Internet

16/10/2014 09h15 - Atualizado em 17/05/2016 15h18

Guia de dicas de Pesquisa no Google: aproveite ao máximo a busca online

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Consagrado como a melhor e mais eficiente ferramenta de motor de busca na Internet, o Google possui uma série de características e recursos exclusivos que tornam suas buscas ainda mais precisas e práticas online. Para potencializar o uso deste gigante de pesquisas digitais, veja um guia apresentando dicas de como buscar melhor no Google, ganhar tempo e encontrar exatamente o que você quer sem precisar recorrer a outros aplicativos ou sites na Internet.

YouTube Spaces: conheça os estúdios do site que ganham novo espaço em NY

Google Search (Foto: Divulgação)Tire o máximo de proveito das buscas do Google com o guia do TechTudo (Foto: Divulgação/Google)

1. Seja prático

Inicie suas pesquisas de forma direta e objetiva, escrevendo as palavras o mais simples possível e adicionando descrições que especifiquem a busca. Por exemplo, se você for procurar um produto ou um serviço em um local específico, adicione também a cidade, o bairro ou o CEP;

Procure com termos diretos e objetivo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Procure com termos diretos e objetivo (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

2. Adeque suas pesquisas

Faça buscas com termos genéricos, que sejam práticos e tenham mais chance aparecer em sites. Por exemplo, ao invés de escrever “quero comer em…”, digite “restaurantes em…” ou “onde comer em…”;

3. Apenas escreva

Com o objetivo de deixar sua utilização o mais simples e cômoda, o Google possui um eficiente corretor ortográfico que é acionado automaticamente. Seus resultados exibirão a grafia mais comum das palavras buscadas, mesmo que elas não tenham sido escritas de forma correta.

Além disso, o buscador também desconsidera letras maiúsculas e a maioria dos sinais pontuações, como ?!,.%^*()[]\. Assim, os resultados de suas pesquisas não são influenciados por estes caracteres;

O Google possui corretor ortográfico e desconsidera letras maiúsculas e grande parte das pontuações (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)O Google possui corretor ortográfico e desconsidera letras maiúsculas e grande parte das pontuações (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

4. Utilize termos

Estruturado por um poderoso motor de processamento de dados, o Google também poderá gerar respostas diretas para perguntas e operações mais simples, desde que sejam utilizadas palavras-chave.

Escrever “Clima” junto ao nome de uma localidade, cálculos ou quantias junto de duas moedas diferentes, apresentarão resultados em destaque com respostas imediatas. Ao mesmo tempo, nomes de celebridades e de times de futebol exibirão práticos boxes informativos, com textos e imagens;

O buscador pode responder sobre o clima, operações matemáticas, conversões de câmbio e pesquisas de celebridades e times de futebol (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)O buscador pode responder sobre o clima, operações matemáticas, conversões de câmbio e pesquisas de celebridades e times de futebol (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

5. Use os operadores de pesquisa

Existem símbolos e palavras específicas que fazem o buscador acionar pesquisas mais sofisticadas, enriquecendo seus resultados. Conhecidos como “operadores de pesquisa”, estes sinais e termos funcionam segundo os mesmos processos do sistema de busca avançada do Google;

A relação com todos os operadores de pesquisa do Google (Arte: Daniel Ribeiro)A relação com todos os operadores de pesquisa do Google (Arte: Daniel Ribeiro)

6. Faça buscas com Pontuações e Símbolos

Além das funções acionadas pelos operadores, os usuários também poderão refinar pesquisas com sinais de pontuação. Acompanhadas de colchetes, estas pontuações e símbolos nem sempre melhoram os resultados, por isso, é aconselhável também realizar buscas sem a sua utilização;

Alguns dos sinais entre colchetes que podem ajudar a refinar pesquisas (Arte: Daniel Ribeiro)Alguns dos sinais entre colchetes que podem ajudar a refinar pesquisas (Arte: Daniel Ribeiro)

7. Filtre seus resultados

Assim que o buscador concluir a pesquisa sobre a palavra digitada, é possível ver opções localizadas abaixo da caixa de texto que permite especificar ainda mais os resultados que foram encontrados.

Além disso, é possível utilizar as alternativas acessadas através do botão “Ferramenta de pesquisa”, que apresentam preferências relacionadas com a conta Google do usuário e separam os resultados em diferentes categorias;

Use as opções localizadas abaixo da caixa de pesquisa para filtrar seus resultados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)Use as opções localizadas abaixo da caixa de pesquisa para filtrar seus resultados (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

8. Utilize a Pesquisa Avançada

Desenvolvida como um recurso específico que restringe as buscas do Google, a Pesquisa Avançada pode ser utilizada tanto em procuras por sites, quanto no rastreio de imagens. Utilizando um aprimorado sistema de filtros, esta ferramenta permite que o usuário encontre desde páginas em francês com a palavra “Fricassê” atualizadas nas ultimas 24 horas, até imagens em preto e branco do Rio de Janeiro;

A pesquisa avançada pode especificar resultados em pesquisas por texto ou imagens (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)A pesquisa avançada pode especificar resultados em pesquisas por texto ou imagens (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

9. Aproveite a ferramenta de buscas por imagens

Também é possível utilizar uma imagem para fazer pesquisas, encontrando resultados em fotos e figuras parecidas ou em publicações em sites que se relacionem com a imagem. Esta ferramenta pode funcionar através do upload de um arquivo, por movimentos de arrastar e soltar imagens na caixa de pesquisas ou através da inserção de uma URL que corresponda a foto ou figura neste campo.

O Google também permite que seus usuários pesquisem através de um motor próprio para receber e processar buscas por arquivos de imagens (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)O Google também permite que seus usuários pesquisem através de um motor próprio para receber e processar buscas por arquivos de imagens (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Como vincular minha conta Youtube ao Google+? Veja no Fórum do TechTudo.


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Aramati Paz
    2017-05-23T20:52:02

    Esse comando para excluir uma palavra NUNCA funciona. Tenta pesquisar sobre Benten sem aparecer flood de Ben10

  • Jaquisson Nunes
    2015-11-02T19:28:52

    A ferramenta de busca do google ainda tem muito que melhorar. Quando marcamos a opção "Páginas em Português" ou então a opção "Páginas do Brasil" ele trás qualquer resultado. Então porque existe essa opção se ele vai trazer o resultado que ele quer?