12/11/2014 12h03 - Atualizado em 12/11/2014 12h03

Football Manager 2015: dicas para mandar bem no game de treinador

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

Football Manager 2015 chegou, e com ele uma série de novidades foram implantadas na mais famosa série de jogos de administração de equipes de futebol. Para quem já tem a experiência nos outros games da franquia ou para quem ainda está começando na série, vale a pena conferir as dicas abaixo para mandar bem no FM.

Football Manager: técnicos de futebol poderão contratar jogadores usando o game

Football Manager 2015 (Foto: Divulgação)Football Manager 2015 (Foto: Divulgação)

Contrate com sabedoria

Contratar jogadores é uma das partes mais divertidas de FM. No entanto, é preciso tomar cuidado para não se empolgar demais. Não saia contratando qualquer um, e o mais importante: sempre peça relatórios de seus olheiros sobre atletas, para avaliar se eles se encaixam bem ao elenco, tanto técnica quanto psicologicamente.

Observe os jogadores antes de contratar (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Observe os jogadores antes de contratar (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Forme escalações coerentes

Tão importante quanto saber quem você pode contratar, é saber com quem contar, e em que posição colocar. Faça escalações de acordo com o seu elenco, e posicione os jogadores somente em locais onde eles fiquem com a estrela verde, indicando que estão bem aptos a jogarem por ali.

Formação é o principal ponto do FM 2015 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Formação é o principal ponto do FM 2015 (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Varie os treinamentos

A cada jogo, é importante variar o esquema de treinamentos do seu time, para deixá-lo mais preparado para a partida. Alguns dias antes do confronto, os auxiliares irão enviar um relatório do adversário e uma opção indicada de treino. Leia e se quiser, altere a programação. Normalmente, isso dá bons resultados.

Prepare seu time para cada partida (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Prepare seu time para cada partida (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Converse com jogadores e staff

Ter um bom relacionamento com o grupo e com a sua comissão técnica é fundamental. Sempre que eles quiserem conversar, fale. E não deixe também de atender à imprensa e elogiar seu grupo quando a fase for boa. Isso dá confiança ao time e melhora o ambiente na equipe.

Converse com seus jogadores (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Converse com seus jogadores (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Use a base de dados grande

Antes de criar um save, o usuário deve selecionar uma série de ligas e também escolher o tamanho da base de dados. Esta última opção pode fazer toda a diferença no jogo. Escolha sempre a grande, para ter acesso a jogadores e staff de mais locais, ampliando sua rede de observação para reforços.

Aposte nas categorias de base

As categorias de base são uma excelente maneira de investir se você pensa em jogar o FM 2015 a longo prazo. Veja os relatórios da comissão técnica e vá evoluindo os jogadores principais. Além disso, use seus olheiros para “catar” novos talentos em todo o mundo.

Equipe de base merece atenção especial (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Equipe de base merece atenção especial (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Escolha começar desempregado

Quer testar seu talento? Comece um save sem um time definido. É o modo mais difícil de jogar FM, mas também o mais gratificante, porque você provavelmente pegará um time fraco ou em crise, e terá que reerguê-lo. Mas para o desafio ser ainda maior, habilite ligas inferiores para controlar equipes pequenas.

Comece sem time para aumentar o desafio (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Comece sem time para aumentar o desafio (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Faça mudanças a longo prazo

Seja em um clube grande ou pequeno, não chegue ao comando da equipe “com o pé na porta”. Evite sair vendendo todo mundo que acha que não serve e mudando toda a comissão técnica. Isso causará insatisfação e poderá ser um tiro pela culatra, acabando com a química do seu vestiário.

Acompanhe os tutoriais

Se você é iniciante, FM 2015 tem uma série de tutoriais que podem ser bastante úteis. Não deixe de acompanhá-los. Além disso, ele conta com um novo recurso de ajuda, com pontos amarelos destacando locais em que pode se fazer necessário uma explicação. Clique neles para ler as descrições.

Aprenda o que significa cada menu com os tutoriais (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Aprenda o que significa cada menu com os tutoriais (Foto: Reprodução/Thiago Barros)


Tendo problemas na compra do FM 2015 pelo Steam? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares