Tablet

19/11/2014 06h30 - Atualizado em 21/11/2014 16h53

Jailbreak no iOS 8.0-8.1: veja como desbloquear o sistema da Apple

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O jailbreak do iOS 8.0 e 8.1 foi liberado e assim como seu antecessor, ele também é feito usando a ferramenta Pangu. Se você quer desbloquear seu iPhone, iPad e iPod Touch, para poder instalar aplicativos de outra loja além da App Store, siga os passos deste tutorial do TechTudo e libere seu aparelho. Atenção: o jailbreak não funciona em iPhones atualizados com a versão 8.1.1, disponibilizada ontem (18) pela Apple

O que é Jailbreak? Conheça o método de desbloqueio do iPhone

Aprenda a fazer o jailbreak do iOS 8.0/8.1 com o aplicativo Pangu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aprenda a fazer o jailbreak do iOS 8.0/8.1 com o aplicativo Pangu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Para aqueles que ainda não conhecem, o jailbreak é um processo de desbloqueio que abre espaço para o proprietário instalar melhorias nos aparelhos, como a liberação de algumas funcionalidades que normalmente são bloqueadas pela Apple.

Vale lembrar que o jailbreak não é um procedimento ilegal. De acordo com a Digital Millennium Copyright Act (DMCA), uma lei dos Estados Unidos sobre a proteção dos direitos autorais, o jailbreak não é problemático. Segundo eles, se você adquiriu um aparelho, ele é seu, e você tem liberdade para usá-lo como bem entender. Apesar disso, há o risco da perda da garantia, já que a Apple se posiciona de forma contrária ao procedimento.

Antes de iniciar o processo de jailbreak é preciso observar alguns alguns pré requisitos:

Você precisa fazer um backup do dispositivo; A atual versão do iOS 8.0/8.1 que está instalada no seu dispositivo precisa ter sido restaurada  usando o iTunes para que o jailbreak funcione. Isso porque versões atualizadas a partir do iOS 7.x para 8.x via OTA, não são suportada pelo programa Pangu.

Você precisa ter o iTunes 12.0.1 ou posterior instalado no seu PC/MAC;

    Esse jailbreak suporta os seguintes dispositivos: iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone 5S, iPhone 5C, iPhone 5, iPhone 4S, iPad (2, 3, 4, Air, Air 2, mini 1, mini 2, mini 3) e iPod touch 5 e funciona com o iOS nas versões 8, 8.0.1, 8.0.2 e 8.1.

    Com todas essa informações, se o seu aparelho preenche todos os requisitos, siga procedimento abaixo, mas lembre-se, ele tem seus riscos. Por isso, tenha cuidado e siga  rigorosamente o passo a passo. O TechTudo não se responsabiliza por danos causados aos aparelhos.

    Passo 1. Se você usa uma senha de bloqueio em seu gadget, desative-a antes de iniciar o processo. Para fazer isso, acesse o item “Ajustes”, vá na opção “Código” ou "Touch ID e Código” e dentro dela, toque em “Desativar Código”;

    Desativando código de bloqueio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Desativando código de bloqueio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Desativando código de bloqueio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


    Passo 2. Desative a função “Buscar meu iPhone”, acessando o item “Ajustes” e depois opção “iCloud”. Em seguida, toque no item “Buscar iPhone” e na tela que aparece, toque na chave para desativar a função;

    Desativando a função Buscar iPhone (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desativando a função "Buscar iPhone" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

    Passo 3. Coloque o seu dispositivo em modo avião, abrindo a Central de controle e tocando no ícone da função;

    Colocando o dispositivo no Modo Avião (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Colocando o dispositivo no "Modo Avião" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

    Passo 4. Acesse o site http://pangu.io/ e clique na opção “Windows” ou “Mac”, para baixar a versão do programa correspondente ao seus sistema;

    Baixando o aplicativo Pangu para fazer o jailbreak (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando o aplicativo Pangu para fazer o jailbreak (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

    Passo 5. Conecte o iPhone, iPad ou iPod Touch no computador;

    Passo 6. Execute o gerenciador de arquivos do seu sistema operacional (Explorer no Windows e Finder no OS X) e vá para a pasta para onde o arquivo foi baixado. Clique duas vezes no arquivo baixado para executá-lo;

    Clicando duas vezes para executar o Pangu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando duas vezes para executar o Pangu (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

    Passo 7. Na tela inicial do Pangu, clique no botão “Start Jailbreak”;

    Clicando no botão Start Jailbreak (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando no botão "Start Jailbreak" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

    Passo 8. Na próxima tela, se você já fez todos os pré requisitos, apenas clique no botão “Already did”, senão, leia o alerta e clique no botão “Cancel”;

    Lendo o alerta e clicando no botão Already did (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Lendo o alerta e clicando no botão "Already did" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

    Passo 9. Aguarde o processo finalizar. Quando terminar, o programa exibirá a mensagem “Jailbreak succeeded” e irá reiniciar o dispositivo;

    Aguardando o Pangu finalizar o Jailbreak (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aguardando o Pangu finalizar o Jailbreak (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

    Passo 10. Quando o aparelho iniciar, o Jailbreak estará pronto e o ícone da loja Cydia estará disponível na tela do aparelho. Toque nele para efetivar a instalação da loja;

    Executando o Cydia pela primeira vez depois do jailbreak (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Executando o Cydia pela primeira vez depois do jailbreak (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Executando o Cydia pela primeira vez depois do jailbreak (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


    Passo 11. O Cydia irá preparar o sistema para que o mesmo possa ser executado corretamente no dispositivo. No final, o programa será fechado e reiniciará o dispositivo;

    Cydia preparando o sistema de arquivos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Cydia preparando o sistema de arquivos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Cydia preparando o sistema de arquivos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


    Passo 12. Finalmente, execute o Cydia e agora você já poderá pesquisar e instalar programas alternativos em seu gadget;

    Cydia está pronto para ser usado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Cydia está pronto para ser usado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Cydia está pronto para ser usado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Cydia está pronto para ser usado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))


    Pronto! Seu gadget já está desbloqueado para instalar programas da Loja Cydia. Aproveite e deixe ele como você queria, com as opções que a loja oferece.

    O que é jailbreak? Comente no Fórum do TechTudo

     

    Seja o primeiro a comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

    recentes

    populares

    • Adilson Fernando
      2016-06-15T19:26:59

      Olá , meu iPhone 5s está na versão 8.1.2 , o desbloq irá funcionar ? Vou conseguir fazer o clip da tim funcionar nele ?

    • Ivo Filho
      2014-11-19T12:27:06  

      Porque a matéria/tutorial não fala do lado ruim de se ter um jailbreak? Fazer uma matéria incentivando sim a pirataria, uma vez que o maior objetivo do jailbreak não são melhorias e sim baixar app que são pagos, de forma gratuita. Vamos ver o dia que copiarem suas matérias para incluir em outros sites, se ele vai gostar.

      recentes

      populares

      • Ivo Filho
        2014-11-19T12:27:06  

        Alguem sabe me dizer se Funciona. IPhone S5

      recentes

      populares

      • Ivo Filho
        2014-11-19T12:27:06  

        Funciona em qualquer Iphone, só tem que ver a versão do IOS que está instalada para ver se há Jailbreak para esta versão.

    • Polemica
      2014-11-19T12:44:41  

      Vou denunciar essa matéria na polícia federal.

      recentes

      populares

      • Polemica
        2014-11-19T12:44:41  

        Vai passar vergonha

      recentes

      populares

      • Polemica
        2014-11-19T12:44:41  

        Gente, as pessoas parecem que têm tanto peso na consciência que acham que tudo é proibido. É óbvio que a Apple vai querer induzir o cliente a usar seu produto nos serviços da própria Apple, exigindo isso inclusive em seus "termos de aceitação". Obviamente, que esse tipo de restrição é uma violação ao direito básico do consumidor. É o mesmo que comprar um veículo da VW e poder levá-lo apenas nas concessionárias VW. É um absurdo. NÃO SE TRATA DE PIRATARIA. Insistir neste absurdo é atestar a própria ignorância e desconhecer seus direitos básicos.

    • Agatha Viana
      2014-11-23T17:20:48  

      Segundo eles, se você adquiriu um aparelho, ele é seu, e você tem liberdade para usá-lo como bem entender... A APPLE NÃO PODE FORÇAR A VOCÊ USAR CONTEÚDOS EXCLUSIVO DA MARCA APPLE.

      recentes

      populares

      • Agatha Viana
        2014-11-23T17:20:48  

        Então não compre um aparelho Apple. A partir do momento em que você opta por uma marca, você concorda com o sistema da mesma.

    • Daniele Soares
      2015-08-13T20:45:53

      quando tento executar diz que não é um aplicativo Win32 válido...alguém pode me ajudar ?

    • Tayrone Miranda
      2015-01-03T00:39:11  

      Comecei a ler os comentários e dei trela desses críticos, o que eles fazem aqui, trabalham pra Federal? Enfim, até parece que o Windows que estão utilizando não foi Crakeado... Enfim pessoal, esse tipo de Jailbreak aqui falado, é Unthetered ou Thetered ?

      recentes

      populares

      • Tayrone Miranda
        2015-01-03T00:39:11  

        Unthetered

    • Alguém
      2014-11-24T02:02:46  

      Quanta ignorância numa página só. Baixam músicas na internet e querem pagar "contra pirataria"

      recentes

      populares

      • Alguém
        2014-11-24T02:02:46  

        kkk bem assim, falsos moralistas...

    • Jeferson Santos
      2014-11-19T10:06:19  

      kkkkk, a Techtudo é tão rapida na divulgação q ontem (18/11) a Apple ja lançou o novo iOS 8.1.1 com a correção da falha de segurança q permitia o jailbreak, e ainda em Nota divulgada no site da Apple, agradeceu a equipe Pangu por detectar a falha!

      recentes

      populares

      • Jeferson Santos
        2014-11-19T10:06:19  

        kkkkk, Mais uns iludidos... A falha foi corrigida? Uéé, mas tem jailbreak desde que criaram o IOS. Por que não fecham todas as brechas? Todo lançamento de IOS sai jailbreak e vocês acham que estão na fortaleza, falam de segurança mas nem sabem o que isso realmente significa. Nada que se conecta a grande rede é 100%.

      recentes

      populares

      • Jeferson Santos
        2014-11-19T10:06:19  

        Jeferson Santos, pra sua informação já está saindo mais uma versão do Jailbreak para a atual versão do IOS, e provavelmente sairá também para as próximas. Bela segurança essa do IOS. Como são iludidos. Ficam presos ao sistema operacional, não sabem as possibilidades que o jailbreak traz. Só sabem repetir: pirataria, pirataria, pirataria... igual papagaios que só repetem o que ouvem.

    • Agatha Viana
      2014-11-23T17:19:39

      Segundo eles, se você adquiriu um aparelho, ele é seu, e você tem liberdade para usá-lo como bem entender... A APPLE NÃO

    • Eduardo Silva
      2014-11-21T11:44:30

      Como a hipocrisia humana é incrível, nego falando mal do TechTudo por estar postando pagina sobre jailbreak... Vocês por acaso nunca utilizaram de nenhuma maneira pra burlar nada não neh? Está tão errado quem crackeia o Iphone quanto quem faz o mesmo pra ter licenças do Office, Windows, Jogos e etc. O mais legal é que a pessoa chega até esse tópico pra que? No mínimo curiosidade... Hipocritas

    • Pedro Menezes
      2014-11-19T10:29:29  

      Divulgando Pirataria, Techtudo!!? Avise aos seus leitores a perda de garantia ao realizar esse processo. Só idiotas fazem jailbreak.

      recentes

      populares

      • Pedro Menezes
        2014-11-19T10:29:29  

        Mas a justiça brasileira não. Um processo reversível, Cesar, apenas no ato. Mas no histórico do iPhone a Apple sabe cada detalhe do que foi feito, quais aplicativos instalados e quando. Não da pra enganá-los.

      recentes

      populares

      • Pedro Menezes
        2014-11-19T10:29:29  

        Bom, eu já usei garantia em aparelho que havia feito Jailbreak e me deram um novo, então talvez pra eles não seja relevante.

    • Marcio Vianna
      2014-11-19T12:24:09  

      Todo ano é a mesma estória... Faço isso no iOS desde a versão 4... tô cansando. Depois a Apple ainda tem a cara de pau de publicar que seu sistema é inviolável... ah, tá é sim... e como todo ano os programadores conseguem ter acesso root ao sistema Unix e alterar suas configuração nativa? Conta outra! Depois participa de teste de hackers e em menos de 24 horas eles têm pleno acesso ao sistema. Já passou da hora de aceitar essas aplicações de terceiros e incluí-las na loja oficial.

      recentes

      populares

      • Marcio Vianna
        2014-11-19T12:24:09  

        Marcio, atenção ao inviolável... até hoje ninguém nunca disse que não era possível, afinal sempre houve a possibilidade de fazer jailbreak no iPhone, o problema que vc tenta mostrar que é errado, não acontece quando ele é jailbroken... Atenção, o iPhone é seguro contra vírus e várias falhas, mas não é inviolável.

    • Alguém
      2014-11-19T13:50:24

      Cada comentário nesse site... mandem a policia vir prender quem faz jailbreak. Mas já mandem prender ao mesmo tempo quem já teve cópia pirata do windows, office e qualquer outro software... Mandem prender também quem baixa músicas sem pagar direitos autorais, quem promove festas sem pagar ECAD,.. Essas pessoas que falam em segurança, a maioria nem sabe o que está falando, só está repetindo o que outros já falaram. Falam do Jailbreak, e usam torrent? kkkk Jailbreak não representa pirataria, cada um escolhe tem o poder de escolher se entra em uma loja pirata ou não.

    • Murilo
      2014-11-19T10:53:45  

      Parabéns TechTudo, incentivando a pirataria sempre. Agora por favor me ensine a tirar da tela de bloqueio do iCloud <ironia>

      recentes

      populares

      • Murilo
        2014-11-19T10:53:45  

        Desde quando jailbreak é pirataria? se informa por favor.

      recentes

      populares

      • Murilo
        2014-11-19T10:53:45  

        Procure no google por este texto: It is also important to note that unauthorized modification of iOS is a violation of the iOS end-user software license agreement and because of this, Apple may deny service for an iPhone, iPad, or iPod touch that has installed any unauthorized software.

    • João
      2014-11-19T11:36:06  

      Aos desavisados que gostam de falar fezes. O Jailbreak não é pirataria. não defequem pelos dedos se não sabem o que falam.

      recentes

      populares

      • João
        2014-11-19T11:36:06  

        Sendo que precisa ser usado com cautela, não vejo a necessidade de apresentar isso para um público geral, que muitas vezes desconhecem qualquer princípio de segurança.

    • Gustavo Volpe
      2014-11-19T13:01:26

      Os isheeps ficam todos mordidinhos, quando falam em root ou jailbreak. É um crime querer ter uso pleno do SEU APARELHO, já que a apple trava tudo no telefone. Cada um faz o que quer e jailbreak não é crime. Só pra applemaníacos, que se acham exemplos de cidadãos e tratam uma empresa como religião, culto. "Eu pago meus apps", dizem eles. hahaha... e os apps que não existem na loja e são disponibilizados pelos desenvolvedores, qual é o crime? Eu sempre fiz root nos meus aparelhos, mas nunca baixei apps piratas. Apenas passei a poder usar programas muito úteis, como titanium backup (pago).

    • Marcelo Braga
      2014-11-19T12:59:16

      Cara... vocês são muito sem noção... conheço mtas pessoas que tem jailbreak... eu já tive... mas por ter iphone 6 plus agora ainda não fiz por medo de dar algum erro (vai que...) Mas espero que vocês saibam que isso é ilegal, e uma forma de burlar as regras que são feitas com a apple na hora de iniciar o iPhone.

    • Rodrigo Soares
      2014-11-19T12:39:21

      Parabéns Techtudo por não informar que quem faz esse processo perde a garantia do aparelho. Outra coisa, vocês deveriam se atualizar pois no mundo tecnológico as coisas mudam rapidamente. Com a atualização do ios 8.1.1 essa falha já foi corrigida. Me desculpem quem faz esse tipo de gambiarra, pois se não gostam do sistema operacional como ele é, adquiram um Android. Uma das qualidades de se ter um iPhone é justamente pelo sistema mais seguro.

    • Arnaldo Almeida
      2014-11-19T11:46:45

      Tremenda bola fora!!!!