Internet

26/12/2014 06h00 - Atualizado em 10/11/2015 11h41

Como evitar trajetos com pedágios e vias expressas no Waze?

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O Waze, popular aplicativo comunitário de mapas para iPhone (iOS), Android e Windows Phone, permite traçar rotas e desviar de obstáculos ou engarrafamentos. Entretanto, para isso, o app calcula sempre o trajeto mais curto, sem considerar a existência de pedágios ou vias expressas com muito tráfego.

Waze: aprenda a ver horários de funcionamento de lojas e restaurantes

Se você não gosta desse comportamento padrão, saiba que é possível fazer com que o Waze também evite pedágios e vias expressas. Dessa forma, apesar de andar um pouco mais, você poderá economizar e não passará por vias muito movimentadas. Veja como ativar a opção.

Como evitar trajetos com pedágios e vias expressas no Waze? (Foto: Marvin Costa/TechTudo)Como evitar trajetos com pedágios e vias expressas no Waze? (Foto: Marvin Costa/TechTudo)


iOS

Passo 1. Toque sobre o ícone do Waze, no canto inferior esquerdo da tela. Em seguida, selecione o botão da engrenagem, no canto superior esquerdo;

Acesse as configurações do Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse as configurações do Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Abra as opções de “Navegação” e, por fim, ative os itens “Evitar pedágio” e “Evitar vias expressas”.

Ativando opção para evitar pedágios e vias movimentadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Ativando opção para evitar pedágios e vias movimentadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Android

Passo 1. Toque no botão localizado no canto inferior esquerdo da tela. No menu do aplicativo, clique sobre o ícone da engrenagem;

Acesse as configurações do Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse as configurações do Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Nas configurações do aplicativo, toque em “Navegação” e, por fim, ative as opções “Evitar pedágio” e “Evitar vias expressas”.

Ativando desvio de pedágios e vias expressas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Ativando desvio de pedágios e vias expressas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Windows Phone

Passo 1. Toque no botão localizado no canto inferior esquerdo da tela. No menu do aplicativo, selecione “Configurações”;

Abra as configurações do Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra as configurações do Waze (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Deslize a tela de configurações para a esquerda e toque em “Navegação”;

Abra as configurações de navegação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra as configurações de navegação (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Por fim, ative as opções “Evitar pedágio” e “Evitar grandes rodovias”.

Ativando desvio de pedágios e vias movimentadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Ativando desvio de pedágios e vias movimentadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Como ativar o áudio do Waze no radio do carro? Descubra no Fórum do TechTudo

Pronto. Aproveite a dica para fugir de pedágios e economizar na viagem ou para evitar vias com muito tráfego.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Claudia Godoi
    2014-12-26T21:41:33

    Waze é ótimo, utilizo a mais de um ano... muito bom

  • Jonalton Fonseca
    2014-12-26T20:51:24

    o waze é bom, porem precisa de internet. ja o oi maps nao precisa esta conectado e funcionada do mesno jeito...

  • Birin Magalhães
    2014-12-26T19:01:13

    Google maps disparado melhor app p transito, esse waze existe a mais de 1 ano e nao vingou nos EUA

  • Claudiney Gomes
    2014-12-26T17:03:48

    Realmente ótimo app! Só acho que vocês editores deviam parar de usar a palava "mágica" aqui no techtudo, pois é uma contradição. Dizer que tal coisa é mágica revela desconhecimento sobre o assunto. Já que mágica ou magia é o contrario de informação, conhecimento e tecnologia. Tudo bem que esta palavra está sendo usada apenas para chamar a atenção e atrair cliques. Mas, na minha opinião, quem escreve sobre tecnologia não pode sair por ai dizendo que as coisas são mágicas. Pra mim, isso pega mau.

  • Cristian Santarosa
    2014-12-26T15:21:12  

    Pedágios é compreensível, mas como o aplicativo tende a indicar a rota mais rápida, qual seria a utilidade de evitar vias expressas?

    recentes

    populares

    • Cristian Santarosa
      2014-12-26T15:21:12  

      a saida das vias expressas são mais longes uma da outra, caso voce entre em um congestionamento nao vai conseguir sair dele, já fora das vias expressas voce consegue driblar o transito!!

  • Denis Carvalho
    2014-12-26T11:39:14  

    ótimo App!! sou de Mariana-MG e uso sempre qdo vou a São Paulo visitar minha familia!!

    recentes

    populares

    • Denis Carvalho
      2014-12-26T11:39:14  

      É necessário internet para usá-lo?

    recentes

    populares

    • Denis Carvalho
      2014-12-26T11:39:14  

      sim, porque é um aplicativo online, por isso ele consegue fazer voce fugir do transito!!