Internet

09/10/2014 06h00 - Atualizado em 09/10/2014 06h00

Gmail: como consultar e ampliar o seu limite de armazenamento grátis

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Gmail não é só um dos melhores – se não o melhor – serviços de e-mail disponível de forma gratuita, mas também um dos mais oferece espaço para armazenamento. Dos 2 GB iniciais, o Google já passa a ofertar 15 GB livres para guardar as mensagens e todo tipo de anexo que chegam na caixa de entrada. Mas, como saber quando o espaço está acabando ou mesmo conseguir mais armazenamento?

Como encontrar um 'e-mail perdido' no Gmail? Veja dicas e truques

Espaço de armazenamento combinado de Gmail, Fotos e Google Drive (Foto: Reprodução/GoogleDrive)Espaço de armazenamento combinado de Gmail, Fotos e Google Drive (Foto: Reprodução/GoogleDrive)

O Google unificou seu limite de armazenamento recentemente, então não há mais quantidade específica do Gmail. Os 15 GB gratuitos são compartilhados com o Google Drive e o Google Fotos, e uma página mostra o status de consumo desses bytes. Basta acessar (google.com/settings/storage) e ver em um gráfico seu percentual de uso. De lá, também é possível contratar mais espaço.

O que não entra na contagem

Os 15 GB já são bastante coisa, especialmente considerando que há muitos casos em que arquivos não são contabilizados. Qualquer arquivo compartilhado com você via Google Drive não entra na sua cota, pois já ocupa espaço no Google Drive do dono da informação. Aliás, o Drive é muito benevolente na hora de contabilizar armazenamento, visto que também desconsidera qualquer texto, planilha ou apresentação criados usando as ferramentas online do próprio Google.

O Google Fotos também permite flexibilidade. As imagens armazenadas lá entram na cota de 15 GB somente se ultrapassarem o tamanho de 2048 x 2048 pixels, e somente vídeos com pelo menos 15 minutos de duração. Tudo menor do que isso é liberado sem restrições, o que torna atrativa a sincronização das fotos no celular.

Portanto, se o Google oferece muito espaço para qualquer usuário, libera ainda mais armazenamento a quem usar o Drive para documentos e o Fotos para imagens e vídeos. Use os dois serviços para tirar proveito da vantagem – se você tem um Gmail, sua conta já está habilitada para usá-los.

Como liberar espaço

Mesmo que seja difícil lotar 15 GB de espaço no Gmail, Drive e Fotos considerando as exceções acima, se isso ocorrer há maneiras simples de liberar bytes para evitar ter que pagar por mais armazenamento. Uma dica é apagar os itens da lixeira do Gmail e do Google Drive, assim como da pasta de Spam do serviço de e-mail – são arquivos inúteis que ocupam espaço desnecessário na sua conta de e-mail.

Como recuperar uma conta do Gmail? Veja no Fórum do TechTudo. 

Filtrando arquivos por tamanho

Se ainda assim não for suficiente, tente deletar arquivos grandes demais e que não merecem ser guardados. Vale filtrar os itens por tamanho.

Passo 1. No Drive, basta passar o mouse sobre o percentual de armazenamento no canto inferior esquerdo da tela, e clicar em “Drive”;

Filtre arquivos no Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Filtre arquivos no Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. No Gmail, abra as opções de filtro e selecione mensagens maiores que 10 MB.

Busque por mensagens com mais de 10 MB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Busque por mensagens com mais de 10 MB (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto! Agora você já sabe quanto tem de memória no seu email e como abrir mais espaço nele para receber novas mensagens.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Nilson Barbosa
    2014-10-10T21:58:34  

    ???? Pessoal o cara fez mamado essa matéria ou eu que fumei pouco baseado? Cadê a forma que diz que é de graça aumentar mas o armazenamento? O techtudo tá que nem o fórum do Yahoo.... Encontramos cada tipo de pergunta..... Me amarro ver essas coisas kkkk

    recentes

    populares

    • Nilson Barbosa
      2014-10-10T21:58:34  

      O cara tá pedindo para apagar a lixeira e os arquivos grandes... Pensei que eu tivesse lido no início da matéria "ampliar o seu limite de armazenamento grátis".