Utilitários

29/01/2015 09h01 - Atualizado em 02/03/2016 12h47

Java Verify: como verificar qual a sua versão

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O Java Runtime ainda é bastante utilizado pelos sistemas de proteção dos bancos brasileiros. Entretanto, nem todas as aplicações são compatíveis com a versão mais recente do plugin. Se você está tentando acessar um site que só é compatível com uma versão específica do Java, confira como verificar a versão do plugin que está instalada em seu computador com o Java Verify.

Java: Entenda para que serve o software e os problemas da sua ausência

Há dois métodos. Você pode acessar o site oficial (java.com/en/download/installed) ou buscar no seu próprio PC.

Passo 1. Acesse o Painel de Controle. Para isso, no Windows 8, clique com o botão direito do mouse sobre o canto inferior esquerdo da tela e, no menu que aparece, clique em “Painel de Controle”;

Abra o Painel de Controle do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o Painel de Controle do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na janela do Painel de Controle, clique em “Programas”;

Acesse as configurações de aplicativos (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as configurações de aplicativos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Em seguida, abra o item “Java”;

Abra as configurações do Java (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra as configurações do Java (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Na guia “Geral”, clique no botão “Sobre”;

Acessando informações sobre o Java (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acessando informações sobre o Java (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. As informações como versão do Java e número do Update instalado serão exibidos na janela;

Detalhes da versão instalada no computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Detalhes da versão instalada no computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Forma alternativa

Passo 6. Você também pode verificar a versão do software instalado em seu computador acessando a página de testes do Java. Feito isso, clique em “Concordar e Continuar”;

Verificando versão do Java pelo navegador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Verificando versão do Java pelo navegador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Caso o plugin tenha sido bloqueado, permita que ele seja executado. No Chrome, clique sobre o botão à esquerda do menu e clique em “Executar todos os plug-ins”;

Desbloqueando plugin no Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Desbloqueando plugin no Chrome (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Uma mensagem de confirmação do Java deve ser exibida. Pressione “Executar” para permitir que o site execute a aplicação;

Confirme a execução do aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Confirme a execução do aplicativo (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 9. Após alguns instantes, você saberá a versão do Java instalada em seu computador e se há atualização disponível.

Informações sobre o Java instalado no computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Informações sobre o Java instalado no computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Tem como transformar um jogo Java em Android? Comente no Fórum do TechTudo

Pronto! Feito isso, você saberá a versão do Java instalada em seu computador e, dessa forma, se o aplicativo ou site funcionará corretamente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mariana Andrade
    2016-01-25T15:05:07

    Olá! Estou tendo um probleminha ao tentar verificar a versão do Java no meu computador, aparece a seguinte mensagem de erro: erro de aplicação nome: <appleterror> nullpointerexception: null Não tenho ideia do que seja e não consigo encontrar no site do Java algo que possa me ajudar a resolver este problema. Se alguém tiver alguma orientação do que fazer, agradeço muito.

  • Andrey Herchonvicz
    2015-01-29T12:25:44

    Tudo isso para descobrir a versão do Java kkkk. Basta abrir um console (Iniciar / Executar, digitar cmd e enter) e digitar "java -version" (sem as aspas) seguido de um enter