Internet

14/11/2014 12h03 - Atualizado em 14/11/2014 12h03

Top 9 ‘poderes secretos’ da barra de endereços e busca do Google Chrome

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A Omnibar é uma função antiga do Google Chrome , que vem sendo aprimorada com o tempo com novos recursos famosos na busca. A barra de endereços, além de acessar sites, inclui a opção de fazer pesquisas, cálculos e conversão de medidas. Confira algumas dicas para usar melhor o navegador.

Lista traz extensões bizarras para Google Chrome com 'cinco estrelas'

Atalhos facilitam o uso do Chrome (foto: Reprodução/Google) (Foto: Atalhos facilitam o uso do Chrome (foto: Reprodução/Google))9 ‘poderes secretos’ da barra de endereços e busca do Google Chrome(Foto: Reprodução/Google Chrome)


1. Cálculos e conversão de unidades

Muito conhecido por usuários do Google, o recurso está presente também no Chrome. Basta digitar um cálculo matemático ou uma fórmula de conversão na barra de endereços para ver o resultado na hora.

Barra de endereços pode ser usada como calculadora (foto: Reprodução/Chrome)Barra de endereços do Google Chrome pode ser usada como calculadora (Foto: Reprodução/Chrome)

2. Escrever textos na aba

Presente em outros navegadores, como o Mozilla Firefox, a função permite transformar a aba atual em um bloco de notas. Para isso, basta digitar “data:text/html, <html contenteditable>”. A página também pode ser salva nos favoritos, caso ache o comando difícil de lembrar.

Navegador pode ser usado como bloco de notas rudimentar (foto: Reprodução/Chrome)Navegador pode ser usado como bloco de notas rudimentar (Foto: Reprodução/Google Chrome)

3. Arrastar palavras para pesquisar

O Chrome possui várias opções para facilitar as buscas dos usuários. Uma delas é a capacidade de selecionar uma ou mais palavras e arrastá-las para a barra de tarefas. Ao fazer isso, o navegador pesquisa automaticamente e retorna com os resultados.

Chrome abre novas pesquisas ao arrastar palavras (foto: Reprodução/Chrome)Chrome abre novas pesquisas ao arrastar palavras (Foto: Reprodução/Google Chrome)

4. Procurar em sites específicos

A função é semelhante ao operador “site:” e permite limitar os resultados da busca a um local específico. Para usar, digite a URL do site desejado e tecle Tab. Em seguida, digite o termo de busca e aperte Enter. Não funciona com todos os sites.

Buscas podem ser limitadas a um local específico (foto: Reprodução/Chrome)Buscas podem ser limitadas a um local específico (Foto: Reprodução/Google Chrome)

5. Procurar no Gmail ou Drive

O Chrome também permite fazer pesquisas em aplicativos específicos do Google, como o Gmail ou a nuvem do Drive. Para usar esta dica, é necessário configurar o navegador. Acesse as configurações, localize a opção “Pesquisar” e clique no botão “Gerenciar mecanismos de pesquisa”.

Na parte debaixo da caixa, insira o nome do mecanismo a ser pesquisado, uma palavra-chave e o endereço adequado - “http://drive.google.com/?hl=en&tab=bo#search/%s” para o Drive e “https://mail.google.com/mail/ca/u/0/#apps/%s” para o Gmail.

Facebook não carrega em nenhum browser: como resolver? Veja no Fórum do TechTudo.

Para usar o recurso, digite a palavra chave escolhida na Omnibar, tecle Tab e preencha com o que você deseja pesquisar.

Aplicativos como Gmail ou Drive podem ser pesquisados através da barra de endereços (foto: Reprodução/Chrome)Aplicativos como Gmail ou Drive podem ser pesquisados pela barra de endereços (Foto: Reprodução/Google Chrome)

6. Abrir links em locais específicos

Esta dica é para facilitar a vida de quem gosta de manter as abas organizadas em uma determinada ordem. Ao invés de clicar em um link para abrí-lo, é possível arrastá-lo para um local específico. Você pode selecionar uma aba já aberta ou um espaço entre as abas. Também é possível arrastar palavras para fazer pesquisas.

Links podem ser abertos em posições ou abas específicas (foto: Reprodução/Chrome)Links podem ser abertos em posições ou abas específicas (Foto: Reprodução/Google Chrome)

7. Usar o Chrome como explorador de arquivos

Muitos navegadores podem ser usados para explorar arquivos no próprio dispositivo do usuário, mas como eles não foram programados para este fim, as opções disponíveis costumam ser limitadas. Para acessar, digite “C:/” se estiver usando Windows ou “file://localhost”, caso seu sistema operacional seja Linux ou Mac.

Navegador pode ser usado como explorador de arquivos (foto: Reprodução/Chrome)Navegador pode ser usado como explorador de arquivos (Foto: Reprodução/Google Chrome)

8. Abrir e-mails

Se você usa um aplicativo para gerenciar seus e-mails, é possível abri-lo diretamente através da barra de endereços do Chrome, com o comando “mailto:”. Isto fará com que seja aberta uma nova janela de composição do programa.

Programa de e-mail pode ser aberto diretamente na omnibar (foto: Reprodução/Chrome)Programa de e-mail pode ser aberto diretamente na omnibar (Foto: Reprodução/Google Chrome)

9. Ver informações de segurança de um site

Clicando no ícone de página ao lado do endereço na Omnibar, é possível ter acesso rápido a informações referentes ao site visitado, como os cookies usados, permissões e dados de segurança como criptografia.

Barra de endereços permite acessar rapidamente informações de segurança (foto: Reprodução/Chrome)Barra de endereços permite acessar informações de segurança (Foto: Reprodução/Google Chrome)

Via Lifehacker

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Souza Xd
    2014-11-14T19:49:12  

    Na boa...gastar alguns minutos sagrados pra escrever mais do mesmo....afss

    recentes

    populares

    • Souza Xd
      2014-11-14T19:49:12  

      Ele ganhou dinheiro com isso e vc ganhou quanto pra gastar teu tempo lendo o que já sabia e postando o que não interessa pra ninguém?

  • Vanderlei Hass
    2014-11-15T09:56:14  

    fiz meu próprio navegador, é bem melhor que esses aí ....

    recentes

    populares

    • Vanderlei Hass
      2014-11-15T09:56:14  

      Aaaaahhh deve ser por isso que seu nome está na lista dos mais ricos da Forbes... Valha, não tá?!, opa desculpa então!

  • Yuri Oliveira
    2014-11-14T17:11:45

    Nenhuma novidade! =/

  • 7x1 Forabaile
    2014-11-14T21:41:20  

    666 QUE AS 3 CORES FORMAM NINGUEM FALA NADA !!!

    recentes

    populares

    • 7x1 Forabaile
      2014-11-14T21:41:20  

      É brincadeira... Tem sempre um doente!

    recentes

    populares

    • 7x1 Forabaile
      2014-11-14T21:41:20  

      Lá vem o crente patati pato acolá, lá vem o crente para o dizimo doar...

  • Lula Molusco
    2014-11-14T18:01:35  

    ESQUECERAM DO MAIS LEGAL DE TODOS QUE É PODER CONTROLAR E TRANSFERIR ARQUIVOS PARA O SMARTPHONE. ---DEPOIS QUE EU APRENDI ISSO EU NUNCA MAIS EU USEI CABO USB.

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-11-14T18:01:35  

      Lucas Barbosa como ele faz isso lOL kk

    recentes

    populares

    • Lula Molusco
      2014-11-14T18:01:35  

      Lucas Barbosa como que faz isso asdhasd lOL troll

  • Bill Scorpion
    2014-11-14T20:28:17

    Legal, ótima matéria O/

  • Lidia
    2014-11-14T20:18:51

    Gostei!

  • Leontina Maria
    2014-11-14T18:18:24

    Não me diga!!!!

  • Jorge Brito
    2014-11-14T13:11:06

    Google sempre passos a frente, fantástico essas dicas.