Internet

08/12/2014 10h00 - Atualizado em 26/07/2018 16h04

Lista tem cinco programas gratuitos para gravar a tela do seu computador

André Sugai
por
Para o TechTudo

Se você precisa gravar a tela do seu computador - seja porque você é um gamer e deseja criar um game play, quer criar um vlog, precisa desenvolver um vídeo tutorial ou por alguma outra razão -, existem alguns programas que podem te ajudar. A maior parte dos softwares destinados a gravação em vídeo no desktop são pagos, mas separamos os cinco melhores softwares gratuitos que podem atender muito bem todas suas necessidades, sem que você tenha que gastar para gravar a tela do computador.

Como gravar vídeos da tela do computador no Windows e no Mac OS



Quer comprar celular, TV e outros aparelhos com desconto? Conheça o Compare TechTudo!

1. CamStudio

O CamStudio permite gravar tudo que acontece na tela do seu computador, incluindo som e captura da webcam, ao mesmo tempo, para que você possa aparecer enquanto captura a tela. Ele ainda salva o arquivo final em .AVI. Também é possível exportar o arquivo em .SWF,  caso você queira um arquivo mais leve - nesse caso fazendo uso do Flash Player para exibir o vídeo em uma página web. O CamStudio é um programa de código aberto e está disponível apenas para Windows.

CamStudio, software para gravação (Foto: Divulgação)CamStudio, software para gravação (Foto: Divulgação)


2. Jing

O Jing é um software que permite, além de gravar o seu desktop, capturar imagens e editá-las adicionando texto e compartilhando o conteúdo para redes sociais. O software só permite capturar cinco minutos de vídeo, sendo indicado para conteúdos pequenos. A exportação suporta serviços como o Screencast.com ou via FTP. O Jing é gratuito e está disponível para as plataformas Mac OS e Windows.

Jing, software para gravação ( (Foto: Reprodução/André Sugai)Jing é uma opção de software gratuito para gravação ( (Foto: Reprodução/André Sugai)


3. Webinaria

O Webinaria é um software de código livre, que também permite capturar m vídeo seu desktop, assim como imagens de sua webcam e o som do microfone. O software conta ainda com um editor integrado e exporta o arquivo final em .AVI com opção de exportação em .FLV. O Webinaria é gratuito e está disponível apenas para a plataforma Windows.

Webinaria, software para gravação ( (Foto: Reprodução/André Sugai)Webinaria, software para gravação ( (Foto: Reprodução/André Sugai)


4. Krut

O Krut Computer Recorder foi desenvolvido em Java, o que faz com que ele rode na maior parte dos sistemas operacionais que existe hoje. O programa exporta o vídeo no formato .MOV e o áudio vem em .WAV, em um arquivo separado.  Isso permite uma maior flexibilidade caso você queira editar o vídeo posteriormente. O Krut roda na maior parte dos sistemas operacionais atuais.

Krut, software para gravação (Foto: Reprodução/André Sugai)Krut, software para gravação (Foto: Reprodução/André Sugai)


5. Ezvid

O Ezvid é um software que, além de capturar em vídeo o que acontece no seu desktop, oferece também um formato especial para gamers chamado de Gamer Mode. O vídeo não pode ser baixado depois que é capturado, mas o software se encarrega de fazer o upload para o YouTube. O Ezvid também oferece um editor de vídeos que conta com recursos de marcação de tela, texto, inserção de áudio, voz sintetizada para leitura de texto, criação de slideshows e muito mais. O software está disponível para Windows.

Ezvid, software para gravação (Foto: Reprodução/André Sugai)Ezvid é um software para gravação mais voltado para gamers (Foto: Reprodução/André Sugai)

Apesar de gratuitos, os softwares desta lista apresentam bons recursos que podem ser utilizados tanto por usuários sem experiência quanto usuários mais avançados. Veja qual é o mais adequado para você.

Como evitar que um filme online fique travando? Veja no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • cristian campos
    2018-04-03T17:15:05

    Existe programa antipirataria? Que detecte algum tipo de gravador de tela?

  • Alan Grisolia
    2017-12-24T11:17:45

    é normal que venha com vírus???

  • Matheus
    2015-04-27T20:11:35  

    1 programa cheio de Malware e vírus.

    recentes

    populares

    • Matheus
      2015-04-27T20:11:35  

      Galera comenta sobre o programa, mas não diz o nome.

    recentes

    populares

    • Matheus
      2015-04-27T20:11:35  

      Idai? vc n quer viros page

  • John Wanderson
    2016-03-26T21:01:38  

    Muito bom !!!! da para configurar resolução, qual parte da tela que quer capturar nos videos, e o áudio ficou excelente.

    recentes

    populares

    • John Wanderson
      2016-03-26T21:01:38  

      qual?

    recentes

    populares

    • John Wanderson
      2016-03-26T21:01:38  

      não te interesssa