TV

11/12/2014 07h00 - Atualizado em 11/12/2014 09h07

Tecnologia ativa ou passiva? Descubra qual tipo de TV 3D escolher

Danilo de Almeida
por
Para o TechTudo

A tecnologia 3D se torna cada vez mais popular e de qualidade. Nos últimos anos os preços dos equipamentos baixaram, a qualidade aumentou, a experiência ficou mais acessível e os conteúdos disponibilizados no formato cresceram. Hoje, televisores 3D com tecnologia ativa e passiva são os mais comuns nas lojas. Mas, embora os resultados sejam bastante semelhantes, há diferenças entre elas que devem ser consideradas pelo consumidor. O TechTudo explica as tecnologias e te ajuda a escolher a melhor opção para você.

Conheça TVs com ótimo custo-benefício para investir nesse Natal

Tecnologia ativa ou passiva? Descubra qual tipo de TV 3D escolher (Foto: Pond5)Tecnologia ativa ou passiva? Descubra qual tipo de TV 3D escolher (Foto: Pond5)


Como funciona o 3D

A ideia é muito simples. Imagens de ângulos ligeiramente diferentes são mostradas para cada olho, de maneira que o cérebro interprete que a imagem tem volume, assim como no mundo real. É exatamente assim que funcionam os olhos.

Formação de uma imagem 3D (Reprodução: Danilo de Almeida)Formação de uma imagem 3D (Reprodução/Danilo de Almeida)

Faça o teste: Foque sua visão em um objeto próximo. Tampe um dos olhos com sua mão e observe-o por alguns instantes, sem mover seu rosto. Rapidamente, tampe o outro olho e abra o primeiro, ainda mirando este objeto. Perceba como sua visão parece ter mudado de lugar em relação ao objeto. Agora, abra os dois olhos e note como o objeto parece ter mais volume.

Como o 3D necessita de dois olhos para ser percebido, pessoas com visão monocular ou certos problemas oftalmológicos não podem perceber o efeito.

Como funcionam as TVs 3D?

3D ativo

No televisor com 3D ativo, os óculos apresentam baterias e se comunicam com o aparelho através de uma conexão sem fio, normalmente bluetooth. As lentes funcionam como persianas que, sincronizadas à tela da televisão, abrem e fecham alternadamente para cada olho, enquanto o painel passa as duas imagens que formam o 3D, em uma frequência de exibição muito rápida.

Dessa forma, enquanto um dos olhos vê uma imagem, o outro vê nada. Depois, o outro olho vê uma imagem diferente, enquanto a visão do primeiro é bloqueada. Isso acontece em uma velocidade tão rápida que o cérebro não consegue perceber e “acha” que os dois olhos estão vendo imagens diferentes, ao mesmo tempo, o que simula o efeito tridimensional.

Funcionamento do 3D ativo (Reprodução/Danilo de Almeida)Funcionamento do 3D ativo (Reprodução/Danilo de Almeida)

Essa tecnologia oferece alta qualidade de imagem porque cada olho visualiza 1.080 linhas da imagem ao mesmo tempo (considerando que o conteúdo seja uma mídia de alta definição). O usuário também pode se deslocar para cima ou para baixo do nível da TV, sentando-se no chão, por exemplo, sem que o efeito seja perdido, já que o truque consiste em apresentar imagens alternadas para cada olho.

Como contra, o movimento de abertura e fechamento das lentes, embora seja rápido, pode tornar perceptível um efeito de cintilação que, após muito tempo de uso, como ao assistir a um filme de duas horas, pode causar incômodo, cansaço visual e até dor de cabeça. A lente fechada bloqueia toda a luz que entra para um dos olhos, então a perda de brilho e contraste da imagem é evidente, mesmo que a TV esteja configurada com o nível máximo desses elementos. A bateria dos óculos exige recarga, em algum momento e os óculos extras acabam custando caro, o que pode limitar a diversão quando se pretende juntar amigos e família em frente à televisão.

3D passivo

No televisor 3D passivo os óculos não têm baterias. Suas lentes funcionam como filtros de luz. O painel do televisor também conta com uma camada especial que direciona a luz de cada linha da imagem para cada uma das lentes dos óculos, de maneira intercalada. Assim, enquanto metade das linhas da imagem é visualizada apenas pelo olho direito, a outra metade é visualizada apenas pelo olho esquerdo.

Com essa tecnologia, cada olho vê metade da imagem, cada uma de um ângulo diferente, e o cérebro reconstitui a imagem completa, criando o efeito tridimensional.

Funcionamento do 3D passivo (Reprodução/Danilo de Almeida)Funcionamento do 3D passivo (Reprodução/Danilo de Almeida)

Como não existe movimento das lentes, não há efeito de cintilação, o que torna os óculos bastante confortáveis para uso prolongado. A perda de brilho e contraste acontece, mas é menos intensa do que na tecnologia anterior. A ausência de baterias livra o usuário da necessidade de recarregá-las e torna os óculos mais leves, permitindo também a comercialização de lentes do tipo clip-on, que não possuem armação, podendo ser encaixadas sobre óculos comuns. O preço também é um atrativo, já que óculos passivos custam uma fração do preço de óculos ativos, facilitando a diversão em grandes grupos.

Como cada um dos olhos vê metade das linhas que forma a imagem, existe muita discussão sobre o fato de haver uma real alta definição no 3D passivo. A verdade é que apenas olhos extremamente treinados devem notar alguma perda de detalhes. O máximo que se pode perceber é um leve serrilhado em linhas diagonais de alto contraste, mas nada que realmente incomode. Como os óculos são dependentes do filtro de luz que existe na tela, observá-la de cima para baixo ou de baixo para cima não costuma ser uma boa ideia, causando a perda do efeito. O ideal é que todos os espectadores estejam com a cabeça posicionada na mesma altura do centro da tela do televisor.

Qual melhor tipo de TV 3D? Com tecnologia Passiva ou Ativa? Comente no Fórum do TechTudo.

O que é mais importante

O mais importante ao escolher uma TV 3D é avaliar quais características das tecnologias fazem a maior diferença para você. Enquanto uma pessoa pode se sentir tremendamente incomodada com o efeito de cintilação dos óculos ativos, outra pessoa pode preferir um maior ângulo de visualização vertical e maior definição da imagem. O preço dos óculos também pode ser considerado se a pessoa pretende aproveitar o aparelho com toda a família e amigos.

TVs 3D se popularizaram (Foto: Divulgação)TVs com tecnologia 3D se popularizaram (Foto: Divulgação)

O ideal é que o usuário da nova tecnologia possa testá-la antes de fazer a compra. A sensação proporcionada por uma TV 3D só pode ser compreendida ao assisti-la, não é algo que possa ser simplesmente explicado. A percepção é uma experiência muito particular.

A dica é ir até uma loja de departamentos e testar as tecnologias, buscando simular as condições da sua sala de estar, como a altura e distância do sofá em relação à televisão e o uso de mídia de alta definição (Blu-Ray 3D), para aproveitar ao máximo o efeito. Avalie os prós e contras, escolha um aparelho que atenderá à sua necessidade por um bom tempo e divirta-se!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabitus 09
    2014-12-11T11:13:48  

    Para nós consumidores, é simples , vá até uma loja que tenha as duas opções e faça o teste, eu fiz e comprei uma 3D Ativo, na minha humilde opinião, as imagens são bem melhores do que na passiva, faça o teste você mesmo.

    recentes

    populares

    • Fabitus 09
      2014-12-11T11:13:48  

      O problema do ativo é que cansa os olhos. Minha mãe e esposa não conseguem assistir um filme inteiro no ativo (casa dos meus pais), pois ficam com muita dor de cabeça. Já na minha casa, com 3D passivo, assistem sem problemas.

  • Esdras Santana
    2015-12-04T20:31:33

    A matéria esta melhor que algumas que já perdi meu tempo lendo, porém ainda não tirei minha duvida da diferença entre a tela convencional e a 3D. A unica diferença que foi citado no passivo é que a tela possui um filtro, o qual deve se manter na altura horizontal para não perder o efeito. Seria só essa a diferença (o filtro)? E esse filtro deixa o aparelho muito mais caro, por que?

  • Kayky Ajudarte
    2014-12-11T16:03:17  

    A Globo esta sem matérias.. essa tecnologia ja foi explicada trocentas vezes nos ultimos 10 anos. Afz

    recentes

    populares

    • Kayky Ajudarte
      2014-12-11T16:03:17  

      tirei minha dúvida hoje!!!

    recentes

    populares

    • Kayky Ajudarte
      2014-12-11T16:03:17  

      A matéria esta melhor que algumas que já perdi meu tempo lendo, porém ainda não tirei minha duvida da diferença entre a tela convencional e a 3D. A unica diferença que foi citado no passivo é que a tela possui um filtro, o qual deve se manter na altura horizontal para não perder o efeito. Seria só essa a diferença (o filtro)? E esse filtro deixa o aparelho muito mais caro, por que?

  • Marcos Godinho
    2014-12-11T16:07:37  

    que matéria é essa, techtudo??? Estamos de voIta a 2010, é isso??? "A tecnologia 3D se torna cada vez mais popular e de qualidade." HAHAHAHA vcs estão tirando um sarro com a nossa cara, né?? o 3D está MORTO e enterrado, e todo mundo sabe disso!! quem comprar uma tv 3d em pleno 2015 é um perfeito idiota

    recentes

    populares

    • Marcos Godinho
      2014-12-11T16:07:37  

      Não sei de onde você tirou isso, cara. Se você já tem tecnologia de holograma pra assistir filmes, me desculpe, mas nós, meros mortais, temos apenas o 3D.

    recentes

    populares

    • Marcos Godinho
      2014-12-11T16:07:37  

      Ignorante detected !!!

  • Carlos Schneider
    2014-12-11T11:06:29

    Acho a Tv com 3D passivo bem mais comoda, óculos mais leves, n cansam as vistas depois de muito tempo e n perde tanto quesito qualidade de imagem. Usei já o 3D ativo e depois de uma hora já me incomoda, num filme de mais de 2 horas vc se sente ''fadigado''. Apesar da qualidade de imagem ser um pouco melhor se eu quiser apreciar bem detalhes de imagem simplesmente assisto em 2D.

  • Dom Everton
    2014-12-11T13:57:16  

    O 3D ativo é pra homens ativos e o 3D passivo é para gays?... Não entendi.

    recentes

    populares

    • Dom Everton
      2014-12-11T13:57:16  

      isso mesmo, vc acertou, ta entendendo bem a diferença entre ser passivo e ativo né? Prática?

    recentes

    populares

    • Dom Everton
      2014-12-11T13:57:16  

      Independente de ser ativo ou passivo, continuará sendo gay. Então você acha que você comendo um cara gay esta sendo um hétero? Hahahah

  • Joao Jr.
    2014-12-11T13:28:15  

    Comprei uma LG 42LB6500 com 4 óculos na tecnologia passiva e estou totalmente satisfeito. Primeiro porque é uma Smart TV de alta qualidade. Digo em qualidade de imagem e de processamento inteligente. Em relação ao 3D, aluguei 2 filmes, e é perfeito. Nem se nota diferença alguma. E mais uma coisa. No final das contas, você assiste muito poucos filmes em 3D. De qualquer forma, é interessante e muito legal!!!

    recentes

    populares

    • Joao Jr.
      2014-12-11T13:28:15  

      Boa dica João!

    recentes

    populares

    • Joao Jr.
      2014-12-11T13:28:15  

      João, tbm comprei essa TV e gostei bastante. Mas ainda acho q o processador dela um pouco lento e a conexão wifi poderia ser um pouco melhor. Comprei um roteador melhor e mesmo assim sempre fica perdendo conexão. Mas realmente eh uma tv q vale a compra!

  • Andre Czpak
    2014-12-11T16:20:02

    Passivo e Ativo? hummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

  • Bar Refaeli
    2014-12-11T12:11:30  

    GOSTARIA DE SABER QUAL TIPO DE TECNOLOGIA 3D SERIA MELHOR PRA ASSISTIR UM FILME P0RN0??? 3D ATIVO OU PASSIVO???

    recentes

    populares

    • Bar Refaeli
      2014-12-11T12:11:30  

      Se sei explicar na pratica, pode ser Rafaeli?

    recentes

    populares

    • Bar Refaeli
      2014-12-11T12:11:30  

      Depende do tamanho do bimbo ou dos peitos da gata! Bjs!

  • Mel Gibson
    2014-12-11T11:41:24

    É VERDADE Q O PALMEIRAS QUER CONTRATAR O JOEL SANTANA OU OSWALDO DE OLIVEIRA ?

  • Wildarcley Amaral
    2014-12-11T12:14:51

    3d ativo, com certeza. Imagem show demais. TVs smart com séries mais completas, consequentemente com maior frequência de processador da TV, são outro nível de entretenimento. Quem diz que 3D não tem qualidade hj em dia é porque não tem dinheiro pra comprar ou não entende e compra fuleiragem.

  • L86 Rj
    2014-12-11T11:25:09

    Ao contrário do que eu previa, o 3D falhou na indústria. Mas ainda tenho uma esperança com a nova onda que virá em breve: a realidade virtual. Se aparelhos como o Oculus Rift, o Project Morpheus e o Gear VR pegarem no gosto, o 3D voltará à toda, porque certamente é muito mais apreciável nesses dispositivos do que em qualquer TV.

  • Rafael Soares
    2014-12-11T11:18:04

    Tecnologia cara demais. Qualidade não compensa.

  • Fabitus 09
    2014-12-11T11:14:35

    Outra coisa, não cansa em nada os olhos

  • Rodrigo Sanches
    2014-12-11T07:43:30

    Posso estar errado e no momento nem pesquisei. Mas, na tecnologia PASSIVA a imagem não é dividida por ser um olho a Polarização vertical e no outro a Polarização horizontal? Nesse caso a ilustração estaria errada.