Internet

09/10/2014 11h47 - Atualizado em 09/10/2014 11h47

Lista traz oito dicas para manter sua privacidade no computador

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Usa-se computador para armazenar todo tipo de informação, mas pouco se preocupa com a proteção desses dados. Desde listas de presentes, até fotos comprometedoras e dados de cartão de crédito, há quem deixe tudo à mostra, com acesso fácil a pessoas não autorizadas. Veja oito dicas e proteja-se.

Como baixar e instalar o Windows 10 Preview

Deixe seu computador mais seguro com oito dicas de privacidade (Foto: Pond5)Deixe seu computador mais seguro com oito dicas de privacidade (Foto: Pond5)

1) Listas de presente

Mantenha sempre listas de presente escondidas em uma pasta, nunca as deixe expostas no desktop ou outra área de fácil acesso. Apesar de não representarem alto risco a ponto de serem protegidas com senha, por exemplo, não é legal que seus filhos vejam o que você pretende dar no Dia das Crianças ou no Natal antes da data. Lembre-se: em casa, os pequenos vão sempre querer mexer no computador.

Não deixe listas de presente à mostra (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Não deixe listas de presente à mostra (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

2) Documentos do trabalho

Se você trabalha com seu computador pessoal, ou costuma levar a máquina do escritório para casa, é importante se preocupar com documentos confidenciais guardados no HD. Lembre-se que, em casa, há quem use o PC para fazer pesquisas ou para navegar na Internet, às vezes sem sua autorização.

Nesses casos, o indicado é proteger arquivos com senha. No Word, é tão simples quanto ativar a criptografia no menu principal do Office. Basta definir a senha para abrir o documento de forma segura.

3) Diário

Foi-se o tempo de diários em cadernos com cadeados. Hoje, quem ainda mantém costume de um diário, que usualmente contém muita informação pessoal, usa o computador para escrever e guardar os arquivos. Nesses casos, a definição de senha no Word também pode servir como proteção para quem usa o processador de texto da Microsoft, mas há aplicativos especificamente voltados a essa tarefa.

Penzu é app que pode ajudar na hora de escrever diários com segurança (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Penzu é app que pode ajudar na hora de escrever diários com segurança (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Um exemplo é o Penzu. Com versões para Android, iOS e Google Chrome , ele mantém seus textos pessoais sincronizados entre seus dispositivos e, ao mesmo tempo, protegidos contra invasores.

4) Documentos oficiais

É muito comum que pessoas mantenham no computador cópias em PDF de vários documentos pessoais, como identidade, CPF, carteira de motorista, entre outros. Embora não sejam as pessoas de casa aquelas a se aproveitarem dessas informações, nunca é bom deixá-las expostas – se você precisar emprestar o computador para alguém menos confiável, tenha certeza de que testá seguro.

Há alguns programas que podem ajudar nesse caso, como PenyuLocker, File & Folder Protector e Folder Lock. Em geral, para usá-los basta escolher quais pastas deseja proteger e definir uma senha para acesso. Outra dica é criar arquivos PDF com senha.

5) Candidaturas de emprego

Se você está pretendendo sair do trabalho atual e já se candidatou a novas vagas, procure não deixar formulários e outros arquivos relacionados facilmente acessíveis no computador. Se o PC for o mesmo utilizado em casa e no ambiente de trabalho, não é agradável que isso seja compartilhado antes da hora ou com pessoas indesejadas, como seu "futuro-ex-chefe".

Qualquer um dos programas e apps já citados aqui podem ajudar a manter essas informações tão protegidas quanto outros arquivos pessoais.

6) Finanças pessoais

Se você recebe contas por e-mail e costuma baixar os arquivos, geralmente em PDF, para o computador, procure sempre exclui-los após o pagamento. Esses documentos costumam incluir seus dados pessoais e outras informações sensíveis. Portanto, livre-se deles tão logo se tornem inúteis.

7) Histórico do navegador

Limpe seus dados de navegação sempre que possível (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Limpe seus dados de navegação sempre que possível (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Seu histórico de navegação pode dizer muito sobre você. Portanto, ao emprestar o computador para alguém, ou mesmo deixa-lo disponível para uso livre em casa pelos familiares, lembre-se de deletar os sites visitados. Com essa providência, você garante que ninguém terá acesso a seus interesses e a páginas potencialmente comprometedoras.

Pc ficando com tela preta. Como resolver? Veja no Fórum do TechTudo. 

Há várias formas de limpar o histórico, desde manualmente até de maneira automática. Para quem usa programas como Ccleaner ou Advanced SystemCare, a exclusão se dá sempre ao executá-los no computador. Se você se preocupa de verdade com seu rastro na web, vale até aprender como se livrar do histórico de pesquisa do Google.

8) Arquivos com nome de usuário e senha

Nunca mantenha senhas e nomes de usuários desprotegidos no computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Nunca mantenha senhas e nomes de usuários desprotegidos no computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

É cada vez mais difícil não acumular diversos nomes de  usuário e senha dos mais variados serviços na web. É geralmente um problema conseguir lembrar de tantos números, por isso é comum guarda-los em arquivos de texto no computador – e isso é completamente contraindicado. Procure não deixar essas informações no PC de maneira alguma, ou, pelo menos, proteja-as dentro de pastas com senhas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares