Internet

13/01/2015 10h19 - Atualizado em 13/01/2015 10h19

Gmail Labs: 10 apps que vão mudar sua vida

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Muita gente não sabe, mas o Gmail conta com uma série de recursos experimentais que facilitam muito a realização de tarefas do dia a dia. A área, chamada Gmail Labs, traz funcionalidades como acesso a links rápidos, salvar respostas predeterminadas e até cancelar o envio de e-mails. Veja a lista que o TechTudo preparou e conheça as dez melhores aplicações grátis para o e-mail do Google.

Gmail: para onde vai um e-mail arquivado? Entenda como é a função

Gmail Labs tem novidades para o e-mail do Google (Foto: Reprodução/Google)Gmail Labs tem novidades para o e-mail do Google; habilite os apps e descubra (Foto: Reprodução/Google)


1. Links rápidos

Links rápidos oferece atalhos para pesquisas ou mensagens frequentes (Foto: Reprodução/Life Hacker)Links rápidos oferece atalhos para pesquisas ou mensagens frequentes (Foto: Reprodução/Life Hacker)

O recurso “Links rápidos” adiciona uma caixa na coluna à esquerda do Gmail, através da qual é possível acessar qualquer URL marcada como favorita. Ele pode ser usado para salvar pesquisas feitas com frequência e mensagens específicas importantes. Para usá-lo, é preciso ativar no Gmail Labs.

Para ativar os recursos, acesso o link ao lado (mail.google.com/mail/u1#settings/labs).

2. Respostas predeterminadas

Opção Respostas predeterminadas permite salvar textos muito usados (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Opção "Respostas predeterminadas" permite salvar textos muito usados (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O “Respostas predeterminadas” permite salvar textos que você usa regularmente para inseri-los, de forma automática, em mensagens posteriores. Você pode criar categorias de mensagens, bem como enviar e-mails automaticamente utilizando filtros. As respostas poderão ser usadas em qualquer plataforma, inclusive pelo app mobile. O recurso também precisa ser ativado no Gmail Labs.

3. ‘Responder a todos’ como padrão

Gmail pode responder a todos os destinatários como padrão (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Gmail pode responder a todos os destinatários como padrão (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

É possível definir o Gmail para sempre responder a todos os destinatários de uma conversa. Basta ativar a opção nas “Configurações gerais” do serviço. Isso não impede o usuário de responder apenas a um pessoa quando quiser, sendo necessário apenas clicar na seta ao lado do remetente e selecionar “Responder”.

4. Pesquisa do Google Apps

Pesquisa interna do Gmail mostrando resultado do Google Docs (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Pesquisa interna do Gmail mostrando resultado do Google Docs (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Outra funcionalidade presente no Google Labs é a “Pesquisa do Google Apps”. Quando ativado, o recurso faz com que o Gmail exiba os resultados mais relevantes do Google Docs e do Google Sites nas buscas realizadas dentro do e-mail.

5. Enviar e arquivar

Nas configurações gerais do Gmail, há uma opção chamada “Mostrar o botão “Enviar e arquivar” na resposta”.

Botão Enviar e arquivar adicionado à caixa de mensagem (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Botão "Enviar e arquivar" adicionado à caixa de mensagem (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Quando habilitado, o recurso fará com que suas mensagens saiam da caixa de entrada imediatamente após serem respondidas, porém, continuarão na conta. Assim, os e-mails podem ser acessados futuramente, mas não poluem a caixa de entrada.

Como trocar o endereço de e-mail do Gmail? Veja no Fórum do TechTudo. 

6. Ícone de mensagem não lida

Abas do Gmail mostram número de mensagens não lidas na entrada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Abas do Gmail mostram número de mensagens não lidas na entrada (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Ativando o “Ícone de mensagem não lida” no Labs, o Gmail passa a mostrar o número de mensagens não lidas no ícone da guia. O recurso funciona apenas com Google Chrome 6 ou posterior; Mozilla Firefox 2 ou superior e Opera.

7. Avanço automático

Avanço automático faz Gmail pular para próxima mensagem (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Avanço automático faz Gmail pular para próxima mensagem (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Quando se está lendo e excluindo várias mensagens em sequência no Gmail, é irritante ter que voltar toda hora à caixa de entrada para abrir o próximo e-mail. Para solucionar isso, basta ativar a opção “Avanço automático” no Labs. O servidor passará a mostrar automaticamente a mensagem anterior ou próxima, conforme escolhido pelo usuário nas configurações gerais.

8. Prévia de serviços externos do Google

Gmail Labs tem várias funções que oferecem prévia de serviços do Google (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Gmail Labs tem várias funções que oferecem prévia de serviços do Google (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

O Google conta com diversos serviços, e alguns deles podem ser executados diretamente no Gmail, bastando ativá-los no Labs. O “Visualizações do Google Maps em e-mails”, por exemplo, faz com que todos os endereços, em mensagens recebidas, sejam acompanhados dos respectivos mapas. Há funções similares para os serviços Google Voice, Yelp e Picasa.

9. Atalhos de teclado personalizados

Aplicação permite personalizar atalhos de teclado do Gmail (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Aplicação permite personalizar atalhos de teclado do Gmail (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Personalizar atalhos de teclado é sempre uma mão na roda. O Gmail possui uma função para isso, sendo preciso, primeiramente, ativá-la no Labs. Depois, será incluída uma nova aba nas “Configurações”, chamada “Atalhos do teclado”, onde devem ser definidas as teclas e suas respectivas ações.

10. Cancelar envio

Cancelar envio faz com que Gmail espere tempo pré-definido antes de mandar e-mail (Foto: Reprodução/Raquel Freire)"Cancelar envio" faz com que Gmail espere tempo pré-definido antes de mandar e-mail (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Quem nunca se arrependeu de enviar um e-mail? Pois a incrível função “Cancelar envio” existe e está disponível no Google Labs. Quando ela está ativada, o Gmail espera um tempo pré-definido (5, 10, 20 ou 30 segundos, configuráveis pelo usuário) antes de enviar o e-mail. Um botão “Desfazer” aparece durante esse período e, se acionado, a mensagem é cancelada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares