Internet

20/10/2014 14h01 - Atualizado em 20/10/2014 14h08

Takeout converte arquivos Google Drive em formatos do Microsoft Office

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Google Takeout é uma ferramenta destinada a facilitar a vida do usuário que quer fazer um backup de todos os arquivos armazenados nos servidores da gigante de buscas, mas essa não é sua única função. Na verdade, quando se tratam de documentos guardados no Google Drive, o Takeout pode servir também como um conversor em lote para os formatos do Word, Excel e outros do Microsoft Office. Veja como converter arquivos criados no Google Docs, por exemplo, para formatos .doc e .docx.

Lista tem 10 URLs do Google que você deveria dar mais atenção; veja

Google Drive (Foto: Divulgação/Google)Google Takeout converte arquivos do Google Drive (Foto: Divulgação/Google)

Passo 1. Acesse o Google Takeout e faça login com a conta Google atrelada ao Drive;

Passo 2. Na tela de serviços disponíveis, clique no botão “Não selecionar nenhum” e, em seguida, escolha somente o Google Drive;

Selecione somente o Google Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione somente o Google Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Clique no ícone do Google Drive para exibir mais opções. Por padrão, todos os arquivos de texto, planilha e apresentação já ficam configurados para download nos formatos do Office.

Aqui, a única escolha a fazer é com relação a imagens, que podem ser baixadas tanto em PNG, JPG ou vetor quanto PDF. Escolha o formato desejado e deixe o restante como está;

Formatos do Office são configurados automaticamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Formatos do Office são configurados automaticamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. (Opcional) Caso você deseje filtrar os itens a serem baixados, clique em “Selecionar arquivos e pastas”, marque o que precisar e avance em “Próxima” no rodapé da página;

Escolha pastas específicas para baixar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha pastas específicas para baixar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Por fim, escolha o tipo de compactação desejado para o arquivo e, ao lado, defina se quer receber o link de download por e-mail ou se quer salvar o arquivo diretamente no Drive. Depois, basta clicar em “Concluído”.

Formato de saída padrão é o ZIP (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Formato de saída padrão é o ZIP (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Feito. Com isso, seus arquivos armazenados no Drive, mesmo os que tenham sido criados usando o editor online do serviço, serão convertidos em DOCX, XLSX ou PPTX automaticamente, fazendo do Google Takeout um conversor online simples e gratuito.

O Hangouts do Google promete ser melhor que o WhatsApp? Veja no Fórum do TechTudo. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares