Tablet

26/11/2014 06h10 - Atualizado em 26/11/2014 06h10

Box: aplicativo oferece armazenamento em nuvem no Android; veja como usar

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O Box é um excelente serviço gratuito de armazenamento na nuvem. O recurso ainda é menos conhecido do que concorrentes como Dropbox, Google Drive e iCloud, mas pode ser um espaço extra de 50 GB caso você já tenha lotado todas as suas contas. Dentre as possibilidades estão a disponibilização offline, compartilhamento do documentos e até convidar amigos para fazer edições. Quer conhecer o app? Então confira neste tutorial como usar as funções no app para Android e tenha mais uma opção para guardar os arquivos do seu smartphone ou tablet.

Dropbox ou iCloud: veja o comparativo dos serviços de armazenamento

Computador nuvem (Foto: Pond5)Como usar o serviço de armazenamento na nuvem Box no Android? (Foto: Pond5)

Crie uma conta

Passo 1. Após baixar o app Box, a primeira coisa a fazer é criar uma conta no serviço. Para isso, clique em “Registrar-se” na tela que aparecerá na primeira vez que abrir o aplicativo. Em seguida digite seu endereço de e-mail, insira uma senha e pressione o botão “Registrar”;

Telas iniciais no Android para criação de conta no Box (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Telas iniciais no Android para criação de conta no Box (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. A próxima tela solicita confirmar o endereço de e-mail. Clique em “Fazer logon”, entre no seu e-mail e, na mensagem enviada pelo Box, clique no botão “Verificar e-mail”. Volte ao app e digite a senha criada no Passo 1. Pressione “Fazer logon” novamente.

Etapa de confirmação de e-mail para conclusão do perfil no Box (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Etapa de confirmação de e-mail para conclusão do perfil no Box (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Crie pastas e suba arquivos

Passo 1. A tela principal do app exibirá dois arquivos compartilhados pelo próprio Box, mostrando suas principais funções. Na parte inferior fica a barra de ferramentas, na qual são acessados os recursos mais usados.

O sinal de “+”, destacado em vermelho, permite carregar e criar arquivos e pastas. Clique nele e selecione “Nova pasta” para começar a usar o serviço. Em seguida digite um nome para sua pasta e pressione o botão “Criar”;

Telas para criação de nova pasta no Box com ícones e botões em destaque (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Telas para criação de nova pasta no Box com ícones e botões em destaque (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Já no diretório recém-criado, clique novamente no “+” e selecione “Carregar arquivos”. O app abre a pasta “Downloads” por padrão, mas você pode fazer upload de itens de outros locais tocando na barra cinza localizada na parte superior da tela.

Abra a pasta desejada, selecione os arquivos que serão transferidos para a nuvem e clique em “Escolher”. Os itens aparecerão na pasta com a mensagem de êxito na transferência;

Janelas para selecionar arquivos do Android que serão salvos na nuvem (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janelas para selecionar arquivos do Android que serão salvos na nuvem (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Caso algum arquivo tenha sido enviado incorretamente, selecione-o e clique nos três pontinhos localizados no canto inferior direito da tela. Confirme a exclusão clicando em “Excluir” na caixa que será aberta em seguida.

Telas para exclusão de arquivos no Box (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Telas para exclusão de arquivos no Box (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Compartilhe com amigos

Passo 1. Abra o arquivo ou pasta que deseja compartilhar, dê um toque no ícone de "bonequinho" e selecione “Convidar”. Na tela seguinte, digite o e-mail da pessoa e escolha o status de edição (se pode apenas ver o documento, editar, baixar e etc). Feito isso, clique no botão “Convidar”;

Procedimento de convite para compartilhar arquivos ou pastas no Box (Foto: Reprodução/Raquel Freire) (Foto: Procedimento de convite para compartilhar arquivos ou pastas no Box (Foto: Reprodução/Raquel Freire))Procedimento de convite para compartilhar arquivos ou pastas no Box (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Toque novamente no ícone de bonequinho e clique em “Visualizar”. Você verá que existe um convite pendente em “Pessoas nesta pasta”. Quando o convidado aceitar a solicitação, o aplicativo o incluirá em “Outras pessoas”, exibindo seu status;

Procedimento de convite para compartilhar arquivos ou pastas no Box (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Procedimento de convite para compartilhar arquivos ou pastas no Box (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Toque no convidado para gerenciar suas permissões. Você pode alterar alterar o status de editor para visualizador (ou vice-versa) e até mesmo cancelar sua participação. Para isso, basta selecionar “Revogar Acesso”;

Tela de gerenciamento de permissões do convidado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Tela de gerenciamento de permissões do convidado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Você também pode tornar a pasta/arquivo público, compartilhando o link via e-mail ou redes sociais. Para isso, clique no ícone de "corrente" destacado na imagem abaixo e selecione “Compartilhar link”. Escolha o serviço por o qual deseja compartilhar e complete a operação na tela correspondente (neste exemplo foi usado o Facebook).

Procedimento para compartilhar o link do arquivo ou pasta publicamente (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Procedimento para compartilhar o link do arquivo ou pasta publicamente (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Explore os recursos

Passo 1. O Box permite disponibilizar os arquivos para visualização offline. Para isso, clique nos três pontinhos na parte inferior da janela e selecione “Disponibilizar offline”. Perceba que os ícones dos arquivos receberam um checklist em azul, indicando que estão disponíveis mesmo sem conexão com Internet;

Procedimento para disponibilizar arquivos e pastas offline no Box (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Procedimento para disponibilizar arquivos e pastas offline no Box (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Também é possível criar um atalho do arquivo/pasta direto para a área de trabalho do seu Android. Basta selecionar a opção “Criar atalho” no mesmo menu descrito acima. Ele surgirá na tela principal do seu dispositivo, economizando tempo para acessá-lo;

Atalho da tela principal do Android de pasta criada no Box (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Atalho da tela principal do Android de pasta criada no Box (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Os arquivos podem ser editados diretamente do serviço. Para incluir um comentário, abra o item e clique no ícone de caixa de diálogo, localizado na parte inferior da tela. Digite o texto que desejar e toque em “Adicionar”. Para deletar um comentário é só dar um toque em “Excluir comentário”;

Ícone de inserir comentário no arquivo em destaque (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Ícone de inserir comentário no arquivo em destaque (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Os "três pontinhos" localizados no canto inferior direito dão acesso às opções de gerenciamento do arquivo. É possível marcá-lo como favorito, renomeá-lo ou pesquisar alguma palavra no item, entre outras funções;

Janela de gerenciamento do arquivo no Box (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela de gerenciamento do arquivo no Box (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Configure o aplicativo

Passo 1. Toque nos "três traços" localizados no canto superior esquerdo para abrir o menu do Box. Selecione “Configurações” para alterar as definições do aplicativo;

Telas mostram caminho para abrir para abrir configurações do Box (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Telas mostram caminho para abrir para abrir configurações do Box (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Na janela de configurações, selecione o item que deseja alterar – para este tutorial, inserimos uma senha que será requisitada quando o app for aberto. Insira a senha de quatro dígitos no campo correspondente e confirme o código. É possível definir o tempo de espera de 1 minuto até 1 hora;

Telas de configuração para definição de senha ao entrar no app (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Telas de configuração para definição de senha ao entrar no app (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. A janela de configurações tem funcionalidades que permitem ainda limpar o cache, configurar feed de atualizações ou definir ordem de classificação para arquivos ou pastas. Abaixo são mostradas as opções deste último recurso. Ao terminar as configurações, basta tocar na seta para retornar à tela principal do Box.

Opções de de configuração da ferramenta de classificação de arquivos e pastas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Opções de de configuração da ferramenta de classificação de arquivos e pastas (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Qual é o melhor serviço de armazenamento em nuvem? Opine no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares