08/10/2014 16h40 - Atualizado em 08/10/2014 16h40

Conheça 14 funções 'escondidas' no iOS 8; veja as dicas

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O iOS 8 oferece algumas novidades para os usuários de dispositivos Apple, como integração com Macs, iCloud Drive e um aplicativo dedicado à saúde. Entretanto, vários recursos menores foram pouco comentados e, por isso, talvez você ainda não tenha notado. Para ajudar, veja 14 funções ‘escondidas’ no iOS 8 e aprenda a usar com as dicas.

Como instalar o SwiftKey no iOS 8?

Apple atualiza iOS 8 para corrigir bugs da versão anterior (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Conheça 14 funções 'escondidas' no iOS 8; veja as dicas (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

1. Esconda fotos da galeria

Sabe aquela foto que não ficou muito legal mas você gostaria de guardá-la? No iOS 8, o usuário pode ocultar fotos da galeria. Para isso, basta pressionar o dedo sobre uma imagem e tocar em “Ocultar”. Fazendo isso, ela ficará escondida dos “Momentos” e continuará salva, muito útil para fotografias privadas. Para visualizá-la, acesse a seção “Álbuns” e abra “Itens Ocultos”.

Ocultando foto da galeria do iPhone (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ocultando foto da galeria do iPhone com iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

2. Desative notificações de mensagens para contatos específicos

O iOS 8 permite que o usuário silencie as notificações de mensagens, tanto por SMS quanto por iMessage, para um destinatário específico. Para fazer isso, abra uma conversa e toque em “Detalhes”, no canto superior direito da tela. Por fim, habilite a opção “Não Perturbe”.

Desativando notificações de uma conversa (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Desativando notificações de uma conversa no iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

3. Escaneie cartões de crédito

Fazer compras pelo celular nunca foi tão rápido e prático. O iOS 8, além de salvar o número dos seus cartões de crédito, permite usar a câmera para escanear um cartão. Com isso, dados como nome, número e data de validade do cartão são preenchidos automaticamente. O recurso está disponível no Safari, quando um campo de cartão de crédito é identificado – basta tocar em “Preenchimento Automático” e “Usar Câmera”.

Escaneando cartão de crédito (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Escaneando cartão de crédito pelo iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

4. Tela em preto e branco

O iOS 8 incluiu um novo recurso de acessibilidade que permite usar a tela do iPhone ou iPad em preto e branco. Considerando que os smartphones da Apple, principalmente os mais antigos, não oferecem uma bateria muito potente, o recurso pode ser um ótimo aliado para economizar energia em situações de emergência. Ative-o nas opções do do sistema, “Geral”, “Acessibilidade”, “Tons de cinza”.

Ativando modo preto e branco no iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando modo preto e branco no iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

5. Notificações interativas

No iOS 8, ao receber uma notificação, toque sobre ela e deslize para baixo para efetuar algumas ações rápidas. O recurso ainda depende dos desenvolvedores para funcionar em aplicativos de terceiros, mas os apps nativos do sistema são compatíveis. Com a novidade, é possível responder rapidamente uma mensagem do iMessage ou SMS, adiar eventos do calendário, marcar como lida ou arquivar um e-mail e mais. O mesmo pode ser feito na tela de bloqueio ou na central de notificações, deslizando a notificação para esquerda.

Responda uma mensagem pela própria notificação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Responda uma mensagem pela própria notificação no iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

6. Ficha médica

Com a ficha médica do iOS 8, qualquer pessoa pode acessar informações importantes em situações de emergência –  tipo sanguíneo, recomendações médicas, contatos importantes e mais – sem precisar desbloquear o iPhone. A ficha médica pode ser criada no aplicativo “Saúde” e acessada na tela de bloqueio do sistema, em “Emergência”, “ID Médico”.

Ficha médica traz informações importantes em emergências (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ficha médica traz informações importantes em emergências no iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

7. Timer na câmera

A possibilidade de programar uma foto, recurso básico em qualquer máquina fotográfica, finalmente chegou ao aplicativo de câmera nativo do iOS. O recurso pode ser ativado tocando sobre o ícone de Timer e escolhendo uma opção de tempo – 3 ou 10 segundos. Em seguida, toque no botão do obturador para iniciar a contagem regressiva.

Aplicativo da câmera agora conta com função timer (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Aplicativo da câmera agora conta com função timer no iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

8. Teclados personalizados

Com o iOS 8, a Apple finamente passou a permitir a instalação de teclados desenvolvidos por terceiros, que geralmente são mais completos e oferecem recursos extras. Com isso, vários desenvolvedores de teclados famosos para Android já disponibilizaram seus aplicativos para usuários de iPhone. Confira também como instalar o SwiftKey no iOS 8.

Teclado personalizado no iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Teclado personalizado no iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

9. Recupere fotos deletadas

Ao apagar uma foto da galeria do iOS 8, o arquivo não é deletado do aparelho. Agora, o sistema mantém a foto guardada durante 30 dias: após esse período, a imagem é apagada de forma definitiva. Para recuperar uma foto que foi excluída, toque em “Álbuns”, no canto inferior direito da tela, e abra o item “Apagado Há Pouco”.

Recuperando fotos deletadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Recuperando fotos deletadas no iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

10. Notificações de resposta de e-mails importantes

Se você está esperando uma resposta importante, o aplicativo de e-mail do iOS 8 pode ser configurado para notificá-lo quando ela chegar. Para isso, basta abrir o aplicativo Mail e, sobre a mensagem, deslizar o dedo para esquerda. Por fim, toque em “Mais” e “Notifique-me”.

Ativando notificações para uma mensagem importante (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando notificações para uma mensagem importante no iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

11. Compartilhamento familiar

O Compartilhamento Familiar é a solução para quem usa a mesma conta iCloud no iPhone ou iPad da mãe, pai ou cônjuge. Com o recurso, até seis pessoas podem compartilhar aplicativos, músicas, filmes e livros adquiridos sem precisar usar a mesma conta iCloud em todos os dispositivos. As compras podem ser pagas com o mesmo cartão de crédito, e as despesas dos filhos são aprovadas no dispositivo dos pais.

Configurando o Compartilhamento Familiar no iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configurando o Compartilhamento Familiar no iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

12. Histórico de uso da bateria

O iOS 8 informa ao usuário quais aplicativos estão drenando a carga da bateria. O recurso pode ser acessado nas configurações do sistema, em “Geral”, “Uso”, “Uso da Bateria”. Após identificar os vilões, você pode decidir se vale a pena manter os aplicativos instalados ou evitar usá-los quando estiver com pouca carga.

Histórico de uso da bateria (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Histórico de uso da bateria no iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

13. Multitarefa no aplicativo de e-mail

Além da notificação e mensagens importantes, o aplicativo de e-mail do iOS 8 ganhou outro recurso interessante: multitarefa. Agora, quando estiver escrevendo uma mensagem e quiser consultar um e-mail antigo, basta tocar sobre o título da mensagem e arrastar para baixo. O rascunho será minimizado e você poderá usar o aplicativo normalmente. Para voltar à mensagem, basta tocar novamente sobre o título da mensagem, na parte inferior da tela.

Aplicativo de e-mail possui multitarefa (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Aplicativo de e-mail possui multitarefa do iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)














14. Mais controle sobre suas mensagens

Não é exatamente uma novidade do iOS 8, mas poucos usuários sabem que é possível apagar uma mensagem individual no aplicativo de mensagens. Para fazer isso, toque sobre o SMS que gostaria de apagar e mantenha o dedo pressionado por alguns instantes. No menu que aparece, toque em “Mais”, selecione as mensagens e toque sobre o botão da lixeira, no canto inferior esquerdo da tela. Confira o tutorial detalhado.

Apagando uma mensagem individual (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Apagando uma mensagem individual no iOS 8 (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

O que você achou do novo iOS 8? Deixe um comentário no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ronaldo
    2014-10-09T09:29:21  

    Pessoal comprei um Sony Xperia Z2, e sinceramente, não consigo ver qual a vantagem do IPhone 6. O iPhone 6 é mais caro que o Z2, têm bateria mais fraca, processador mais fraco, 3 vezes menos memória Ram, câmera 2,5 vezes inferior, não é a prova d'água, é menos resistente que o Z2, enfim, basicamente só têm um software mais simples, que até crianças sabem usar. Será que a única vantagem de ter um iPhone 6 é o Status? Tipo assim: Olha só, comprei o telefone mais caro que existe, não é o melhor, mas sou rico, e quero provar que posso comprar o mais caro!. Seria isso?

    recentes

    populares

    • Ronaldo
      2014-10-09T09:29:21  

      Uma coisa não dá para negar: o iOS é mais rápido, mais estável e mais fácil de usar, mas isso têm uma lógica né: o iOS é um projeto antigo, que já foi melhorado diversas vezes, extremamente otimizado, enquanto o Android é relativamente novo.

    recentes

    populares

    • Ronaldo
      2014-10-09T09:29:21  

      É isso mesmo meu caro, simplesmente por ser apple,rs.

  • Rogério Alditore
    2014-10-09T08:45:06

    Sério que só agora colocaram Timer na câmera???? kkkkk....

  • Ronaldo
    2014-10-10T22:11:50

    Se o meu Sony Xperia Z2, que é super potente e robusto, tivesse o levíssimo, estável, seguro e rápido iOS, certamente se tornaria o Smart mais veloz do mundo, muito mais veloz que o iPhone 6. Ou seja, todo o sucesso do iPhone se deve ao extremamente otimizado iOS.

  • Fernanda
    2014-10-09T09:15:11  

    Meu Iphone está muito lento depois que atualizei! Quando é que a Apple vai resolver melhorar este sistema? Não sou a única a reclamar! Não aguento mais tanta lentidão!

    recentes

    populares

    • Fernanda
      2014-10-09T09:15:11  

      o seu é iphone 4 ou 4s ? se for é por causa disso a apple falou que nao aconselha donos dos iphone 4 ou 4s nao atualiza pois a memoria deles sao pouca

  • Lula Molusco
    2014-10-08T20:03:15  

    FALTOU COMENTAR AS FUNÇÕES iCurve, iDobre, iTrave.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-10-08T20:03:15  

      kkkkk

  • Marcelo Barros
    2014-10-08T18:23:48  

    Meu ipad 2 funcionva perfeitamente, ate eu instalar a droga desse ios 8, agora ele vive travando, ja tive que desligar umas 4x pq o touch nao funcionava quando abria os app's. Dps que atualizei pro 8.0.2 que prometia tirar bugs ficou pior ainda. A apple alem de travar dezenas de funcoes funcionais aos seus usuarios, ainda faz com que o novo sistema torne obsoletos aparelhos mais antigos. Antes meu ipad nao travava quase nunca, hj trava muito!! O dever da apple era no minimo avisar que em modelos mais antigos o sistema novo poderia causar conflito.

    recentes

    populares

    • Marcelo Barros
      2014-10-08T18:23:48  

      Acontece o mesmo com o iPhone 4S. Cuidado ao instalarem isso! Parece que a Apple vai lançar um downgrade para quem quiser voltar atrás.

    recentes

    populares

    • Marcelo Barros
      2014-10-08T18:23:48  

      o meu IPAD é o ultimo fica igual sem contar que não consigo mais rotear o sinal do meu 2G e já liguei na assistência e nada...ficou horrível