Armazenamentos

25/11/2014 07h00 - Atualizado em 28/09/2015 15h54

Como particionar um HD externo no Mac OS X?

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

Dividir um HD externo em partições pode ser útil para usá-lo em mais de um sistema operacional ou organizar os seus arquivos. Por padrão, os discos externos vêm de fábrica com uma única unidade, mas, se houver espaço disponível, é possível criar novas partições sem precisar formatá-lo. Confira como fazer isso no Mac OS X.

Conheça 5 dos melhores ultrabooks disponíveis no mercado brasileiro

Como alterar a página inicial do Safari no Mac OS X (Foto: Divulgação/Apple) (Foto: Como alterar a página inicial do Safari no Mac OS X (Foto: Divulgação/Apple))Aprenda passo a passo de como organizar seus arquivos em partições no MAC OS (Foto: Divulgação/Apple)


Passo 1. Conecte o seu HD externo e abra o “Utilitário de Disco”. Para isso, pressione “command + barra de espaço” para abrir a busca do Spotlight e digite “Utilitário de Disco” (sem as aspas);

Abra o utilitário de discos do OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o utilitário de discos do OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na barra lateral esquerda da janela, selecione o HD externo e, à direita, clique sobre a aba “Partição”. Clique em “+” para criar uma nova partição;

Criando uma nova partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Criando uma nova partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Por padrão, o OS X divide o disco ao meio. Entretanto, você pode aumentar ou diminuir o tamanho da partição clicando sobre a divisão e arrastando;

Alterando tamanho da partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Alterando tamanho da partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Clique sobre a nova partição e, mais à direita, selecione o formato desejado. Lembre-se que os formatos “FAT” e “ExFAT” também são compatíveis com o Windows;

Selecione o formato da partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Selecione o formato da partição (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Caso queira alterar o nome da unidade, faça isso no campo “Nome”. Por fim, clique em “Aplicar”, confirme que realmente deseja particionar o disco e aguarde até que a partição seja criada.

Particionando HD externo (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Particionando HD externo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! O último passo pode demorar vários minutos, dependendo do tamanho do seu HD e da partição. Caso queira criar novas partições, basta repetir o procedimento.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares