Internet

26/01/2015 10h15 - Atualizado em 26/01/2015 10h15

Como se tornar um usuário beta do Chrome OS e participar de novos testes

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Se você usa ou pretende usar o Chrome OS, pode participar do desenvolvimento do sistema do Google e ajudar a melhorá-lo. Para isso, só é preciso se tornar um usuário beta do sistema. A seguir, você conhecerá o modelo de desenvolvimento do Chrome OS e como fazer para participar de novos testes.

Descubra qual é o melhor Chromebook do mercado brasileiro

Google dá 1 TB de espaço no Drive para guardar arquivos de quem adquirir um Chromebook (Foto: Paulo Alves/TechTudo) (Foto: Google dá 1 TB de espaço no Drive para guardar arquivos de quem adquirir um Chromebook (Foto: Paulo Alves/TechTudo))Chromebook, a linha do Google e parceiros que oferece o sistema Chrome OS (Foto: Paulo Alves/TechTudo)


Para se tornar um usuário beta do Chrome OS e participar de testes, é preciso antes de tudo entender os detalhes de como o sistema é desenvolvido, os benefícios e os procedimentos necessários.

Conheça os canais

Assim como o navegador do Google, o Chrome OS é desenvolvido usando três canais: desenvolvimento, beta e estável. Cada um deles tem sua utilidade e podem ser resumidos assim:

Canal de desenvolvimento:

O principal objetivo desse canal é fazer com que os usuários vejam as novidades o mais rápido possível. Para conseguir isso, esse canal disponibiliza uma versão do sistema com os elementos mais recentes do Chrome OS. Ele é atualizado a cada uma ou duas vezes por semana e por conta disso, mesmo com todos os testes, a versão produzida por este canal ainda está sujeita a erros.

Canal beta:

Menos sujeito a erros, a versão disponibilizada por esse canal possui os próximos elementos e melhorias que farão parte da versão estável. O canal beta é atualizado aproximadamente a cada semana, com atualizações importantes a cada seis semanas, mais de um mês antes delas serem levadas para o canal estável.

Canal estável:

Destino final de todo e qualquer recurso que tenha sobrevivido aos dois primeiros canais, esse canal é o resultado final dos testes da equipe do Chrome OS. Ele é atualizado aproximadamente a cada duas a três semanas para pequenas alterações e a cada seis semanas para alterações importantes.

Quais os benefícios de ser um usuário beta?

Tornar-se um usuário beta significa ser um testador do Chrome OS. Isso porque antes que qualquer alteração no software vá para a versão oficial estável do sistema operacional, ela é testada nas versões beta e de desenvolvimento, que são os canais experimentais do Chrome OS.

Assim, você além de ajudar, tem acesso a elementos e correções mais recentes, podendo experimentá-las antes mesmos da maioria do usuários.

Para ver qual canal você está usando, clique no menu do Google Chrome Chrome menu e selecione Configurações > Ajuda. Seu canal aparecerá depois da indicação da versão.  

Como alternar de canal

Passo 1. Faça login no Chromebook com a conta que foi designada como sendo de proprietário;

Fazendo login com a conta de proprietário (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Fazendo login com a conta de proprietário (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na barra de ferramentas do navegador, clique no menu do Google Chrome Chrome e depois, selecione a opção “Configurações”;

Acessando as configurações do Chrome OS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as configurações do Chrome OS (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na página que aparece, clique na opção “Sobre o Chrome OS”

chromeos-1 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clique na opção indicada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. A seguir, clique no link “Mais informações….”;

Chromeos-2 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clique no link "Mais informações" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)








Passo 5. Para mudar, clique no botão “Mudar de canal….” e depois, escolha um canal na tela que será exibida e confirme;

Chromeos-3 (Foto: Reprodução/ Edivaldo Brito)Selecione a opção 'Mudar de canal" (Foto: Reprodução/ Edivaldo Brito)

Pronto! Agora você já está no canal que queria e pode começar a ver e testar o sistema. Divirta-se e continue contribuindo para melhorar o Chrome OS.

O que você acha do Chromebook? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares