartilhável”;

Clique sobre Receber link compartilhável (Foto: Reprodução: Paulo Finotti)Clique sobre "Receber link compartilhável" (Foto: Reprodução: Paulo Finotti)

Passo 6. Clique sobre a seta indicada na imagem e selecione a opção “Pessoas com o link podem editar”;

Certifique-se de que quem receba o link possa editar o arquivo (Foto: Reprodução: Paulo Finotti)Certifique-se de que quem receba o link possa editar o arquivo (Foto: Reprodução: Paulo Finotti)

Passo 7. Clique sobre “Copiar link” e, para finalizar “Concluído”. Dessa forma, você pode enviar o link para a pessoa com quem deseja conversar;

Para finalizar, copie o link e clique sobre o botão azul de conclusão (Foto: Reprodução: Paulo Finotti)Para finalizar, copie o link e clique sobre o botão azul de conclusão (Foto: Reprodução: Paulo Finotti)

Caso queira enviar o convite para o e-mail da pessoa com quem deseja conversar, insira o endereço eletrônico na caixa indicada na imagem e clique em ”Enviar”.

Para mandar o documento diretamente ao e-mail da outra pessoa, insira-o na caixa indicada e clique em Enviar (Foto: Reprodução: Paulo Finotti)Para mandar o documento diretamente ao e-mail da outra pessoa, insira-o na caixa indicada e clique em "Enviar" (Foto: Reprodução: Paulo Finotti)

Troque o nome “Antonio” pelo seu e ”Amit” pelo do seu interlocutor. Abaixo de cada uma das células onde está inserido o nome, clique sobre a seta à direita para definir o idioma de cada participante. Feito isso, basta inserir as suas frases na célula amarela. A outra pessoa deve inserir as mensagens na célula verde. O histórico da conversa prossegue nas células logo abaixo.

O Hangouts do Google promete ser melhor que o WhatsApp? Veja no Fórum do TechTudo. 

Pronto! Você agora tem um chat particular para conversar com estrangeiros em tradução simultânea! Esta é uma ótima oportunidade para quebrar barreiras culturais e tirar dúvidas sobre como é a vida das pessoas de outros países. Aproveite!

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares