Internet

23/11/2014 07h00 - Atualizado em 23/11/2014 14h34

Facebook: como sobreviver a um término de namoro sem excluir sua conta

Karla Freire
por
Para o TechTudo

As redes sociais estão muito presentes em nossas vidas. Facebook, Instagram, Twitter ... as possibilidades são tantas que é quase impossível ficar de fora. Noivo(a), casado(a) ou seja qual for o status da sua relação, a probabilidade de que muitos dos seus contatos acompanhem o que acontece na sua vida afetiva é alta. São fotos, curtidas, comentários, marcações, trocas de posts na linha do tempo, entre outras interações, que a menos que o usuário não tenha uma conta na rede, qualquer amigo, e até o próprio Facebook, sabe como vai sua vida amorosa. Preocupado? Você não é o único.

AVG dá 12 dicas para namorar online de forma segura (Foto: Pond5)Terminou um namoro? Dicas para não se expor no Facebook podem te ajudar (Foto: Pond5)

Externar essa felicidade pode ser ótimo. O pior vem quando o conto de fadas chega ao fim. O que fazer com todas as fotos que tiraram juntos? O que os curiosos vão pensar quando descobrirem? Essas podem ser perguntas comuns de quem passa por essa situação e usa com frequência a rede social. Afinal, ninguém quer parecer infeliz. A Internet pode ter trazido diversos benefícios, mas não se pode negar que na época da sua avó não havia esse tipo de preocupação com a vida pessoal.

Mas. nada de pânico. Veja uma lista de dicas que pode ajudar a encarar o término do relacionamento da melhor forma possível e evitar constrangimentos na rede social sem ter que excluir seu perfil no site.

1) Mude o status de relacionamento e altere a privacidade

Vai esperar ele/ela mudar o status na hora que quiser e deixar aparecer “solteiro(a)” na linha do tempo para que todos vejam? Claro que não. Pode ser que seu(sua) ex companheiro(a) não se importe com os possíveis comentários que isso possa gerar, mas se quiser evitar que fofoqueiros saibam do término do relacionamento, o melhor é agir rápido.

Troque o status você mesmo o quanto antes, e nada de escolher a opção “em um relacionamento complicado” ou “em um relacionamento aberto”, caso o fim da relação tenha ficado em aberto. É o que aconselha a especialista em estilo de vida e etiqueta Elaine Swann. “Ou você está dentro ou está fora. Se a relação é realmente complicada o melhor é não colocar nada no status”, diz. 

O ideal é não escolher nenhuma opção, como recomendado. Mas você também pode deixar “solteiro(a)” ou a que preferir, o importante é seguir a dica e alterar a privacidade dessa informação para que só você possa ver.

Para isso, vá em Editar perfil > Família e relacionamentos. Em seguida faça como na imagem abaixo:

Altere a privacidade do status de relacionamento no Facebook (Foto: Karla Freire)Altere a privacidade do status de relacionamento no Facebook (Foto: Karla Freire)

Ao fazer isso, a troca de status não irá aparecer no feed de notícias de ninguém.

2) Bloqueie, exclua ou deixe de seguir ex, amigos e familiares

Caso o fim não tenha sido dos melhores, e agora você não quer mais saber nada sobre a vida daquela pessoa, o melhor a fazer é optar por bloquear, excluir ou deixar de seguir não só ele(a) como os amigos e familiares – já que eles podem fazer publicações que envolvam o(a) ex.

- Bloquear

Ao bloquear uma pessoa no Facebook, o usuário só deixará de fazer parte da sua lista de amigos na rede social como nunca mais terá acesso à sua conta, a menos que seja desbloqueado no futuro (caso desbloqueie e queira bloquear novamente, será preciso esperar 48h).

- Excluir

Se quiser excluir uma pessoa da sua lista de amigos, significa que ela será retirada dos seus contatos, mas poderá ver seus posts e informações públicas e, ainda, solicitar sua amizade novamente quando quiser.

Uma boa dica para quem quiser excluir sem ter que entrar no perfil do outro e evitar ver coisas desagradáveis é: acessar a lista de amigos dentro da sua conta > digitar o nome de quem deseja excluir > clicar no botão de amizade ao lado do nome > desfazer amizade.

- Deixar de seguir

Se quiser ser um pouco menos radical e apenas não ter mais acesso direto ao que alguém posta, basta deixar de seguir. Esta opção pode ser feita com quantos contatos quiser, e eles nunca saberão disso. Pode ser uma escolha interessante, caso não queira parecer frustrado com o término, mas ao mesmo tempo não deseja ver nada relacionado àquela pessoa.

Para isso, basta entrar no perfil do contato e clicar uma vez em cima do botão “Seguindo”, que fica ao lado do botão “Amigos”. Para seguir novamente, clique de novo no mesmo botão.

No entanto, vale lembrar que se entrar no perfil da pessoa, ainda conseguirá ver tudo normalmente, a diferença é que deixando de seguir, os posts que ela fizer deixam de aparecer no seu feed de notícias.

3) Delete fotos e marcações suas e dele(a)

O ambiente virtual está tão ligado ao real, que a especialista Elaine Swann é categórica: faça o mesmo que você faria com as fotos físicas em sua casa.

Já imaginou receber visitas e ter que dar explicações sobre um relacionamento que chegou ao fim quando eles virem as várias fotos espalhadas na prateleira? Com o Facebook acontece o mesmo. Por isso, o ideal é deletar ou alterar a privacidade das fotos para que só quem você quiser tenha acesso.

No caso das fotos e posts que o ex afeto te marcou, é possível se desmarcar. Mas lembre-se que esta opção só estará disponível se a pessoa ainda for sua amiga no Facebook. Caso queira excluir ou bloqueá-la, desmarque-se das publicações que envolvam você no perfil dela antes de fazer isso.

4) Pare de stalkear

Diferentemente do extinto Orkut, no Facebook não é possível saber se você “stalkeou” (termo em inglês para bisbilhotar) o perfil de alguém. No entanto, você corre o risco de acabar clicando sem querer em algum botão – afinal a rede social tem muitos deles – e adicionar ou curtir uma foto de um amigo do(a) ex por engano. Além disso, as dicas acima não terão servido de nada se continuar procurando saber do passado da pessoa via internet.

5) Evite postar, curtir ou compartilhar coisas sobre o término

No Facebook é comum circularem mensagens motivacionais em forma de frases ou imagens, e a tentação para compartilhar ou mesmo curtir algo do gênero pode ser grande.

Quer bloquear o Facebook em um computador? Veja como no Fórum do TechTudo.

Saiba que mesmo que você tenha deixado de seguir todas as pessoas relacionadas ao ex companheiro(a) – e inclusive o(a) próprio(a) – se elas não tiverem feito o mesmo, continuarão a ver todo tipo de interação sua. Assim, é melhor evitar se expor desse jeito, ou então as dicas não terão valido de nada.

6) Evite entrar constantemente no Facebook

Você já modificou o status de relacionamento, cortou as interações que queria, mas será que está pronto para ver outros casais trocando juras de amor e fotos na rede social? Isso poderia te deixar ainda mais chateado(a) com o término, ou pior, querer procurar novamente. Por isso, é recomendável evitar acessar a conta por algum tempo.

7) Seja você mesmo

Embora pareça meio óbvio, muitas pessoas, por não lidarem bem com o fim de um relacionamento, começam a publicar várias fotos, letras de música entre outras coisas para mostrarem o quanto estão felizes e superaram. Acontece que, quando esse tipo de comportamento destoa muito daquilo que você realmente costuma ser na rede social, todos percebem. Tente lembrar de alguma vez que você viu outra pessoa fazer o mesmo. A recomendação é agir sempre naturalmente e deixar que as coisas aos poucos voltem ao normal.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Albuquerque
    2014-11-24T16:53:12

    Que matéria fútil.

  • Breno Fernandes
    2014-11-25T03:19:37

    QUE LIXOOOOO. NÃO CONSIGO IMAGINAR QUE ALGUÉM GANHE DINHEIRO ESCREVENDO ISSO!

  • João Marcos
    2014-11-25T12:17:01

    Nunca vi materia pior, ainda mais se tratando de tecnoligia oq tem a ver uma coisa com a outra ??? Vai trabalhar limpando o Projac que é melhor !!

  • Artur Lima
    2014-11-24T14:31:20

    Aquém tá comendo ela no trabalho. Ela deve ser gostosa e fogosa. Não esqueçam da camisinha!

  • Kevin Frota
    2015-01-25T21:03:32

    Engraçado que a matéria foi admitida pelo crivo de admissibilidade do Techtudo e as pessoas vem de forma agressiva difamar a autora da matéria. Ressalto ainda, que uma das pessoas que difamaram a autora já foi processado pela mesmo motivo, mas parece que a sanção judiciária não foi suficiente para inibir o "vício difamatório" que a pessoa em questão parece possuir. Cumpre esclarecer que nada impede a propositura de uma nova ação no mesmo sentido com uma nova indenização. Será este o intuito do difamador? Saliento que achei a matéria muito pertinente e informativa.Não há razão para o ataque

  • Arthuálisson Jesus
    2014-11-24T08:52:53

    Se o emprego ta fácil assim, eu quero! Que matéria estupida!

  • Bar Refaeli
    2014-11-23T18:46:59  

    FACEBOOK, TWITTER, ASKFM, ESTÃO MORTOS. AGORA É A VEZ DO WHATSAPP E LINKEDIN ATÉ SURGIR UMA COISA MAIS NOVA.

    recentes

    populares

    • Bar Refaeli
      2014-11-23T18:46:59  

      wasttsapp é para gente que não tem oque fazer .. coisa de gente pobre kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Bar Refaeli
      2014-11-23T18:46:59  

      Renato Santos NA EMPRESA QUE TRABALHO O PATRÃO DESATIVOU TODOS OS NEXTEL PARA USAR O WHATSAPP. NEXTEL TAMBÉM ESTA MORTO.

  • Urubu Arrombador
    2014-11-23T20:00:50

    que nada, a parada é a seguinte: ... bota o copo pro alto vamu beber, eu tô cheio de dinheiro vamo beber iêiêiê

  • Urubu Arrombador
    2014-11-23T19:58:15

    que nada o bagulho é o seguinte: ...bota o copo pro alto vamu beber eu to cheio de dinheiro vamu beber iêiêiê....

  • Rafael Lima
    2014-11-23T19:54:15

    "SOBREVIVER" ???????? kkkkkkkkkkkkkkk. Terminar um namoro é caso de vida ou morte agora é???

  • Omar Francisco
    2014-11-23T19:25:34

    Quanta tolice!

  • Comentarista Sites
    2014-11-23T16:10:20

    É o efeito colateral de quem gosta de viver num mundo faz de conta, uma pergunta para a mulherada, por que vocês não gostam de relacionamento no anonimato? Tipo, uma relação que apenas tu e seu companheiro saibam da existência, só divulgar depois de muito tempo juntos ou num eventual término...