Media centers

14/12/2014 07h00 - Atualizado em 09/05/2016 17h52

Como ativar e usar Modo Convidado do Chromecast para acesso sem Wi-Fi

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Chromecast possui uma função chamada 'Modo Convidado' que permite usar o dongle do Google sem precisar de conexão à rede Wi-Fi. A ferramenta facilita que amigos espelhem vídeos do celular ou tablet na TV, deixando de lado a necessidade de fornecer a senha de rede. 

Vale a pena trocar o Chromecast de primeira geração pelo de segunda? Descubra

Confira o passo a passo e veja como ativar e usar o Modo Convidado. Vale lembrar que apesar de não ser mais necessário conectar ao mesmo Wi-Fi do Chromecast, o usuário precisar estar próximo ao aparelho. Isso porque o recurso faz a TV emitir ultrassons, que são escutados por apps compatíveis instalados em smartphones ou tablets.

Confira novidades de funções do Chromecast (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Recurso do Chromecast permite conexão com amigos fora da rede Wi-Fi (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

Como ativar

Passo 1. Certifique-se que seu Chromecast está ligado a uma fonte de energia e a uma entrada HDMI na TV, e que seu celular ou tablet esteja na mesma rede Wi-Fi. Em seguida, abra o app oficial do dongle e selecione o aparelho desejado (já que pode haver mais de um);

Selecione o Chromecast e aguarde alguns segundos para se conectar a ele (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione o Chromecast e aguarde alguns segundos para se conectar a ele (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Logo no topo do menu, ative o Modo Convidado e confirme sua escolha na tela seguinte.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Ative o Modo Convidado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o Modo Convidado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Como usar

Passo 1. Abra qualquer aplicativo compatível com o Chromecast, como o YouTube, e toque no símbolo de transmissão no topo da tela;

Comece uma transmissão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Comece uma transmissão (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Escolha o Chromecast a ser conectado e, depois, permita que o app ative o microfone do celular para fazer o pareamento via ultrassom. Use normalmente.

Conecte a um Chromecast próximo por meio de ultrassons (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Conecte a um Chromecast próximo por meio de ultrassons (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Vale lembrar que, embora o dispositivo convidado esteja conectado a uma rede 3G ou 4G para escolher o conteúdo a ser reproduzido, os vídeos serão baixados pelo Chromecast via Wi-Fi, então não há porque temer consumo do pacote de dados.

Você também irá visualizar um PIN na sua TV. O código é uma chave de segurança necessária para validar múltiplas conexões – em alguns casos, o Chromecast poderá pedir essa senha para conectar convidados.

O que levar em conta na hora de comprar um Chromecast? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Charles Paula
    2014-12-15T00:55:22  

    Aparelho inútil... coisa de quem gosta de jogar dinheiro fora...

    recentes

    populares

    • Charles Paula
      2014-12-15T00:55:22  

      "Fogo inútil"- disse o homem das cavernas que não sabia caçar

    recentes

    populares

    • Charles Paula
      2014-12-15T00:55:22  

      hahaha.. boa Gustavo Coutinho

  • Silvia Canabarro
    2014-12-15T01:35:24

    Bom mesmo é aquele site que baixa livro de graça.

  • Sidney Souza
    2014-12-14T21:26:18

    qdo uma TV pode ser investimento ?