Internet

07/11/2014 07h45 - Atualizado em 07/11/2014 07h45

Lista traz dicas para melhorar sua experiência no Safari

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Mac OS X Yosemite trouxe diversas mudanças na interface, mas também não esqueceu de incrementar os aplicativos que acompanham o sistema, como o Safari. O navegador da Apple ganhou um melhor desempenho e diversas atualizações que o deixaram mais atrativo, como atalhos e outros recursos escondidos. Veja como melhorar sua experiência de navegação com o programa.

Lista tem 5 apps que vão deixar usuários do Windows 'em casa com Macs'

safari (Foto: divulgação/ Apple)Melhore sua experiência com o Safari com as dicas do TechTudo (Foto: divulgação/ Apple)


Encontre os favoritos

Acesse os favoritos na barra de endereços (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse os favoritos na barra de endereços (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Safari permite acessar os sites favoritos do usuário, por meio de um atalho dentro do campo de endereços. Basta clicar dentro da janela para visualizar pequenos ícones abaixo. Graças ao recurso, não é preciso manter a barra de favoritos visível, economizando mais espaço no navegador.

Modifique os motores de busca

Mude os motores de busca (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mude os motores de busca (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

No Safari para OS X Yosemite, o motor de busca pode ser modificado facilmente por meio do menu correspondente nas preferências do programa. As opções pré-configuradas incluem: Google, Yahoo, Bing e DuckDuckGo.

Visualize links completos

Habilite os links completos novamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Habilite os links completos novamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A atualização deu ao Safari um recurso que esconde as URLs dos sites acessados, deixando a interface mais limpa. Porém, isso dificulta o compartilhamento do link manualmente, com o copiar e colar. Para ver o endereço completo de todas as páginas, é necessário habilitar a visualização no menu Avançado das preferências.

Adicione meios de compartilhamento

Escolha os meios de compartilhamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha os meios de compartilhamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O botão de compartilhar conteúdo do Safari mostra no pop-up diferentes formas pelas quais o usuário pode enviar um link, mas essas opções podem ser editadas facilmente. Clique no botão de compartilhar no canto superior direito do navegador e selecione “Mais…” para ver tudo e habilitar os mais interessantes.

Por que o novo Mac OS X se chama Yosemite? Veja no Fórum do TechTudo. 

Abra uma aba privada

Navegue em abas privadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Navegue em abas privadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O modo privado do Safari 8 está melhor, pois não requer usá-lo inteiramente de forma pública ou privada. Assim, os usuários podem escolher abas especificas para esconder. Para aproveitar, basta acessar o menu “Arquivo” e escolher “Nova janela com navegação privada”.

Assine feeds RSS

Assine o feed RSS pelo menu de compartilhamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Assine o feed RSS pelo menu de compartilhamento (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ficou muito mais fácil assinar a feeds RSS sem precisar de um agregador de feeds com o Safari 8. Para obter todas as atualizações de um site, basta clicar no botão de compartilhar e escolher a opção “Adicionar site aos links compartilhados”. A partir de então, os updates irão aparecer na aba “@” do menu lateral à direita.

Transite entre abas

Nova tela de prévias facilita a transição entre sites abertos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Nova tela de prévias facilita a transição entre sites abertos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O novo menu de prévias de abas mostra todos os sites abertos com thumbnails organizados em forma de grade. De lá, também é possível ver as páginas abertas de outros dispositivos, como iPhones e iPads. Para acessar a tela, o navegador oferece um botão dedicado e um gesto de pinça via trackpad.

Personalize a interface

Adicione elementos à interface (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Adicione elementos à interface (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Safari 8 está mais limpo que a versão do OS X Mavericks, mas ainda é possível restaurar vários elementos da interface que ficam escondidos por padrão. No menu “Visualizar”, é possível habilitar a barra de favoritos e a de status, entre outros recursos mantidos desativados na nova versão.

Modifique a barra de ferramentas

Coloque mais botões à barra de ferramentas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Coloque mais botões à barra de ferramentas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O navegador também permite mudar a cara da barra de ferramentas, oferecendo botões, e campos diversos para deixar a experiência de navegação mais voltadas às necessidades de cada usuário. Para acessar a janela de personalização, vá até “Visualização” e selecione “Personalizar barra de ferramentas”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rander Pereira
    2014-11-09T10:06:59

    Faltou o mais importante de tudo, Instalar a extensão AdBlock!