24/11/2014 08h00 - Atualizado em 24/11/2014 08h00

Aproveite melhor a sua Smart TV com essas dicas especiais

Diego Sousa
por
Para o TechTudo

O acesso à Internet, os aplicativos e a alta qualidade de som e imagem das Smart TVs recolocaram as televisões nas listas de desejos de qualquer pessoa. De olho na popularização do aparelho, que ganha cada vez mais opções no mercado, e na proximidade da Black Friday e Natal, o TechTudo traz 6 dicas para você aproveitar ao máximo sua televisão inteligente.

Saiba como ativar o iTunes Radio na Apple TV e ouça músicas de graça

hero-tv-televisionVideoconferências por Skype ficam ainda melhores nas Smart TVs (Foto: Divulgação)

Skype na tela grande

As principais Smart TVs do mercado já vêm com Skype instalado e o programa também pode ser encontrado nas lojas de aplicativos. Utilize uma boa webcam e suas videoconferências ficarão muito melhores na televisão do que no monitor do computador. As conversas com parentes e amigos que vivem longe farão você se sentir numa reunião familiar na sala de casa.

Transforme sua TV em um aparelho de som

deezer-smart-tvServiços como o Deezer funcionam muito bem com sistemas de som das Smart TVs (Foto: Divulgação)

Aproveite a qualidade do som das Smart TVs e anime suas festas e reuniões utilizando aplicativos de streaming musical como Spotify, Deezer e Rdio. Os assinantes podem acessar toda a biblioteca musical dos serviços e também suas playlists pessoais. Você também pode sintonizar rádios de todo o mundo com aplicativos como o vTuner.

Sincronize com seu celular

Um dos poucos problemas das Smart TVs é a dificuldade para digitar um texto utilizando somente os cursores do controle remoto. Até existem controles qwerty, mas eles não são tão populares e muitas pessoas preferem mostrar aquele vídeo engraçado do Youtube para os amigos no celular a ter que realizar a busca na televisão. 

Os aplicativos móveis do Youtube, Netflix e Spotify permitem que os usuários controlem o conteúdo através do smartphone ou tablet, facilitando a busca por vídeos, filmes ou músicas. Com ambos os aparelhos conectados na mesma rede, basta selecionar o que você deseja assistir ou ouvir e clicar no botão de sincronização com a Smart TV para abrir o aplicativo no seu televisor.

Esqueça o controle remoto

sony-media-remote    Sony Media Remote permite controlar Smart TVs através do celular (Foto: Reprodução/Youtube)

As principais fabricantes de Smart TVs possuem aplicativos para tranformar smartphones em controles remotos. A comodidade de usar o celular não se restringe somente a alterar o volume ou trocar de canal. O LG TV Remote, por exemplo, captura a tela da TV para compartilhar nas redes sociais. O Media Remote, da Sony, funciona como segunda tela e fornece informações sobre o que está sendo assistido. Já o Samsung SmartView permite assistir no celular ou tablet um canal diferente do que está na televisão. Pesquise qual aplicativo você deve utilizar de acordo com a marca da sua Smart TV.

Melhores aplicativos para controlar a TV usando o smartphone

Grave seus programas favoritos

tvandhd-620pxAlgumas marcas de Smart TVs permitem gravar programas em pendrives e HDs externos (Foto: Divulgação)

Algumas Smart TVs permitem a gravação de programas, como fazíamos na era dos videocassetes. Cada fabricante utiliza uma tecnologia. A função Time Machine II dos televisores LG permite gravar até 4GB na memória interna do aparelho e mais 5GB grátis na nuvem. As TVs Sony e sua Rec PVR (Personal Video Recorder) gravam conteúdos em discos rígidos e pendrives, já a Philips faz a gravação em HDs externos com a tecnologia HD Recorder. Fique atento e não perca essa funcionalidade.

Assista a filmes e séries de graça

crackle-smart-tvCrackle é serviço de streaming de filmes e séries totalmente gratuito (Foto: Divulgação)

Não encontra nada interessante na programação de TV? Explore o catálogos de filme e séries do Crackle, o serviço de streaming de vídeos da Sony Pictures. Concorrente do Netflix, o programa tem uma oferta muito menor que a do rival, mas uma vantagem significativa: é grátis. Caso sua Smart TV não tenha o aplicativo nativo, faça o download, prepare a pipoca e dê play sem pagar nada.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Danilo Melo
    2014-11-24T15:55:33  

    SmarTv Samsung: Apps bons para mim> Youtube, Netflix (pago), TuneIn e o Vevo. O resto pode jogar na lata do lixo. As vezes dou uma clicada no App do bradesco ou no Entre no Jogo, mas não faz falta. O que uso bastante é o navegador para ver filmes de cinema no megafilmeshd. Acho que eles podiam melhorar o navegador que é muito limitado, não consigo ver com som o premiere play, espnwatch nem da pra ver, podia tambem baixar arquivos para o pen, pelo navegador. Se fizessem isso, não precisaria dessa quantidade de apps.

    recentes

    populares

    • Danilo Melo
      2014-11-24T15:55:33  

      Amigo vc teve algum problema em assistir filmes pelo navegador?Pois estava pesquisando e encontrei uma reclamação de que depois de um tempo assistindo filmes pelo megafilmeshd a memoria da tv ficou cheia e o cara não conseguiu resolver o problema!

    recentes

    populares

    • Danilo Melo
      2014-11-24T15:55:33  

      Que fazer minha sony smart tv não funciona mais o youtube?

  • Brunno Clementino
    2014-11-24T10:35:07  

    Pena que a samsung desabilitou controlar a tv por smartphone

    recentes

    populares

    • Brunno Clementino
      2014-11-24T10:35:07  

      Sheik pode me dizer que app é esse? pq procurei na playstore e não achei

    recentes

    populares

    • Brunno Clementino
      2014-11-24T10:35:07  

      Quick Remote funciona em qualquer TV...

  • Papo Reto
    2014-11-24T16:56:35  

    Minha TV 42" de LED não perde em nada para qualquer Smart, com meu Xbox One + meu Windows Phone ela se torna infinitamente mais interessante do que qualquer modelo que possua a função SmartTv, além desses dois dispositivos Microsoft ainda incluo meu notebook com o Windows 8... OU SEJA, INTEGRO MINHA TV (LG LE4600), SMARTPHONE (LUMIA 925), VIDEOGAME (XBOX ONE) E MEU NOTEBOOK (INTEL I7, 8GB DE MEMÓRIA) TUDO ISSO SEM UTILIZAR QUALQUER FIO... obs: Acredito que no PS4 possa ser feito o mesmo!

    recentes

    populares

    • Papo Reto
      2014-11-24T16:56:35  

      Kkkkkk vc não sabe nada sobre uma smart tv mano, quando tiver uma vc vai ver, a minha faz infinitamente muita mais coisa do que suas ligações aí é não uso fio algum também junta uma gracinha e compra uma se tiver condições antes de dar opinião sem noção

  • Renaldo Santos
    2015-08-31T11:40:48

    Tenho uma Sony Samart 32 gostaria de instalar o Premiere Fc, ela não está com TV a cabo. Uso só Digital , mas temos o Premiere na casa de minha Filha. Gostaria de saber instruções.

  • Mauro Silva
    2014-11-24T16:50:49  

    Sinceramente, SmartTV é muito mais que isso!!! um pequeno exemplo é o Plex, baixo por torrent e ele coloca o filme com cara de netflix...sem trabalho algum!! fora toda conectividade com os dispositivos da casa..tudo lá em casa acessa tudo! tudo em um só! PC, TV, Iluminação, androids...e tudo mais!

    recentes

    populares

    • Mauro Silva
      2014-11-24T16:50:49  

      The best Plex !!!

  • Papo Reto
    2014-11-24T16:54:50  

    Minha TV 42" de LED não perde em nada para qualquer Smart, com meu Xbox One + meu Windows Phone ela se torna infinitamente mais interessante do que qualquer modelo que possua a função SmartTv, além desses dois dispositivos Microsoft ainda incluo meu notebook com o Windows 8... OU SEJA, INTEGRO MINHA TV (LG LE4600), SMARTPHONE (LUMIA 925), VIDEOGAME (XBOX ONE) E MEU NOTEBOOK (INTEL I7, 8GB DE MEMÓRIA) TUDO ISSO SEM UTILIZAR QUALQUER FIO...

    recentes

    populares

    • Papo Reto
      2014-11-24T16:54:50  

      soca eles no seu 0

    recentes

    populares

    • Papo Reto
      2014-11-24T16:54:50  

      Quem te perguntou?

  • Fábio
    2014-11-24T17:47:01

    Só dica inútil, nem precisa ler o manual da TV para saber que tem essas funções.

  • Diego Honorato
    2014-11-24T11:17:13  

    Sim... Ainda estou esperando as funções incriveis. Ao meu ver, tudo isso é básico em SmartTV.

    recentes

    populares

    • Diego Honorato
      2014-11-24T11:17:13  

      Pois é, quando entrei, queria ver os SEGREDOS...

    recentes

    populares

    • Diego Honorato
      2014-11-24T11:17:13  

      Techtudo e suas terríveis publicações

  • Roberto Polis
    2014-11-24T13:25:10  

    eu tenho esse "Crackle" na minha TV, o problema é que ele roda 10 minutos de filme e 2 de "intervalo" o principal problema é que quando vai retomar o filme... o app se perde e o filme trava, tento que reiniciar todo o processo e iniciar o filme novamente.

    recentes

    populares

    • Roberto Polis
      2014-11-24T13:25:10  

      Crackle é muito ruim, fui ver um filme, não consegui assistir, para toda hora...

    recentes

    populares

    • Roberto Polis
      2014-11-24T13:25:10  

      Netflix 10 x 0 Crackler

  • Danilo Melo
    2014-11-24T16:16:19

    Smartv da Samsung: Só utilizo a NETFLIX (pago), VEVO, YOUTUBE e TUNEIN. De vez em quando, entro no Bradesco, Entre no Jogo. Acho que deveriam melhorar o navegador que é muito limitado. Vejo filmes de cinema no megafilmeshd e não consigo escutar áudio no premiereplay e sportvplay, não consigo nem assistir a watchespn. Acho que deveriam deixar baixar arquivos pelo navegador tambem...

  • Rafael Oliveira
    2014-11-24T11:31:32  

    Sony a melhor.

    recentes

    populares

    • Rafael Oliveira
      2014-11-24T11:31:32  

      cara eu tenho uma smart tv de 50'' da Sony modelo 50W705A, e a tela dela deu defeito 30 dias depois de vencer a garantia. ACONSELHO A TODOS AQUI NÃO COMPRAREM TELEVISORES DA MARCA SONY, É UMA PORCARIA E PONTO.

    recentes

    populares

    • Rafael Oliveira
      2014-11-24T11:31:32  

      a Sony é ótima, mas engessou suas smarts limitando formatos que pode rodar entre outras coisas

  • Bruno Santucci
    2014-11-24T14:04:38  

    É mais fácil ligar o Note na TV e assistir filmes e tudo mais sem nenhuma dificuldade mas também da para entrar direto no Netflix na boa

    recentes

    populares

    • Bruno Santucci
      2014-11-24T14:04:38  

      Não , não é, aperto 2 botões e tô online tudo sem fio. Essa gambiarra de conectar note no HDMI da tv é coisa de 2005.

    recentes

    populares

    • Bruno Santucci
      2014-11-24T14:04:38  

      Concordo, a matéria é sobre como usar o potencial da TV e o cara vem me falar em ligar notebook na TV... pior, deve estar falando de cabo HDMI mesmo, sem saber que pode usar a TV como monitor através da Wi-fi, ou seja, sem cabos. Desde que comprei a smart sempre assisti netflix, crackle, e conectei em rádios via aplicativos da própria TV. Se for usar cabos pra assistir filme e séries nem compre uma smart!

  • Geraldo Gomes
    2014-11-24T14:51:11

    Dá para instalar novos aplicativos numa SmartTv?

  • Renier Treitny
    2014-11-24T13:49:16

    Isso é tudo básico em uma SmartTV! Na samsung vem tudo instalado! O que mais se aproveita em uma SMART é o VEVO, NETFLIX, YOUTUBE e o navegador (caso não tenha o filme no netflix, busca na internet) o resto pode desinstalar que é porcaria!