01/11/2014 16h02 - Atualizado em 01/11/2014 16h02

Wasteland 2: confira algumas dicas para mandar bem nos combates

João Moura
por
Para o TechTudo

Wasteland 2 é um game de estratégia em turno, desenvolvido pela InXile Entertaiment e lançada para Windows, Mac e Linux. Em sua mecânica, os jogadores devem prestar atenção na hora dos combates para não dar bobeira e perderem a chance de eliminar seus inimigos. Confira algumas dicas para mandar bem nos combates do game.

Confira o review completo de Wasteland 2

Wasteland 2 (Foto: Divulgação)Wasteland 2 (Foto: Divulgação)

A mecânica de combate em Wasteland 2 é diferente do resto do jogo ao adicionar a configuração de estratégia de turnos quando você entra na batalha. Durante este sistema, você terá seus personagens se movendo e realizando ações com suas quantidades limitadas de Pontos de Ação (AP, em inglês). Cada ação custa AP, seja movendo, atacando, recarregando ou até mesmo curando.

Em cada turno, cada Ranger irá começar com um número de AP. O valor de AP varia e é ligado aos seus atributos. O custo associado com ações que não envolvem o movimento do personagem, como o uso de habilidades e tiros, dependerá do tipo de habilidade e da arma utilizada. Geralmente as armas mais pesadas ou aquelas com maior poder de fogo possuem maiores AP, enquanto que submetralhadoras e escopetas possuem menor custo.

Combates à distância

Uma das coisas mais importantes é saber mirar. Pode parecer bastante básico, mas você terá uma margem muito pequena para o erro. Quando você move seu mouse para cima de um inimigo durante o combate, o ponteiro muda, e você pode apenas apertar o botão esquerdo para atirar.

Procure ter uma linha reta livre entre você e o alvo (Foto: Reprodução)Procure ter uma linha reta livre entre você e o alvo (Foto: Reprodução)

Porém, você deve levar algumas coisas em consideração. A primeira é ter certeza se você possui uma linha direta de tiro. Trace uma linha imaginária do seu Ranger até o alvo. Se houver qualquer obstáculo, ou se o alvo está protegido atrás de alguma cobertura, há uma grande probabilidade de você errar o tiro. Note que fogo-amigo nesse jogo existe, então tome cuidado para não acertar nenhum aliado.

Para conseguir então uma linha de tiro, você terá que se mover. Porém, isto pode acabar lhe expondo, então procure se certificar que o alvo será eliminado com seus tiros. Outro detalhe que os jogadores tendem a esquecer é de recarregar. Caso você clique no inimigo para atirar, mas sua arma esteja sem munição, o seu personagem irá recarregar automaticamente, tomando a mesma quantidade de AP gasta para atirar.

Com relação aos APs, você sempre terá que considerar se possui AP suficiente para se mover e atacar. Caso contrário ficará sem proteção e cobertura para o ataque inimigo. Sendo assim, faça sempre as contas antes de se mover. Procure também se certificar que o alvo está dentro do seu alcance.

Fique atento aos AP necessários para cada movimento (Foto: Reprodução)Fique atento aos AP necessários para cada movimento (Foto: Reprodução)

Apesar disso tudo, você pode ter uma boa linha de tiro e um personagem que mira bem, mas não necessariamente toda bala poderá acertar o alvo. A Chance para Acertar é uma probabilidade de ataque bem sucedido, e é ativada em qualquer ataque feito. Existem muitos fatores que influenciam nessa Chance, mas o principal é a habilidade do Ranger com sua arma.

Além disso, é possível mudar o modo de tiro na tela da arma. Existem alguns armamento que possuem diferentes modos de tiro, como automáticas que podem dar rajadas de três ou cinco tiros. Porém, quanto mais tiro você der, mais AP irá custar.

No caso dos headshot, você terá um bônus na chance de conseguir um dano crítico caso essa opção esteja ativada, porém, irá perder uma grande quantidade de Chance de Acertar. Você deverá usar o headshot apenas quando tiver uma linha muito clara de tiro e em terreno vantajoso.

Seja cuidadoso ao ativar o headshot (Foto: Reprodução)Seja cuidadoso ao ativar o headshot (Foto: Reprodução)

Combater corpo a corpo

Combates corpo a corpo possuem a vantagem de não ter que se preocupar com munições e recarregar, fazendo-o o método mais barato de acabar com seu inimigo. A única desvantagem é que você terá que se aproximar de seu inimigo. Durante este tempo, você não poderá usar cobertura para se proteger dos ataques. Por esta razão, é sempre recomendável que as habilidades corpo a corpo sejam sempre adotadas em mistura com as habilidades de combate à distância.

Você terá que sempre ter seus rangers equipados com armas de emergência para combates corpo a corpo para que possam usá-los quando os inimigos se aproximarem muito de vocês. Essas armas possuem alta probabilidade de acertar além de causar bastante dano.

A sua armadura também é importante de ser pensada, uma vez que a proximidade com o inimigo irá lhe colocar em uma situação bastante vulnerável. Para combatentes corpo a corpo, é necessário um grau mais elevado de armadura, que apesar de absorver mais dano, acaba refletindo na velocidade, tornando-os mais lentos. Porém, esse acréscimo é fundamental para a natureza de ataque que ele possui.

Qual a sua opinião sobre Wasteland 2? Comente no fórum Techtudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares