Internet

17/11/2014 14h00 - Atualizado em 17/11/2014 14h00

O que é o Akamai Netsession e qual é sua função?

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Um software pouco conhecido pela maioria do usuários pode estar escondido nas entranhas da interface do sistema operacional do seu PC. O nome dele é Akamai NetSession e se você ainda não o conhece ou sabe para que ele serve, esclareceremos os pormenores desse programa. Acompanhe.

Como tirar adwares do PC e ficar livre de propagandas no seu navegador

Entenda o que é e como funciona o Akamai NetSession (Foto: Divulgação/Akamai)Entenda o que é e como funciona o Akamai NetSession (Foto: Divulgação/Akamai)

Akamai NetSession é uma aplicativo que ao ser instalado em seu computador funciona como uma interface, melhorando a velocidade, a confiabilidade e eficiência em downloads e stream da Internet. A tecnologia é usada por muitas empresas de software e editores de mídia para entregar arquivos ou stream a seus clientes.

O aplicativo normalmente é instalado no PC na hora em que o usuário acessa algum serviço que usa a tecnologia. Depois de instalado, ele é executado em segundo plano e usa uma quantidade insignificante dos recursos do computador ou banda de upload quando você não está baixando ativamente conteúdo.

A tecnologia funciona basicamente assim: quando o usuário clica em um link, o software procura melhorar a eficiência e a velocidade de várias maneiras, trabalhando para coordenar todos os caches de conteúdo na rede, incluindo as máquinas dos usuários finais, bem como milhares de servidores Akamai distribuídos ao redor do mundo. O cliente utiliza a inteligência muito mais no processo de download, descarregando a partir de múltiplas fontes de um arquivo simultaneamente.

Ele também é capaz de se conectar a máquinas de outro usuário final, para ajudar a acelerar a entrega e continuar a procurar uma fonte do arquivo mais próxima. Para atingir o máximo de eficiência, a tecnologia também faz roteamento inteligente de download em torno de congestionamento da rede e os picos de tráfego.

Apesar de todos os benefícios, é importante ressaltar que por causa do modo como trabalha, o NetSession também pode usar uma pequena quantidade de sua banda de upload para permitir que outros usuários da interface NetSession baixar partes de conteúdo presente em seu computador.

Também pode acontecer de alguns softwares de segurança interpretarem o comportamento do NetSession como uma atividade suspeita e tratá-lo como sendo um software malicioso. De acordo com a produtora do NetSession, o programa não oferece nenhum risco para o sistema do usuário, sendo seguro e livre de spyware, adware ou vírus, além de não recolher ou transmitir qualquer informação pessoal.

Quer saber como limpar um computador com sponsorship? Confira no Fórum do TechTudo.

De qualquer forma, se você quiser ver o que ele faz e até controlar a sua atividade, use a opção Painel de Controle de Interface Akamai NetSession, que fica no Painel de Controle do Windows ou no caso do OS X, clique no ícone da extensão Akamai, que fica nas Preferências do Sistema.

O trabalho feito por essa tecnologia é tão eficiente que na maior parte das vezes, você nem mesmo perceberá que ela está está sendo usada, a menos que seu download passe mais rápido que a sua banda normalmente suporta. Se isso acontecer, relaxe e aproveite a velocidade.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Danilo Pinto
    2018-10-29T17:19:05

    Por acaso os TRTs utilizam esta tecnologia ???

  • Rafael Araújo
    2017-09-14T22:35:10  

    Minha velocidade de download normalmente é de 1,5mbps como que o netsession consegue baixar a 13mbps???

    recentes

    populares

    • Rafael Araújo
      2017-09-14T22:35:10  

      Acredito que haja um erro de interpretação de unidades... O que a gente enxerga como velocidade de download no pc, são os 1,5 megabytes por segundo. O que as operadoras mostram são os megabits por segundo, que é 8 vezes maior que a unidade megabytes por segundo (1 byte = 8 bits). Dessa forma, 1,5 megabytes equivalem a 12 megabits.

  • Rosinaldo Santos
    2017-04-10T18:46:27

    ajudou muito essa informação, obrigado !

  • Bruno Azevedo
    2017-03-22T10:32:18

    muito bom esclareceu bastante, muito obrigado

  • Diógenes Marçal
    2016-07-22T08:55:31

    sempre quis saber o que era. obrigado.