Internet

23/10/2014 12h08 - Atualizado em 23/10/2014 12h08

Como usar o iTunes 12 e trazer playlists de volta

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

O iTunes 12 foi lançado com diversas novidades. Entre elas, mudanças importantes na interface do software, como botões para acessar tipos de mídia específicos e a remoção da barra lateral. No entanto, a navegação pelas funções do player de música continua simples e intuitiva. Para saber como usar o novo iTunes 12 no Mac e visualizar todas as suas músicas em forma de lista, siga este tutorial.

Como baixar o iTunes ou atualizar sua versão

Como usar o iTunes 12 e trazer as listas de volta (Foto: Divulgação/Apple)Como usar o iTunes 12 e trazer as listas de volta (Foto: Divulgação/Apple)

1) Utilizando os ícones de mídia

Para visualizar arquivos de acordo com o formato da mídia, o usuário pode acessar os ícones de conteúdo, localizados no canto superior esquerdo da tela. Através deles, é possível ver todas as músicas, filmes e programas de TV que foram sincronizados ao player.

Acessando a barra de conteúdo de mídia do iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando a barra de conteúdo de mídia do iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Ao clicar sobre o ícone de três pontos, outras opções de visualização são apresentadas. São elas: Podcasts, iTunes U, AudioLivros, Toques e Rádios da Internet. Ainda nessa visualização, podemos determinar quais ícones serão exibidos na barra de conteúdos. Basta clicar em editar e gerenciar.

Visualizando outros conteúdos do iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Visualizando outros conteúdos do iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

2) Acessando as opções de música e a iTunes Store

Ao clicar sobre o ícone de nota musical, o iTunes apresenta as músicas que fazem parte da biblioteca. Esta sessão possui quatro opções de visualização: Minhas Músicas, Listas, Match e iTunes Store.

Acessando as configurações de música do iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando as configurações de música do iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Para trazer de volta a visualização das músicas em forma de lista é muito simples. Basta clicar sobre a opção “Listas”, localizada no menu superior do player. Dessa maneira, o usuário poderá gerenciar e criar suas próprias listas, além de trazer de volta a barra lateral do software.

Acessando a visualização de listas do iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando a visualização de listas do iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Através dessa sessão também é possível acessar a loja de arquivos de mídia da Apple, a iTunes Store. Lá, o usuário pode comprar músicas, comprar e alugar filmes, comprar livros, assinar podcasts e acessar os conteúdos acadêmicos do iTunes U. Para ir até a página da loja, basta clicar “iTunes Store”.

Acessando a iTunes Store no iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando a iTunes Store no iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

3) Acessando os aplicativos baixados, atualizações e a App Store

Para visualizar aplicativos transferidos do iPhone ou comprados na App Store pelo iTunes, basta clicar sobre o ícone “A”, que representa os aplicativos disponíveis para dispositivos móveis da Apple. Esta sessão conta com cinco opções de visualização: Meus Apps, Apps para iPhone, Apps para iPad, Atualizações e App Store.

Acessando a visualização referente a aplicativos no iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando a visualização referente a aplicativos no iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Neste mesmo local, podemos acessar a App Store para baixar e comprar aplicativos para iPhone e iPad. Para isso, basta clicar sobre o ícone da loja no menu superior, como mostra a imagem abaixo.

Acessando a App Store no iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando a App Store no iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

4) Visualizando as configurações de dispositivo conectado

Sempre que um dispositivo Apple estiver conectado ao computador, o iTunes mostrará um ícone referente ao produto. Dessa maneira, basta clicar sobre este ícone para acessar todas as configurações de um iPhone ou iPad. Através deste procedimento você poderá acessar um resumo do dispositivo, ver os aplicativos instalados e arquivos de mídia sincronizados.

Acessando a visualização de um dispositivo Apple conectado ao iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando a visualização de um dispositivo Apple conectado ao iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

5) Acessando as configurações de conta do iTunes 12

No canto superior direito do player, ao lado da ferramenta de busca, podemos acessar as configurações da conta. Para usar todas as funcionalidades do iTunes, o usuário precisa vincular uma ID da Apple ao software. Através dela, pode comprar qualquer item da loja de mídia.

Nas configurações da conta, você poderá ver a “Lista de Desejos”, itens comprados, resgatar presentes com códigos promocionais, visualizar informações da conta, o e-mail cadastrado na ID e finalizar a sessão de usuário.

Acessando as configurações de conta do iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando as configurações de conta do iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

6) Visualização do player em modo reduzido

O  iTunes possui três tipos de layouts de visualização. Dois deles dedicados exclusivamente as funções do player de música. Para acessar o primeiro layout, basta clicar sobre o ícone de nota musical localizado ao lado do visor do player.

Acessando o player reduzido do iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando o player reduzido do iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Note que nessa visualização temos a capa do álbum, os botões para controle de reprodução, volume, ferramenta de pesquisa e a barra de tempo de reprodução. Para visualizar o terceiro layout, toque sobre o ícone destacado na imagem abaixo que mostra o player reduzido.

Acessando o player reduzido do iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando o player reduzido do iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Agora você configurou o tema mini. Com ele, poderá utilizar apenas os comandos de reprodução de músicas, a ferramenta de busca, volume e visualizar a lista de reprodução. Para voltar ao layout normal, clique no botão “X”.

Voltando a visualização do player do iTunes convencional (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Voltando a visualização do player do iTunes convencional (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Nos três layouts de player, o usuário poderá clicar sobre o ícone mostrado na imagem abaixo para visualizar todas as músicas que estão na lista de reprodução atual.

Acessando a lista de reprodução no iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando a lista de reprodução no iTunes 12 (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

7) Acessando as opções rápidas para a faixa em reprodução

Ao reproduzir um arquivo, podemos acessar as configurações rápidas do iTunes incluir a faixa em playlists, repetir a reprodução, obter sugestões do Genius, ir para página do artista na iTunes Store e, até mesmo, sincronizar a faixa com um iPhone ou iPad conectado.

Acessando as configurações rápidas de uma faixa em execução no iTunes (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando as configurações rápidas de uma faixa em execução no iTunes (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Aproveite as dicas e divirta-se com todas as funcionalidades e com o novo layout do iTunes 12.

Como extrair música do iPod e iPhone? Veja no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Adenilson Reis
    2015-07-07T19:13:49

    Curti a nova 12 Versão do Itunes ficou bem legal, porem só consigo ouvir apenas uma radio a Beats 01 será que é só comigo ou com todos que atualizaram ?

  • Celso Vieira
    2014-11-10T17:36:07

    Não curti essa nova versão! Nas anteriores eu conseguia colocar as capas diretamente no espaço destinado a elas com o velho Ctrl C + Ctrl V, agora tenho que baixar em uma pasta para depois usá-la. Tenho 3 ipods e dois iPhones e não consigo sincronizar as bibliotecas! Não sei onde encontraram intuitividade nessa versão. Vou desinstalar e ficar com a anterior.

  • Bianca Hypólito
    2014-11-06T12:29:10

    no meu não aparece o ícone como mostra o exemplo 5... o que eu faço?