21/11/2014 08h00 - Atualizado em 21/11/2014 08h00

PES 2015: como jogar o modo myClub, a Liga Master online

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

PES 2015 tem no modo myClub o seu grande destaque. Ele é uma Liga Master online. O nome dele diz tudo: afinal, o usuário pode criar o seu próprio time, contratando jogadores, montando seus esquemas táticos, etc. E com um diferencial: a possibilidade de enfrentar amigos e outras pessoas de todo o mundo. Veja abaixo como jogar.

Review: confira a análise completa de PES 2015

myClub é como a Master League, mas online (Foto: Reprodução/Thiago Barros)myClub é como a Master League, mas online (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Criação da equipe

Para fazer um time no myClub, basta acessar a opção, escolher uma equipe normal de base (para usar escudo e uniforme), e depois um país de base para a nacionalidade de seus atletas. Então, um pacote de jogadores será gerado, e você poderá também optar por um treinador, que siga o seu estilo de jogo preferido.

Crie sua equipe usando um time como base (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Crie sua equipe usando um time como base (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

É tudo bem rápido e intuitivo. Posteriormente, o próprio jogo faz um rápido tutorial, explicando um pouco como funciona o modo. Não é possível pular o tutorial, mas, felizmente, ele é bem simples e bastante útil, especialmente para quem ainda não aproveitou o modo myClub.

Gerenciamento do plantel

Depois de criar seu time e passar pelo tutorial, o usuário é levado para o menu principal do myClub. Lá, há duas opções de editar sua equipe. Em Gerenciamento de Time, são localizadas as principais ferramentas de gestão do elenco. Dentro deste menu, ficam a mostra os seus jogadores.

Gerenciamento de equipe é bastante simples (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Gerenciamento de equipe é bastante simples (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Ali, você deve cadastrar reforços ou descadastrar atletas que não queira mais deixar no grupo que vai para o jogo. Para isso, basta selecionar o que vai sair, apertar “quadrado” para abrir o seu menu e, então, selecionar “descadastrar do time”. Neste mesmo menu, também é possível renovar contrato ou dispensar o jogador.

Além disso, apertando o “triângulo”, você abre o menu de opções da equipe. Nele, são possíveis diversas ações, como editar números de jogadores, escolher de uma forma automática os relacionados, além de alterar o time, podendo criar um novo plantel que terá outros jogadores que tenham sido contratados pelo seu clube.

Fora desta parte gerencial, há o Plano de Jogo, onde entram em campo as táticas de sua equipe. Lá, é possível visualizar escalação, táticas pré-definidas e lances de bola parada.  No entanto, as alterações desta parte só podem ser feitas nos titulares e nas posições deles em campo. De resto, tudo depende do técnico da sua equipe.

Contratações e contratos

As contratações de jogadores são realizadas dentro do menu de gerenciamento de time. E não há um modo exato de escolher quem você quer para o seu time. Os gamers têm que se relacionar a empresários virtuais, que, de acordo com seus atributos, vão dar as opções de jogadores a serem contratados.

Contratações são feitas via empresários (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Contratações são feitas via empresários (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Conforme o time vai evoluindo e as relações com os agentes vão melhorando, eles têm melhores opções de indicações, e os jogadores que são contratados são de um nível a mais. Estas contratações podem ser feitas com as  moedas de experiência que o jogo oferece a cada objetivo, ou com dinheiro real.

É mais ou menos como no modo myTeam do NBA 2K15. O usuário tem as VCs, que são moedas douradas que podem ser compradas com dinheiro real, e as MTs, que são suas moedas exclusivas para o modo de montar equipe. O modo é semelhante ainda ao FUT, do concorrente Fifa.

E, assim como no Ultimate Team, além das contratações em definitivo, também se pode acertar com jogadores por empréstimo. Nestas, você sabe exatamente quem está indo para seu time. Porém, com um período de tempo definido, sem opção de renovação. É uma estratégia boa somente a curto prazo.

Modos de jogo

O myClub é uma Liga Master online, mas isso não significa que ele só possa ser jogado pela Internet. Em mais uma semelhança com o FUT, da EA Sports, ele permite que seu time jogue também ofline. No entanto, com uma diferença: ele não enfrenta equipes que estão na base de dados do PES, mas sim do myClub.

Escolha um dos modos de jogar (Foto: Reprodução/Thiago Barros)Escolha um dos modos de jogar (Foto: Reprodução/Thiago Barros)

Ou seja, você joga contra equipes de outros jogadores, sem que eles as controlem. No geral, isso é bem interessante, porque cria aquela tensão e indefinição sobre o rival, do mesmo jeito que no modo online. Para jogar assim, basta selecionar a opção “Partidas contra o computador”.

E para quem confia no seu time e nas suas habilidades, e quer colocar isso à prova em partidas contra outros usuários reais, basta selecionar a opção de jogos pela Internet. É possível tanto jogar uma temporada como também competições de tiro curto. Claro, os ganhos em jogos online são maiores do que nos offline.

Quais as suas expectativas para PES 2015? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Valmir Lopes
    2014-11-21T09:11:58  

    PES ficou bom...uma pena este myClub você não poder escolher quem você quer contratar. Seria perfeito se a escolha fosse minha. Ficar dependendo da CPU é ser controlado pelo sistema pra te forçar a gastar dinheiro vivo com o jogo. Volta PES 2013 o melhor até hoje.

    recentes

    populares

    • Valmir Lopes
      2014-11-21T09:11:58  

      Com certeza amigo o melhor ate hoje pena que online nao da mais.

  • Paulo Santiago
    2014-11-21T08:23:43  

    Não sei se vão cortar esse comentário, ou se alguém vai estar disposto a responder, mas vamos lá.. Discutindo sério entre Fifa e PES... Nesse momento quais são os pontos fortes e fracos de um em relação ao outro na opinião de vocês? Eu não acho o PES perfeito, claro, mas sobre a versão 360, é o melhor futebol que joguei nessa geração de consoles. A jogabilidade do Fifa é mais leve e apesar de não ligar pra isso, tem as licenças do inglês e a Bundesliga. Por outro lado o PES é mais rápido, dá muito mais liberdade ao fazer jogadas e você tem mais controle sobre os jogadores.

    recentes

    populares

    • Paulo Santiago
      2014-11-21T08:23:43  

      Wanderley S Assim isso tá parecendo discussão já kk mas os goleiros do Fifa 15 são ruins. Chutes fracos e rasteiros sempre passam. Eu vendi o meu Fifa 15, mas jogava com o Stoke City quando tava off, (e online também) e não tinha dificuldades. em um Arnautovic lá que não parece grande coisa, mas é um daqueles monstrinhos disfarçados rsrs Ainda tinha o Assaidi que é 5 estrelas de drible e o Diouf na frente. Eu gostava de jogar com esse time. Comprei eles no UT também, só não consegui o Assaidi...Eu passei uns 3 dias sem internet. Quando ajeitaram achei que ia estar cheio de ponto, mas nem..

    recentes

    populares

    • Paulo Santiago
      2014-11-21T08:23:43  

      Jogo bom mesmo é Shadow Of Modor, não estou conseguindo para de jogar ele. kkkkk

  • Weder Santos
    2015-03-17T16:34:35

    Não consigo contratar por agentes simples, seleciono três e a opção de "pedir negociação" não abri. Alguém sabe a solução?

  • Joao Matos
    2014-11-21T23:23:49  

    Pq meu pes 15 fica com a tela pela metade, como se fosse tela de cinema, imagen tudo pequenas, de alguem mais ta assim ? , problema do jogo ou do cd ?

    recentes

    populares

    • Joao Matos
      2014-11-21T23:23:49  

      resolução do seu jogo, meu caro

  • Wanderley S
    2014-11-21T21:09:49

    Vai deixar meu comentário nao?????????????????????????????///

  • Rodrigo Bernardes
    2014-11-21T20:50:37

    PES continua a mesma porcaria de sempre, morreu e foi enterrado na geração Ps3.

  • Valmir Lopes
    2014-11-21T09:10:41

    PES ficou bom...uma pena este myClub você não poder escolher quem você quer contratar. Seria perfeito se a escolha fosse minha. Ficar dependendo

  • Luiz Leão
    2014-11-21T08:48:50

    PES esse ano deixou Fifa no chinelo