Armazenamentos

18/11/2014 07h01 - Atualizado em 18/11/2014 07h01

Saiba como fazer backup automático do PC com Windows para um HD externo

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Backups do computador para HDs externo são importantes e devem ser feitos com frequência. Mas nem todo mundo tem paciência para realizar o procedimento manualmente. Para facilitar a sua vida, o TechTudo preparou uma dica especial para você aprender a guardar os seus arquivos automaticamente. A dica é simples e envolve o programa Genie Timeline para Windows.

Descubra como particionar seu HD externo e organize seus arquivos

É importante ajustar o brilho ou calibrar a tela do computador (Foto: Creative Commons/Flickr/Arcadiuš) (Foto: É importante ajustar o brilho ou calibrar a tela do computador (Foto: Creative Commons/Flickr/Arcadiuš))Aprendar a salvar arquivos de HDs externos automaticamente no seu computador com Windows (Foto: Creative Commons/Flickr/Arcadiuš)


Passo 1. Baixe instale o programa Genie Timeline, umas das soluções de backup mais eficientes e fáceis de usar disponíveis para Windows;

Passo 2. Conecte seu HD externo ao computador;

Passo 3. Abra o Genie Timeline e clique no quadrado vermelho, onde se diz “Select backup drive”;

Escolha o disco de destino para o backup (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha o disco de destino para o backup (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Selecione o HD externo entre os drives disponíveis e avance na seta abaixo;

Como passar jogo em formato ISO pro HD externo no XBOX 360? Comente no Fórum do TechTudo.

Selecione seu HD externo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione seu HD externo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Na aba “Smart selection”, o programa permite escolher os tipos de arquivo para incluir no backup, sem precisar navegar por pastas. Selecione, por exemplo, “Music”, “Videos”, “Desktop” e “Documents” e avance.

Se desejar selecionar pasta por pasta, vá até a aba “My computer”;

Selecione os arquivos que deseja guardar Selecione seu HD externo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione os arquivos que deseja guardar Selecione seu HD externo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Ative a compressão dos dados para economizar espaço no HD externo;

Marque a caixa de seleção para economizar espaço no HD (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Marque a caixa de seleção para economizar espaço no HD (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. O Backup irá iniciar automaticamente e irá se repetir, por padrão, de oito em oito horas. Para mudar o intervalo, passe o mouse sobre o quadrado de cor laranja, onde se diz “Tools”, e clique em “Settings”;

Acesse as configurações do backup (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as configurações do backup (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. Em “Backup Schedule”, mude o intervalo de backup automático entre 30 minutos e um dia.

Mude o intervalo de backup e confirme sua escolha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mude o intervalo de backup e confirme sua escolha (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Agora basta conectar o HD externo periodicamente para que o Genie Timeline guarde seus arquivos ali de forma automática. O primeiro backup sempre demora bastante, mas o restante leva pouco tempo, já que a ferramenta só atualiza os arquivos novos e modificados.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alexandre Leite
    2016-07-14T23:10:04

    Estou querendo fazer um back-up da máquina em um HD externo porque quero formatar o HD para criar uma partição. Utilizando este programa eu consigo após restaurar a máquina após a formatação?