27/01/2015 13h23 - Atualizado em 27/01/2015 13h23

Como mudar o endereço MAC de um dispositivo ou computador

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O endereço Mac é uma combinação única de letras e números usada para identificar o hardware do computador e controlar o acesso dos dispositivos à rede. Essa informação vem gravada na memória da placa. Mas, com poucas exceções, pode ser modificada usando as ferramentas do próprio Windows.

O que é endereço MAC? Saiba como encontrar

iPhone-no-Mac-OS-X (Foto: Divulgação/Apple)Como alterar o seu endereço Mac (Foto: Divulgação/Apple)


Como se conectar manualmente a uma VPN no Mac

Alterar a identificação do adaptador de rede pode ser útil para isolar e resolver eventuais problemas de conexão com a Internet. Veja duas formas de alterar o endereço MAC no Windows: usando o Gerenciador de Dispositivos e o Editor de Registro do sistema.

Editor de Registro do Windows

Passo 1. Antes de tudo, é necessário anotar algumas informações sobre o adaptador de rede do seu PC. Para isso, no Windows 8, clique com o botão direito do mouse sobre o canto inferior esquerdo da tela e, no menu que aparece, clique em “Prompt de Comando”;

Abra o Prompt de Comando do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra o Prompt de Comando do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na janela do Pompt de Comando, digite “ipconfig /all” (sem aspas) e pressione Enter. Localize o adaptador que você gostaria de alterar o endereço MAC e anote a “Descrição” do mesmo;

Anote o nome da placa de rede do seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Anote o nome da placa de rede do seu computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Ainda no Pompt de Comando, entre com o comando “net config rdr” (também sem as aspas). Dessa vez, anote o código de identificação do adaptador – informação encontrada entre os colchetes;

Anote o código de identificação do adaptador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Anote o código de identificação do adaptador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Agora, abra o “Editor de Registro do Windows”. Para isso, pressione “Tecla Windows + R” e execute o comando “regedit.exe”. Caso uma mensagem do UAC seja exibida, pressione “Sim” para confirmar;

Execute o editor de registro do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Execute o editor de registro do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. No Editor de Registro, abra as seguintes chaves no canto esquerdo da tela: HKEY_LOCAL_MACHINE \ SYSTEM \ CurrentControlSet \ Control \ Class \ {4D36E972-E325-11CE-BFC1-08002BE10318};

Expanda até a última chave da cadeia (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Expanda até a última chave da cadeia (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Clique sobre cada uma das subchaves e, à direita, verifique os itens “DriverDesc” e “NetCfgInstaceId”. Ambos devem conter as informações anotadas no segundo e no terceiro passo;

Localize a chave com os dados do adaptador de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Localize a chave com os dados do adaptador de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Após localizar a subchave com as informações sobre o adaptador de rede do seu computador, clique com o botão direito do mouse sobre ela, na lateral esquerda da janela. Feito isso, crie um novo item do tipo “Valor da Cadeia de Caracteres”;

Crie um novo item do tipo Valor de Cadeia de Caracteres (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Crie um novo item do tipo Valor de Cadeia de Caracteres (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Digite “NetworkAddress” como nome para o novo item e pressione Enter. Por fim, dê um duplo clique sobre ele e, no campo “Dados do valor”, digite o endereço Mac desejado – que deve ser uma combinação de 12 letras e números, sem pontos;

Digite o endereço MAC nos dados de valor do item criado (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Digite o endereço MAC nos dados de valor do item criado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 9. Reinicie o computador para aplicar a alteração. Para conferir o resultado, abra o Prompt de Comando e digite “ipconfig /all”. O endereço Mac é exibido à direita de “Endereço Físico”;

Verificando alteração do endereço MAC (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Verificando alteração do endereço MAC (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Usando o Gerenciador de Dispositivos

Passo 10. Clique com o botão direito do mouse sobre o canto inferior esquerdo da tela e, no menu que aparece, clique em “Gerenciador de Dispositivos”;

Inicie o gerenciador de dispositivos do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Inicie o gerenciador de dispositivos do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 11. No Gerenciador de Dispositivos, expanda o item “Adaptadores de rede” e abra as propriedades do adaptador que você deseja alterar o endereço Mac;

Acesse as propriedades do adaptador de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as propriedades do adaptador de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 12. Abra a guia “Avançado” e localize o item “Endereço Administrado Localmente” ou “Endereço de Rede”. Por fim, selecione a opção “Valor”, entre com o novo endereço Mac – sem pontos – e pressione “OK”;

Alterando endereço MAC da placa de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Alterando endereço MAC da placa de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 13. Reinicie o computador para aplicar a alteração. Caso queira conferir se a dica funcionou, abra o Prompt de Comando e digite “ipconfig /all”. O endereço Mac é exibido em “Endereço Físico”.

Verificando endereço MAC do adaptador de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Verificando endereço MAC do adaptador de rede (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com essas dicas, você conseguirá alterar o endereço Mac do seu computador. Entretanto, nem todas as placas permitem esse procedimento. Caso você não consiga, verifique o manual do seu computador ou entre em contato com o fabricante do adaptador de rede.

Ficou com alguma dúvida? Comente no Fórum do TechTudo.


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • MÁRIO SANTANA
    2015-01-27T16:02:51

    É muito raro alguém ter um problema onde que a unica solução é a troca do Mac Address da placa de rede, sinceramente essa matéria não faz sentido, nem sequer foi exemplificado um caso onde seria útil aplicar está solução. E o pior é que com isso é capaz de uma porção de usuários saírem tentando alterar o Mac de suas placas e aí sim criando problemas.

  • José Rodrigues
    2015-01-27T14:25:48  

    Alterar o Mac Address? Existem motivos maliciosos para isso... Toda placa de rede tem um MAC único. Em teoria não deveriam existir duas placas no mundo com o mesmo MAC. Isso é garantido em parte porque os três primeiros bytes do MAC são únicos para cada fabricante. E como tentar usar duas placas com o mesmo MAC numa mesma rede pode criar uns problemas enlouquecedores, um fabricante não tem nenhum interesse em deixar que isso aconteça com os seus produtos. O MAC é gravado em uma memória EEPROM em todas as placas de rede, desde as pré-plug and play até hoje.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2015-01-27T14:25:48  

      exato.

  • Claudio Shigemi
    2017-10-14T14:20:40

    Se eu formatar o notebook , o MAC address irá mudar também ? ou continuara sendo o mesmo?

  • Renan Vieira
    2016-10-07T19:37:19

    na verdade isso apenas camufla, assim que for feita a reinstalação o mac volta ao original

  • Ubaldo Orneles
    2016-08-02T20:53:54

    Parabéns pelo tutorial, funcionou perfeitamente

  • Rodrigo Duarte
    2016-02-01T20:04:22

    Bom eu gostaria de ajuda , eu estou utilizando o windows 10 e minha placa de rede wi-fi é a D-Link AirPlus G DWL-G510 Wireless PCI , e nas opções de avançados não encontro a opção para alterar o Endereço mac sempre q eu desejar, no driver do dispositivo não apresenta o tal "Endereço Administrado Localmente" , Oque eu devo fazer ?