16/01/2015 06h00 - Atualizado em 16/01/2015 06h00

Como acessar o computador pelo iPhone usando o Chrome Remote Desktop?

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

Lançado recentemente para iOS, o Chrome Remote Desktop é um aplicativo do Google que permite ao usuário acessar o computador usando o iPhone ou iPad. O recurso pode ser útil para prestar suporte a alguém ou controlar o seu computador remotamente, através da Internet. Confira as dicas e veja como configurar a área de trabalho remota do Google em seu computador e acessá-lo pelo celular.

Como usar o Chrome como principal navegador no iPhone ou iPad, sem jailbreak?

Passo 1. No Chrome , acesse a Chrome Web Store e instale o aplicativo “Área de trabalho remota do Google Chrome”;

Instale o aplicativo de área de trabalho remota no Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Instale o aplicativo de área de trabalho remota no Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Feito isso, a página de aplicativos será aberta. Clique sobre o ícone do app de área remota do Google;

Abra o aplicativo de área de trabalho remota (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o aplicativo de área de trabalho remota (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Uma mensagem informa que é necessário autorizar o acesso da área remota ao computador. Para isso, clique em “Continuar”;

Recurso precisa de autorização para acessar o seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Recurso precisa de autorização para acessar o seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Para autorizar o acesso do aplicativo ao seu computador, clique em “Aceitar”;

Permite que o aplicativo acesse o seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Permite que o aplicativo acesse o seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Em seguida, em “Meus computadores”, clique no botão “Primeiros passos”;

Clique sobre o botão para iniciar a configuração (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Clique sobre o botão para iniciar a configuração (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Clique em “Ativar conexões remotas”. Um aplicativo será baixado para o seu computador. Você deve instalá-lo para continuar;

Ativando conexão remota do computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando conexão remota do computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Acesse a página de downloads em seu computador e execute o arquivo baixado. Para instalar o assistente, basta confirmar os alertas de proteção do Windows e aguardar. Nenhuma outra tela de instalação será exibida;

Instale o aplicativo de área de trabalho remota em seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Instale o aplicativo de área de trabalho remota em seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Voltando ao navegador, você precisa criar um PIN de proteção com no mínimo seis números;

Crie um PIN de segurança (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Crie um PIN de segurança (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 9. Caso necessário, clique em “Sim” no alerta do UAC para permitir que o aplicativo faça alterações no computador;

Confirme o alerta do UAC para continuar (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Confirme o alerta do UAC para continuar (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 10. Por fim, confirme o seu PIN e clique em “OK”;

Entre com o PIN para confirmar a sua identidade (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Entre com o PIN para confirmar a sua identidade (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 11. Agora, no celular, execute o aplicativo do Chrome Remote Desktop e toque sobre o nome do computador. Em seguida, digite o PIN que você criou no oitavo passo;

Inicie o aplicativo no celular ou tablet e toque sobre o nome do computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Inicie o aplicativo no celular ou tablet e toque sobre o nome do computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 12. Você poderá controlar o computador pelo celular. Arraste o dedo sobre a tela para mover o cursor do mouse. Um toque rápido com um dedo clica com o botão esquerdo e com dois dedos clica com o botão direito. Você pode travar o clique para arrastar objetos mantendo um dedo pressionado na tela por alguns segundos;

Controlando o computador através do celular (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Controlando o computador através do celular (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 13. Caso precise digitar algo, basta tocar sobre o ícone do teclado no canto superior direito da tela. O botão à direita permite entrar no modo tela cheia;

Usando o teclado para digitar no computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Usando o teclado para digitar no computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 14. Se você precisar entrar com o comando “Ctrl + Alt + Del”, use o último botão da direita. Para encerrar a sessão remota, clique sobre o ícone do “X”, no canto superior esquerdo.

Menu traz opção de Ctrl + Alt + Del (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Menu traz opção de "Ctrl + Alt + Del" (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com o aplicativo, você poderá realizar ações em seu computador ou no de terceiros, sem precisar do acesso físico ao dispositivo, pelo iPhone ou iPad.

Os concorrentes da Apple estão deixando o iPhone para trás? Comente no Fórum

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Vilela
    2017-04-21T23:52:41

    muito bom!!