21/12/2014 07h00 - Atualizado em 21/12/2014 07h00

Veja como usar o AutoMath e resolva contas com a câmera do Android

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

O AutoMath é um app para Android que resolve fórmulas matemáticas apenas tirando foto delas. A funcionalidade simples e ao mesmo tempo útil pode ajudar de várias formas: estudando para provas, fixando exercícios escolares ou ajudando a conferir cálculos no trabalho. Este guia tem tudo o que você precisa saber para dominar o aplicativo.

Veja praias e bares em tempo real pelo smart com o app Rio ao Vivo

Primeiros passos

Na primeira vez que abrir o aplicativo, você verá um pequeno tutorial com cinco passos. Embora esteja em inglês, ele já fornece uma visão geral do programa e seus principais recursos. Deslize o dedo da direita para a esquerda até que o guia chegue ao fim. Na última tela (5), clique em “Close” para que você possa efetivamente usar o AutoMath.

Telas de tutorial do AutoMath. Destaque para botão Close na tela final (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Telas de tutorial do AutoMath. Destaque para botão "Close" na tela final (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O app então exibirá uma caixa de diálogo perguntando qual modo de escaneamento matemático. O padrão – e o que usaremos por ora – é o “Stardard Math”. Ele suporta fórmulas mais complexas que o “Elementary Math”, porém não consegue ler contas escritas à mão.

Modo de escaneamento Stardard Math selecionado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Modo de escaneamento Stardard Math selecionado (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Fazendo contas

A tela de scanner apresenta um retângulo vermelho ao centro, dentro do qual a equação deve ser posicionada. Você pode ajustar o tamanho na altura e largura para que a conta fique o mais ajustada possível. O AutoMath consegue capturar cálculos digitados no papel ou em displays eletrônicos, como foi o caso usado nos exemplo abaixo.

Para obter o resultado, basta tocar no botão “Answer”, que já aparece destacado em vermelho na parte central inferior do display. A resposta será exibida conforme o print da direita (neste caso, “-292″). Se quiser realizar uma nova operação, o usuário precisa clicar em “New”.

Setas apontam para botões Answer e New, assim como para resposta da conta (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Setas apontam para botões "Answer" e "New", assim como para resposta da conta (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Do lado esquerdo do botão “New” localiza-se o “Edit”. Ele dá acesso à calculadora, que também pode ser aberta clicando no botão “Calc” (ao lado de “Answer”). Esta ferramenta permite realizar diversas tarefas, como desvendar os passos do cálculo até a obtenção do resultado.

Para isso, clique na seta ao lado da operação matemática e selecione “Steps” – esse menu traz ainda como opções exibir expressão numérica, mostrar valor fracionário, copiar equação ou copiar a resposta. As etapas da conta podem ser compartilhadas via Facebook, Google+ e Twitter, ou ainda postadas em qualquer lugar através do link gerado automaticamente.

À esquerda, destaque para seta ao lado da equação. Tela à direita mostra passos da operação (Foto: Reprodução/Raquel Freire)À esquerda, destaque para seta ao lado da equação. Tela à direita mostra passos da operação (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Se você quiser usar a calculadora da maneira tradicional, basta tocar no campo de texto localizado no topo da tela e digitar a equação, apertando o sinal de igual em seguida. A conta e a resposta aparecerão na lista junto com as demais, contando com os mesmas funcionalidades.

Seta indica campo de texto para digitar equação no AutoMath (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Seta indica campo de texto para digitar equação no AutoMath (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Modo Elementary Math

Como dito antes, o modo “Elementary Math” consegue decifrar contas escritas à mão. Mas a funcionalidade ainda está em fase de testes, por isso as operações precisam ser mais simples (apenas soma, subtração, multiplicação e divisão). Neste modo, é essencial o uso da função “Light”, pois ela tornará a imagem mais nítida para o scanner.

Seta destaca botão Light (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Seta destaca botão "Light" (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Também é importante que a escrita esteja forte e a caligrafia seja boa, preferencialmente em letra de forma. Números sobre linhas de cadernos pautados também dificultam o funcionamento do programa, fazendo com que o resultado apresente erro.

Destaque para erro gerado devido à letra fraca, em cursiva e sublinhada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para erro gerado devido à letra fraca, em cursiva e sublinhada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Quais os melhores apps para Android? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares