Internet

22/01/2015 06h21 - Atualizado em 22/01/2015 08h56

F.B. Purity: plugin para Google Chrome ‘purifica’ seu feed no Facebook

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Ninguém gosta de ter a timeline do Facebook repleta de lixo e informações indesejáveis. É para acabar com esse problema que o F.B. Purity existe. A extensão para Chrome limpa o feed de notícias da rede social, eliminando spams de jogos, bloqueando propagandas, desabilitando o autoplay de vídeos e escondendo os amigos offline ou pessoas que talvez você conheça, entre várias outras funções. Veja abaixo como usar a ferramenta e mantenha o Facebook do seu jeito.

Veja também: Como entrar no modo desenvolvedor do Google Chrome

facebook-novos-botoes (Foto: Como encontrar pessoas no Facebook usando o número do celular (Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo))Facebook (Foto: Anna Kellen Bull / TechTudo)


Instalação

Primeiro abra a página do F.B. Purity no TechTudo e clique em “Baixar”. Você será direcionado ao site, onde deve pressionar o botão “Install F.B. Purity – Extension” para adicionar a extensão ao Chrome. Uma caixa de diálogo irá aparecer para confirmar a ação, na qual é preciso pressionar “Adicionar”.

Página oficial do F.B. Purity e janela de confirmação para adicionar o plugin ao Chrome (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Página oficial do F.B. Purity e janela de confirmação para adicionar o plugin ao Chrome (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Como usar

Faça login no Google Chrome, caso ainda não esteja logado, e acesse o Facebook. Você verá uma janela pedindo para curtir a página oficial do add-on, mas o procedimento não é necessário para que o complemento funcione. Basta fechá-la para visualizar sua timeline normalmente, que agora exibirá um ícone na barra de ferramentas no topo do feed, bem como links de acesso às funções principais do F.B. Purity logo abaixo da caixa de atualização de status.

Página inicial do Facebook após instalação do F.B. Purity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Página inicial do Facebook após instalação do F.B. Purity (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Clicando no ícone do topo da página você terá acesso à janela com todos os recursos do F.B. Purity. A tela principal é a que aparece logo abaixo, por onde são configuradas principalmente o que esconder ou exibir no Facebook. No exemplo deste guia, escolhemos ocultar as caixas de links/histórias patrocinadas, notificações de jogos e pessoas que você conhece.

Além disso, configuramos a extensão para enviar notificações de exclusão de amigos, incluir um botão de restauração de comentários e corrigir links externos. Clique em “Save and Close” para salvar as alterações.

Funções de esconder ou exibir certos conteúdos em destaque (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Funções de esconder ou exibir certos conteúdos em destaque (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Felizmente o F.B. Purity é muito completo e conta com muitas outras funcionalidades além dessas. Ele permite, por exemplo, limpar seu feed de notícias de fotos e vídeos, caso você só se interesse por texto. Para isso, basta ir em “Newsfeed Filters” e marcar as opções correspondentes, conforme indicado na imagem abaixo.

Perceba que é possível ocultar apenas alguns tipos de mídias, como as compartilhadas ou de upload, e há uma opção que permite desabilitar o autoplay de vídeos.

Destaque para opções de filtros do feed, chamados Newsfeed Filters (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Destaque para opções de filtros do feed, chamados Newsfeed Filters (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Algo muito interessante do plugin é a função “Friend Whitelist”, que possibilita incluir pessoas em uma chamada ‘lista branca’. Os posts desses contatos não serão afetados pelas configurações de filtros do F.B. Purity. Assim, você pode bloquear postagens, fotos e vídeos de quase todo mundo, exceto de determinados amigos.

Friend Whitelist reúne amigos que não serão filtrados (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Friend Whitelist reúne amigos que não serão filtrados (Foto: Reprodução/Raquel Freire)



Navegadores: quais os melhores? Comente no Fórum do TechTud


 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares