20/12/2014 08h00 - Atualizado em 20/12/2014 08h00

Descubra como identificar o chipset intel do seu computador

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O chipset é responsável por conectar vários componentes de um aparelho, ligando, em um computador, a placa mãe ao processador. Saber qual chipset do seu PC é importante para que você possa comprar peças e até receber o suporte adequado, quando necessário. Por isso, o TechTudo preparou um tutorial para ajudá-lo a descobrir essa informação e até saber mais sobre seu equipamento.

Descubra qual o chipset Intel de seu computador (Foto: montagem/Edivaldo Brito)Descubra qual o chipset Intel de seu computador (Foto: montagem/Edivaldo Brito)

Passo 1: abra o "Painel de Controle". No Windows 8, clique com botão direito do mouse no canto inferior esquerdo da tela e clique em “Painel de Controle”. No Windows 7, basta clicar no botão iniciar e, no menu que aparece, selecionar a opção “Painel de Controle”;

Painel de Controle Windows (Foto: Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse o Painel de Controle do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)


Passo 2: se não estiver, coloque a visualização do Painel de Controle no padrão “Ícones Grandes”. Clique na opção “Gerenciador de Dispositivos”;

Abrindo a opção Gerenciador de Dispositivos no Painel de Controle (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo a opção "Gerenciador de Dispositivos" no Painel de Controle (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3: no Gerenciador de Dispositivos, procure o item  “Dispositivos de Sistema” e clique duas vezes nele;

Localizando e expandindo a entrada Dispositivos de sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Localizando e expandindo a entrada "Dispositivos de Sistema" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4: na lista exibida, procure por um nome de chipset similar à “Intel(R) 7 Series/C216 Chipset Family”, conforme o exemplo da imagem. Essa é a identificação do chipset de seu PC.

Localizando o nome do chipset no Gerenciador de Dispositivos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Localizando o nome do chipset no Gerenciador de Dispositivos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Com esses dados em mãos, você pode descobrir mais informações sobre o chipset e o equipamento, acessando a área de suporte do site da Intel.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dayana Lemos
    2018-07-16T13:17:57

    não encontrei o chipset "intel" ou nada parecido no dispositivos do sistemas. Acho que teria ajudado se você tivesse dito de como identificar e não só encaminhar onde estará o dispositivo.

  • Jairo Holanda
    2017-05-13T02:38:44  

    Olá Edivaldo, queria saber se tem algo com o meu computador, pois não encontrei o Chipset na parte "Dispositivos de sistema"; onde posso encontrar ele??; minha placa-mãe é uma Gigabyte GA-H61M-S1; desde já agradeço pela ajuda

    recentes

    populares

    • Jairo Holanda
      2017-05-13T02:38:44  

      eu também não consegui encontrar!