10/11/2014 10h00 - Atualizado em 10/11/2014 10h00

Age of Empires 3: confira as melhores dicas para se dar bem no game

Felipe Velloso
por
Para o TechTudo

Age of Empires 3 fechou esta grande série de jogos com chave de ouro, apesar de ter sido um pouco menos popular que seus títulos precedentes, levando para o período colonial tudo o que poderia ser esperado de um grande RTS. Este título narra a história da conquista da América, e como oito grandes civilizações não estavam dispostos a compartilhar a nova terra com ninguém.

Conheça nossa opinião sobre Age of Empires III

Age of Empires III só tem a Europa na tela de apresentação (Foto: Divulgação)Age of Empires III só tem a Europa na tela de apresentação (Foto: Divulgação)

Seguindo a tradição da série, aqui você será obrigado a combinar pensamento rápido com movimentação estratégica para conseguir uma chance de vencer a partida. Para facilitar a sua jornada com este clássico, o TechTudo preparou para você um pequeno guia com as principais dicas de um dos jogos derradeiros publicados pela Microsoft.

Microgerenciamento

Uma das coisas mais importantes para se dar bem em um jogo de estratégia em tempo real é aprender a gerenciar os seus recursos com eficiência. Uma das melhores formas de se fazer isso é utilizar o atalho (Shift+Click). Nos primeiros estágios do jogo (como a Discovery Age) você quer sempre se mover o mais rápido possível.

Ao colocar os seus colonos para trabalhar com este comando, você pode determinar também uma tarefa futura, o que fará que eles prossigam automaticamente para o próximo trabalho, como cortar a árvore mais próxima assim que ele acabar de construir a casa.

O mesmo serve para construções, com o comando Shift+Click você pode fazer com que o seus novos trabalhadores saiam direto para suas funções. Nunca deixar ninguém parado ou de bobeira é uma das melhores formas de se manter a frente de seus oponentes. Por exemplo, se duas minas de ouro estão próximas umas das outras, aperte shift+click nos mineiros, para que eles sigam para a próxima mina quando a primeira esgotar os seus recursos.

Construa casas perto de recursos e deixe seus colonos prontos para explorá-los  (Foto: Divulgação)Construa casas perto de recursos e deixe seus colonos prontos para explorá-los (Foto: Divulgação)

Como lidar melhor com os seus Town Centers

O Town Center é a primeira e mais importante construção de uma civilização. É nele que você cria seus trabalhadores e é nele que você pode trocar diferentes recursos com a sua metrópole.  Uma coisa importante a fazer quando utilizar o mercado é segurar a tecla Shift. Desta maneira, você poderá comprar e vender seus bens em grupos de 500, te poupando o tempo de ficar clicando aos poucos até alcançar a quantidade necessária.

Uma das melhores estratégias de construção para o inicio do jogo é cercar bem o seu centro da cidade com outras construções como casas, a fim de protegê-los de inimigos que tentarão te derrubar nos primeiros minutos de jogo.

As três estratégias básicas de jogo

Como todo jogo de estratégia em tempo real, Age of Empires III oferece três estratégias distintas de desenvolvimento que representam as diferentes formas ideais para se vencer. Raramente você utilizará somente uma delas, e todas as partidas poderão envolver momentos distintos que requisitarão mudanças nesta sua abordagem.

Rushing: Mais conhecido pelos Zergs de StarCraft, esta estratégia também funciona para este clássico da Microsoft. Ela consiste em usar todos os seus recursos iniciais rapidamente para fazer uma força militar capaz de aniquilar seus inimigos antes que eles tenham chance de se defender.

Barracks são as construções obrigatórias para quem utiliza o Rushing (Foto: Divulgação)Barracks são as construções obrigatórias para quem utiliza o Rushing (Foto: Divulgação)

Este tipo de estratégia apresenta duas complicações em Age of Empires III, a primeira é que o Centro da Cidade pode reunir os diferentes colonos em seu interior e criar outros mecanismos de defesa relativamente baratos e eficientes contra suas unidades simples (é impossível conseguir boas e poderosas unidades se está se atacando em rush). O segundo problema é que se o ataque fracassar você corre um sério risco, já que toda a sua economia inicial foi comprometida com esta estratégia.

Booming: Este seria talvez o estilo de jogo ideal, mas ele é extremamente difícil de ser aplicado de maneira eficiente. Ele consiste em um grande investimento em economia e infraestrutura, enquanto se cria uma força militar mínima apenas para se proteger de ataques eventuais, para que se possa atacar o adversário com as melhores e mais capazes unidades na parte final da partida.

Essa estratégia é muito difícil porque requer muita sorte e capacidade de juntar o seu exército poderoso antes que seus adversários decidam que é hora de destruí-lo. É necessário ter uma percepção muito boa dos movimentos alheios para se proteger na medida certa, além de ser capaz de equilibrar bem seus investimentos militares enquanto você faz a economia crescer.

Se defender de um grande exército não é nada fácil (Foto: Divulgação)Se defender de um grande exército não é nada fácil (Foto: Divulgação)

Turtling: Por fim, a última estratégia consiste em jogar defensivamente, isto é, seu foco é em construir uma base impenetrável e resistente. Com um bom poderio militar e um bom investimento em recursos defensivos como torres e muralhas. Seu objetivo aqui é retalhar completamente os ataques inimigos e criar uma força contingente para realizar contra-ataques contra seus adversários derrotados.

Esta estratégia costuma a ser bem eficiente para os jogadores que sabem se defender direito, isto é, criar várias camadas de prédios como proteção antes de chegar ao centro da cidade, saber utilizar o espaço geográfico para seu próprio benefício, afunilando soldados inimigos entre lagos, florestas e outras barreiras naturais. A dificuldade está mesmo em executar bem esta estratégia que consegue ser bem eficiente.

Algumas táticas militares de sucesso:

Atire e corra: Uma tática eficiente para ser usada como Skirmishers, é atirar e correr. Estas unidades possuem uma das melhores distâncias de tiro do jogo, logo você pode pegar de cinco à dez desses soldados e infernizar a vida do seu oponente atirando e recuando. Atire, recue, atire, recue, é fácil, flexível e muito eficiente.

Cercar os seus canhões garante a sobrevivência deles (Foto: Divulgação)Cercar os seus canhões garante a sobrevivência deles (Foto: Divulgação)

Incursões bandidas: Mantenha sempre um grupo separado e menor de cavalaria ligeira, sempre que o seu inimigo lhe atacar, ou você estiver em conflito direto com as forças dele em uma outra parte do cenário, mande os seus cavalheiros para atacar os colonos inimigos em sua base. É uma garantia de destruir recursos vitais do seu adversário de maneira relativamente simples.

Proteja seus canhões: Apesar da potência, canhões podem ser destruídos com certa facilidade. Para aumentar as suas chances de sobrevivência, sempre os deixe cercados e protegidos por outras unidades como halberdiers, que são devastadores contra a cavalaria inimiga.

Qual é o seu jogo de estratégia preferido? Responda no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Borba
    2014-11-11T09:33:05  

    Deveria ter versão para MAC.

    recentes

    populares

    • Leonardo Borba
      2014-11-11T09:33:05  

      Fiiii pede pra MAC criar pra vc! ahsahshasha