26/11/2014 09h00 - Atualizado em 26/11/2014 09h00

Como usar o Smart Lock do Android 5.0 Lollipop?

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Smart Lock é o novo recurso de segurança implementado pelo Google no Android 5.0 que permite desbloquear o aparelho usando reconhecimento facial ou dispositivos Bluetooth pareados. Apesar de parte de sua configuração ser parecida com o Face Unlock já presente desde a versão 4.0, a novidade está mais eficiente do que nunca, sendo capaz de mudar a maneira com que o usuário interage com o smart. Veja como usar.

Como ajustar e redimensionar o teclado SwiftKey na tela do Android?

Passo 1. Acesse as configurações de segurança do Android;

Acesse as configurações de segurança (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as configurações de segurança (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Abra o menu do Smart Lock e entre com sua senha ou padrão de segurança. Se ainda não os tiver configurado, faça-o antes de prosseguir;

Insira padrão ou senha para continuar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Insira padrão ou senha para continuar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Toque em “Rosto de confiança” para habilitar o reconhecimento facial e siga o passo a passo na tela, posicionando seu rosto dentro do pontilhado quando solicitado;

Configure seu rosto para reconhecimento facial (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Configure seu rosto para reconhecimento facial (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Para testar o reconhecimento facial do Smart Lock, desligue a tela e ligue novamente, posicionando o aparelho minimamente alinhado à sua face. Abaixo, um ícone de usuário muda para um cadeado aberto assim que o gadget for desbloqueado.

A tendência é que o usuário desbloqueie o telefone ou tablet automaticamente no tempo em que leva para checar as notificações na tela de bloqueio;

Desbloqueie o smartphone com sua face (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Desbloqueie o smartphone com sua face (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. (Opcional) Caso tenha um dispositivo Bluetooth, é possível utilizá-lo para manter o telefone ou tablet desbloqueado sempre que conectado.

Para ativar, faça o pareamento e acesse a opção “Dispositivos confiáveis”, toque no botão de “mais” e selecione o tipo – para escolher uma tag NFC, basta escolher a opção correspondente, sem precisar realizar nenhum passo prévio.

Adicione um dispositivo Bluetooth para manter o celular desbloqueado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Adicione um dispositivo Bluetooth para manter o celular desbloqueado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Agora basta usar seu Android normalmente e, sempre que possível, aperfeiçoar o reconhecimento facial em vários ambientes e com diferentes vestimentas, como óculos e boné. Assim, o aparelho será capaz de destravar a tela de forma mais precisa conforme o uso.

Vale a pena migrar do Android para o Windows Phone? Comente no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Edvaldo Oliveira
    2017-09-12T14:18:35

    Tenho um Moto G2, modelo XT1078 (Android 6.0) e funcionou perfeitamente.

  • Cachalef
    2017-01-24T21:17:39

    smart lock não funciona no marshmallow, por que será? no aguardo

  • Leo Walk
    2016-11-01T10:50:12

    Tenho um Moto G2 modelo XT1069 rooteado e rodando no Android AOSP 5.1..1, tentei habilitar essa função, mas quando vou usar ele não mantem o smartphone desbloqueado, sendo necessário eu ter que digitar o meu pin de segurança. Por que será que não funciona?

  • William Catarino
    2016-01-15T14:21:39

    No meu galaxy j5, o smart lock não tem a opção "reconhecimento facial"