04/12/2014 08h00 - Atualizado em 04/12/2014 08h00

Reinstale o sistema original de smarts Galaxy e se livre de defeitos

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Os sistemas operacionais dos smartphones atuais não são à prova de falhas e em alguns casos, o problema é tão grande que nem mesmo um reset de fábrica resolve. A solução é reinstalar o software por completo para tentar recuperar o aparelho. Veja no tutorial a seguir como realizar o procedimento em um dispositivo da popular linha Galaxy, da Samsung.

Android 5.0: adicione um app na tela bloqueada para emprestar o smart

Novo Galaxy S5 traz processador mais potentes para desempenhar melhor em jogos (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Novo Galaxy S5 traz processador mais potentes para desempenhar melhor em jogos (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Reinstale o sistema original de smarts Galaxy e se livre de defeitos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

O processo que descrevemos abaixo requer um computador com Windows e algum conhecimento sobre informática, já que não se trata de algo que deva ser realizado por iniciantes. Se você não estiver seguro, a recomendação é fazer esse procedimento acompanhado ou então prossiga por sua conta e risco.

Passo 1. Baixe e instale no computador o software Kies, caso ainda não o tenha feito. O programa irá incluir na máquina todos os drivers necessários;

Passo 2. Baixe o software Odin, utilizado para fazer a aplicação do sistema original do seu Galaxy;

Passo 3. Baixe a imagem de fábrica – o arquivo original – do seu aparelho. Para isso, vá até o site Samfirmware e procure pelo modelo exato do smartphone, que pode ser conferido no menu “Sobre o telefone”.

O modelo do Galaxy S3, por exemplo, é o I9300. Procure o arquivo correto usando o menu de buscas do site e baixe para seu computador. Tenha cuidado ao escolher, pois instalar a imagem errada pode provocar dano irreversível ao smartphone. A dica é procurar por “Brazil” na coluna “Country/Carrier”;

Procure pelo modelo do aparelho filtrando pelo país (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Procure pelo modelo do aparelho filtrando pelo país (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Após baixar o arquivo para o seu computador, descompacte o ZIP para obter o item no formato TAR.MD5;

Extraia o arquivo md5 do ZIP (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Extraia o arquivo md5 do ZIP (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Desligue seu smartphone Galaxy e acesse o Modo Download pressionando ao mesmo as teclas Volume para Baixo + Liga/Desliga + Menu. Depois que uma tela de aviso for exibida, pressione a tecla Volume para Cima para entrar no Modo Download;

Entre no modo de download do Galaxy (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Entre no modo de download do Galaxy (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Execute o Odin no computador, de preferência com privilégios de administrador, e conecte o Galaxy por meio da porta USB. Uma luz amarela deverá acender na tela do Odin acusando a conexão bem sucedida do aparelho;

Odin mostra luz amarela quando aparelho é conectado corretamente ao PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Odin mostra luz amarela quando aparelho é conectado corretamente ao PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Clique no botão “PDA” e selecione o arquivo TAR.MD5 obtido no Passo 4. Tenha muita atenção, não clique em nenhum outro botão além desse no Odin;

Clique em PDA para incluir o arquivo de imagem ao Odin (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique em PDA para incluir o arquivo de imagem ao Odin (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. Caso esteja seguro de que deseja prosseguir, clique em “Start” para iniciar o procedimento e aguarde alguns minutos;

Inicie o processo e aguarde alguns minutos para que seja finalizado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Inicie o processo e aguarde alguns minutos para que seja finalizado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 9. Ao final, o log do Odin irá acusar o status na última linha (“succeed/failed”), e uma luz verde junto com a legenda “Pass!” irá acender em caso de sucesso, momento em que você pode desconectar o telefone do USB e iniciá-lo normalmente.

Caso haja falhas, execute o tutorial novamente a partir do Passo 6 até conseguir, pois é normal que, mesmo que tudo esteja correto, o programa tenha dificuldades em finalizar a instalação do sistema operacional.

Odin mostra luz verde quando tudo dá certo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Odin mostra luz verde quando tudo dá certo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Vale a pena comprar um smartphone dual chip? Comente no Fórum do TechTudo

Pronto. Depois do reset, o smartphone estará pronto para ser configurado como se fosse novo, tendo eliminado qualquer vestígio de falha de software. É importante ressaltar que, caso permaneça ocorrendo um problema de Wi-Fi, por exemplo, é certo de que há defeito no hardware, situação que obriga a levar o dispositivo a uma assistência técnica.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Erivelto Gomes
    2017-07-19T12:23:27

    Tenho um Galaxy S5 G900m, tento jogar a Rom nele pelo Odin, mas aparece um erro, falha da PIT (partição) já baixei varias PIT, porem não consigo jogar a PIT nele pelo Odin. Alguém já teve esse problema, poderiam me ajudar?

  • Alexandre Juliano
    2015-01-23T10:04:04

    Faltou um detalhe importantíssimo antes de toda essa operação: fazer backup de todos os contatos. Esta operação de reinstalar o Android original é como formatar um HD. Todos os contatos e outros dados armazenados vão para o espaço. Então, muito cuidado ao submeter o celular a este procedimento.