04/11/2014 06h00 - Atualizado em 04/11/2014 06h00

ShareBox: compartilhe fotos do celular temporariamente via Wi-Fi no Android

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

As fotos clicadas com smartphones são cada vez mais destinadas ao compartilhamento com os amigos. No Android, é possível criar uma página na Internet com as imagens armazenadas no celular e compartilhar com amigos conectados à mesma rede Wi-Fi. Assim, é possível manter suas fotos restritas e, ao mesmo tempo, disponíveis para um conjunto pequeno de pessoas. Confira neste tutorial como acessar o app "ShareBox".

Como ativar o modo desenvolvedor no Android?

Novo Moto G (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)Android: compartilhe fotos do celular 'temporariamente' via Wi-Fi (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

Passo 1. Baixe o aplicativo ShareBox. Ao abri-lo, toque em “Add” para selecionar as fotos que deseja compartilhar. Escolha uma ou mais imagens armazenadas no seu Android – para ativar a seleção múltipla, basta tocar em uma foto e segurar por um segundo;

Escolha as fotos que deseja compartilhar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha as fotos que deseja compartilhar pelo Android (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Selecionadas as fotos, acesse a aba “Server status” e toque no botão “Server off”. Imediatamente, um endereço IP aparece ao lado. Toque para abrir sua página de fotos recém-criada ou informe o link para outra pessoa;

Ligue o servidor para obter o link da sua página de fotos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ligue o servidor para obter o link da sua página de fotos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. As imagens aparecem organizadas em forma de grade no navegador, de onde é possível compartilhar com amigos usando o recurso nativo do Android. No Google Chrome , por exemplo, basta acessar as opções e selecionar “Compartilhar”.

Mande o link para amigos conectados à mesma rede Ligue o servidor para obter o link da sua página de fotos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mande o link para amigos conectados à mesma rede Ligue o servidor para obter o link da sua página de fotos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Lembre-se, porém, que só quem estiver conectado à mesma rede Wi-Fi que você conseguirá acessar ao endereço. Para visualizar no computador, basta enviar o link por e-mail, por exemplo, e abrir normalmente usando o navegador do desktop;

Fotos são redimensionadas para qualquer tamanho de tela (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Fotos são redimensionadas para qualquer tamanho de tela (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Para interromper o compartilhamento, acesse novamente o aplicativo "Share files over WiFi" e toque no botão “Server on”. Caso queira somente excluir fotos específicas, basta tocar no “x” ao lado do item desejado.

Fotos são redimensionadas para qualquer tamanho de tela (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Fotos são redimensionadas para qualquer tamanho de tela (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Feito. O recurso é indicado quando você precisa exibir imagens para muitas pessoas ao mesmo tempo, como em uma reunião em família após uma viagem inesquecível. O melhor é que você é a única pessoa que precisa ter o app instalado – não importa qual dispositivo seus amigos tenham, eles conseguirão visualizar tudo a partir de qualquer gadget com navegador e conexão Wi-Fi.

Qual é o melhor smart: Zenfone 5 ou Moto G? Comente no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Laura Matos
    2014-11-11T12:27:58

    Será que esse compartilhamento de imagens não pode trazer alguma ameaça para o aparelho, com vírus, por exemplo? Sou meio cismada com essas coisas. Passo o PSafe pra ver se tem vírus todos os dias!