07/11/2014 06h20 - Atualizado em 07/11/2014 06h20

Veja 15 recursos top do VLC para usar com PC e celular

André Sugai
por
Para o TechTudo

O VLC é um reprodutor multimídia de código aberto, distribuído gratuitamente e que trabalha com os formatos mais variados de mídia. O programa oferece inúmeros recursos, mas a maior parte dos usuários não aproveita todo seu potencial, utilizando-o apenas como leitor de vídeos. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com 15 recursos que mudarão a maneira como você usa o programa. 

Como colocar legenda no Windows Media Player

15 recursos top do VLC (Foto: Reprodução/André Sugai)Lista traz 15 recursos do VLC que poucas pessoas conhecem (Foto: Reprodução/André Sugai)

1. Converta arquivos de mídia em outros formatos

Converter arquivos utilizando o VLC é muito simples. Em poucos cliques você poderá converter vídeos para os formatos mais populares da internet. Veja como fazer a conversão usando o VLC.

2. Faça streaming

Também é possível transformar seu computador em um servidor de vídeos através do VLC. Para isso, basta configurar o programa para que ele compartilhe o arquivo de vídeo desejado, Veja como fazer do programa um servidor de streaming para a sua rede do PC.

3. Grave a sua área de trabalho (desktop)

Para gravar tudo que acontece na sua área de trabalho, clique na opção Media, vá em Convert/Save e depois escolha a opção Desktop no menu dropdown de Capture Mode. Agora, basta clicar em Convert/Save, escolher o formato de saída do vídeo e clicar em Start para iniciar a gravação.

4. Controle remotamente com outro aparelho

O VLC também pode se tornar um servidor HTTP, fazendo com que você possa controlar o player remotamente ao utilizar seu celular ou tablet com um app dedicado a isso, o VLC Direct Pro. Para isso, basta entrar em Tools, clicar em Preferences e escolher a opção Interface. Depois, aperte em Main Interface, marque a opção All e Web e reinicie o VLC.

Agora basta acessar pelo app utilizando o endereço: http://localhost:8080/ para ter controle total do player.

5. Assista vídeos do YouTube

Para assistir vídeos do YouTube com o VLC, você precisa copiar a url do vídeo do YouTube que deseja assistir. Clique em Open Network Stream, cole a url e depois aperte Play.

Assita vídeos do YouTube (Foto: Reprodução/André Sugai)Assista vídeos do YouTube (Foto: Reprodução/André Sugai)

6. Edite e aplique efeitos de áudio e vídeo

Caso você queira aplicar efeitos ou realizar pequenas edições como girar um vídeo, basta acessar a opçãoTool e clicar em Effects and Filters. No Mac, é só acessar a opção Window e clicar em Video Effects para ter acesso a uma série de opções de efeitos.

Aplique efeito de áudio e vídeo (Foto: Divulgação)Aplique efeito de áudio e vídeo (Foto: Divulgação)

7. Assine podcasts

Se você costuma acompanhar podcasts, saiba que também é possível ouvi-los e assiná-los pelo VLC. Para isso, clique na opção Podcast e depois em Subscribe. Insira a url do feed do seu podcast favorito e clique em Subscribe novamente.

8. Ouça rádios online

Algumas rádios online oferecem transmissões ao vivo, que podem ser ouvidas pelo player favorito do usuário. Se você quer que isso aconteça, baixe o arquivo da rádio em questão e arraste-o para o VLC. O arquivo será automaticamente reconhecido e o streaming terá início.

9. Reproduza vídeos em ASCII

Esta curiosa opção faz com que seu vídeo seja reproduzido como códigos ASCII, um efeito que impressiona. Para acrescentar esta opção, vá em Tools e clique em Preference, depois, aperte no ícone de vídeo e escolha - na caixa de Output - a opção Color ASCII. Reinicie o VLC e seu vídeo será reproduzido com códigos ASCII.

Como evitar que um filme online fique travando? Veja no Fórum do TechTudo

10. Use um vídeo como wallpapper

Apesar de incomum, você pode utilizar um vídeo como papel de parede do seu computador e o VLC também pode te ajudar a fazer isso. Basta clicar em Tools, escolher a opção Preferences, entrar em Video e escolher a opção DirectX video output no menu dropdown de Output. Reinicie o VLC e abra um vídeo aleatório, depois clique na opção Video e em DirectX Wallpaper para aplicar o vídeo como papel de parede.

11. Ripar um DVD

Para ripar um DVD, isto é, salvá-lo em seu computador em um formato mais compacto, você deve inserir o DVD no computador e seguir alguns passos. Abra o VLC e clique em Media, vá em Convert/Save, clique na opção DVD e clique novamente em Convert/Save. Feito isso, escolha o formato de saída em que ele será salvo e clique em Start.

Ripando um DVD pelo VLC (Foto: Reprodução/André Sugai)Ripando um DVD pelo VLC (Foto: Reprodução/André Sugai)

12. Use, atrase e adiante legendas

O VLC permite que você assista filmes com arquivo de legenda externo, e caso a legenda esteja fora de sincronia, ainda é possível corrigir o problema com alguns ajustes simples.Veja como sincronizar áudio e vídeo com o software

13. Crie tumbnails e screenshots e vídeos

Se você quiser registrar um momento do vídeo que assistiu no VLC, saiba que também é possível. Descubra como capturar a imagem usando o VLC.

14. Desligue o computador após assistir um vídeo

Para desligar o VLC logo depois de assistir um vídeo, você deverá entrar nas preferências do programa, clicar em Playlist e marcar a opção Play and Exit. Outra alternativa é digitar o comando vlc://quit no final da playlist reproduzida.

15. Torne o VLC seu player padrão

No Windows XP

Assim que você instalar o VLC no Windows XP, defina-o como seu player de vídeo padrão. Assim, todos os arquivos de vídeo sempre serão reproduzidos nele.

No Windows Vista 7 e 8

Vá em Tools e clique em Preferences. Depois, entre em Interface, clique em Set up associations… e marque a opção All. Pressione Save para salvar as preferências. Agora o VLC passará a ser seu player padrão de vídeos.

No Mac OS

Clique com o botão direito do mouse sobre o tipo de arquivo que você deseja que sempre abra pelo VLC. Feito isso, escolha a opção Get Info. Na opção Open With, escolha a opção VLC e clique em Change All.

Para CD’s e DVD’s clique no ícone da maçã e vá em Preferences e escolha a opção CDs/DVDs. Escolha a opção Other Application e depois VLC.

No Linux

Basta ir em /usr/share/applications/ e editar manualmente os arquivos mimeinfo.cache e defaults.list para associar o VLC aos arquivos que você deseja que ele abra por padrão.

Pronto! Com estas dicas você já pode se considerar um verdadeiro conhecedor do VLC e assim explorar melhor todo potencial do programa.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares