Celular

26/01/2015 07h01 - Atualizado em 26/01/2015 16h50

iPhone 5: veja dicas para aproveitar ao máximo o smartphone da Apple

Gabriella Fiszman
por
Da Redação

O iPhone 5 possui diversas funcionalidades que, muitas vezes, acabam ficando escondidas entre tantos recursos. Foi pensando nisso que o TechTudo preparou uma lista com funções que talvez você desconheça e que servem também para outros modelos populares do smartphone. Assim, você poderá aproveitar ao máximo seu dispositivo Apple. Confira! 

Ainda vale a pena comprar o iPhone 5S? Compare o preço com outros tops

iPhone 5 já foi superado pelo iPhone 6 como o smart da Apple mais esperado nos últimos anos (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Confira funções 'escondidas' no iPhone 5 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



1. Toque para apagar os números da calculadora

calculadora iphone (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)Deslize seu dedo pelo número para apagá-lo (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Se você usa a calculadora do iPhone, provavelmente já percebeu que falta um botão "delete" na ferramenta. Apesar do botão C substituir este recurso, muitas vezes ele não apaga completamente os números digitados, eliminando apenas os últimos algarismos. Mas existe uma forma de apagar os dígitos facilmente. Para isso, basta tocar no número que você deseja excluir e deslizar o dedo fazendo um movimento da direita para a esquerda.

2. Suba ao topo rapidamente

email iphone (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)Para subir uma página até o topo, basta clicar na hora, sinalizada em vermelha na figura (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Se ao procurar algum e-mail antigo, você deslizou a página até o final e agora deseja voltar ao topo do menu, basta clicar no relógio que aparece em cima e você será redirecionado para o começo. Esse truque também pode ser usado ao navegar em uma página da internet. 

3. Mude as configurações de acordo com as suas preferências

iphone acessibilidade (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)Para mudar as configurações, entre em Geral, depois Acessibilidade, como mostra a figura (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

O iPhone permite aos usuários alterarem as configurações de acordo com seus gostos e preferências. Dentro de acessibilidade, existe uma forma de alterar diversos recursos do telefone. Acesse "Ajustes" > "Geral" > "Acessibilidade".

Você encontrará as seguintes opções: "VoiceOver", "Zoom", "Texto grande", "Inverter cores" e "Falar seleção". Para alterar algum deles, basta clicar no nome e apertar três vezes o botão início. 

4. Balance o smart para apagar uma digitação

Escreveu uma mensagem, mas se arrependeu do que disse? Em vez de perder tempo apagando o texto, balance o aparelho e você verá a seguinte mensagem: "Desfazer Digitação". Se você quiser apagar, aperte "Desfazer". Senão, basta aperta "Cancelar". 

desfazer digitação iphone (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)Para apagar uma digitação, basta balançar seu smartphone (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Caso você já tenha apagado a mensagem, mas queira voltar atrás, existe esta opção. Repita o movimento de balançar o iPhone e você vai ver o recurso "Refazer". Clique e seu texto aparecerá novamente digitado. 

5. Acendeu o flash? Chegou uma notificação!

Existe uma função "escondida" no iPhone que permite receber notificações através do flash de LED do smart. Assim, toda vez que chegar alguma mensagem, e-mail, notificações de apps ou até mesmo ligações, você será alertado com uma luz que piscará várias vezes. 

6. Fone de ouvido para tirar fotos

Os fones de ouvido podem servir como um ótimo controle "de selfie". Para isso, basta apertar o botão de diminuir ou aumentar o volume com o app da câmera aberto. Muitos não sabem, mas também é possível tirar fotos apertando o botão de volume do próprio iPhone.

7. Personalize a vibração para cada contato

vibração personalizada iphone (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)O iOS permite que os usuários personalizem o tipo de vibração do aparelho para cada contato (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

O aplicativo Contatos permite que o usuário personalize a vibração do aparelho de acordo com quem está ligando. Para isso, basta entrar na lista de contatos e clicar no nome da pessoa que você deseja alterar o tipo de vibração. Depois, aperte em "Editar" > "Vibração". É uma ótima forma de identificar rapidamente quem está te ligando, sem precisar necessariamente de toques extravagantes.

Os concorrentes da Apple estão deixando o iPhone para trás? Opine no Fórum do TechTudo

8. Tire várias fotos de uma vez só

Para não perder aquele momento especial e ter certeza que ele será registrado, a câmera do iPhone permite aos usuários tirarem várias fotos seguidas. O procedimento é bem simples: basta continuar apertando o botão branco de fotografar. 

9. Truque do ponto final 

Existe um truque bem simples no iPhone que permite pontuar suas frases rapidamente. Para usá-lo, escreva o texto e, ao terminar, aperte a barra de espaço duas vezes. Ao fazer isso, o smart coloca ponto final nas frases, sem você ter que procurar por ele. 

10. Você escolhe quando a música termina

iphone (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)Controle o tempo de suas músicas com este ótimo recurso do iPhone (Foto: Gabriella Fiszman/ TechTudo)

Muitos não sabem, mas o iOS permite parar uma música quando a contagem regressiva do Timer terminar. A funcionalidade é uma boa opção para os que gostam de dormir ouvindo música. Para usá-la, aperte o ícone do relógio e entre em Timer. Depois, aperte em "Ao Terminar" e "Parar reprodução". Assim suas músicas vão parar de tocar automaticamente. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Rodrigues
    2015-01-26T21:38:47  

    Galera, quem não curte Apple é só não comprar! Não sei porque se importam tanto com os produtos da marca, já que acham que são tão inferiores. Quem critica ou nunca teve, ou já teve e não soube usar todas suas funcionalidades, e por pura ignorância fica falando mal. Sem mais.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2015-01-26T21:38:47  

      Exatamente. o famoso "desdenhar do que não pode ter"

  • Wagner Andrade
    2015-01-26T21:32:39  

    Apple é sinônimo de qualidade, durabilidade, suporte ao cliente e bom design. Invejada, as vezes copiada, mas sempre respeitada, Apple é Apple.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-01-26T21:32:39  

      desculpem,,,mas falando serio agora.... jamaios pagaria quase 5 mil, nesase lixo metalico, que so tem marca. sou louco mas não sou burro.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-01-26T21:32:39  

      Apple é Apple... Mesmo sendo dual core e tendo 1GB de RAM, o iPhone 6 detona todos os celulares Android no mercado atual. Sempre foi assim... é qualidade vs quantidade.

  • Anna Oliveira
    2015-01-27T10:28:37

    Para os jovens tudo isso é informação velha. Para nós, que já passamos dos 60 anos e queremos nos manter atualizados tecnologicamente, essas informações são valiosas. Sou apaixonada pelo meu 5 S e confesso que a cada dia nos entendemos melhor. Continuem divulgando essas dicas de boa utilização e garanto que outros da minha idade vão-se sentir bem mais seguros. Bom dia.

  • Fernanda Voi
    2015-01-26T21:34:42  

    Se não fosse a Apple, hoje estaríamos na idade das pedras. A Apple faz... depois o resto copia.

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-01-26T21:34:42  

      Artur Lima ....não é o meu caso......IOS é terrível, preso, nada intuitivo a aplicativos que não são ou não estão associados a marca. Do que adianta uma tecnologia inquestionável presa a um IOS fechado e limitado?

    recentes

    populares

    • Fernanda Voi
      2015-01-26T21:34:42  

      Renato Ciapina, não é o meu caso... Android é terrível, lento, pega vírus a aplicativos que não param de travar. Do que adianta um sistema livre para pegar vírus e malware? É pra enganar os trouxas?

  • Wagner Andrade
    2015-01-27T11:14:34  

    Processador de 64 bits do iPhone é capaz de processar 64 bits por vez, melhorando significativamente seu desempenho. Do ponto de vista técnico, processadores de 32 bits têm a capacidade de somente processar "palavras" (sequência de bits) de até 32 bits, enquanto os de 64 bits podem trabalhar aquelas de até 64 bits, ou seja, o dobro de informações. Mas logo logo, todos os Androids (Androgas) irão (copiar a Apple) fazer seus processadores de 64 bits. Sempre foi assim... Apple sempre na frete da concorrência.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-01-27T11:14:34  

      Falou o comentarista do óbvio ... 64 processa 64 e 32...32.....puxa vida, quanta sabedoria.....

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-01-27T11:14:34  

      Engraçado, o processador de um iPhone 6 é quanto mesmo ? ...dual core 1.2 GHz Sendo que já existem Octa Core 2.7 GHz, Apple sempre inovando...

  • Fábio Sousa
    2015-01-27T09:31:13  

    Só fala mal da Apple quem nunca teve um, O melhor resolução sem igual ...

    recentes

    populares

    • Fábio Sousa
      2015-01-27T09:31:13  

      Apple é Apple e resto é resto... é Qualidade vs Quantidade.

    recentes

    populares

    • Fábio Sousa
      2015-01-27T09:31:13  

      Redundância é Redundância... é Imbecilidade vs Racionalidade

  • Diones Souza
    2015-01-26T17:22:17  

    Alguém quer trocar meu Galaxy SIII + R$ no Iphone 5? Se tiver alguma proposta, só falar! vlw

    recentes

    populares

    • Diones Souza
      2015-01-26T17:22:17  

      Podemos negociar, me chama no whatsapp 11-987194103

    recentes

    populares

    • Diones Souza
      2015-01-26T17:22:17  

      Diones Souza Podemos negociar, me chama no whatsapp 11-987194103

  • Henri Lautrec
    2015-01-26T13:54:15  

    só um tremendo i di ota não conhecia essas funções.

    recentes

    populares

    • Henri Lautrec
      2015-01-26T13:54:15  

      Basta ser um pouquinho mais curioso para descobrir mais uma 10 kkkkkk

    recentes

    populares

    • Henri Lautrec
      2015-01-26T13:54:15  

      285

  • Wagner Andrade
    2015-01-27T07:22:09  

    iphone = só marca = hardware infeior = 4 mil ou seja lixo caro pra tonto comprar. afinal apple é aple.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-01-27T07:22:09  

      ou seja tu eh pobre e fica nesses android ridiculos de 500 pila e de tao amargurado precisa vir falar mal

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-01-27T07:22:09  

      SÓ NAO SEI DAONDE VOCE TIROU ESSE VALOR, 4MIL ? AHN ?

  • Leonel Reis
    2015-01-27T07:47:07  

    Diversão preferida de quem não tem Apple: Falar mal da Apple.

    recentes

    populares

    • Leonel Reis
      2015-01-27T07:47:07  

      vc é japones????? abra o olho,,só burro compra um celular caro como o iphone apenas pelo nome,pelo logotipo de uma maça mordida,,

  • Felipe Rezende
    2015-01-27T08:30:33

    Quem assinou a matéria? Rubens Barrichello?

  • Jefferson Andrade
    2015-01-27T02:28:04

    Quatro meses depois de lançarem o iPhone 6 e 1 ano e 4 meses depois do lançamento do iPhone 5s, o Techtudo tem novidades para o iPhone 5! Kkkkkkkkk

  • Jefferson Andrade
    2015-01-27T02:25:01

    Meu Deus, o Techtudo está cada vez mais amador com dicas que até os animais de estimação já sabiam!

  • Vinicius Martins
    2015-01-27T01:00:40

    Eu tenho os dois ios e android puro .Uso os dois kkkkk

  • Diego Pazin
    2015-01-26T22:46:05

    Tenho um iphone 5, de 64 GB, PRETO, NOVO, pra vender. R$1.700,00. Ainda tá no plástico! Diego Pazin no facebook! Chamem inbox!

  • Wesley
    2015-01-26T22:28:29

    já tive sansung, sony, e agora tenho apple. E pô galera cada um no seu quadrado, cada um tem o que oferecer e no mais é só saber aproveitar o que cada um tem de melhor sem veneração, sem exageros.

  • Iphone Gay
    2015-01-26T21:55:28

    Se não fosse a Xiaomi, hoje estaríamos na idade das pedras. A Xiaomi faz... depois o resto copia.

  • Iphone Gay
    2015-01-26T21:54:37

    Xiaomi é sinônimo de qualidade, durabilidade, suporte ao cliente e bom design. Invejada, as vezes copiada, mas sempre respeitada, Xiaomi é Xiaomi.

  • Jessica Carvalho
    2015-01-26T21:49:44

    Achei o Moto Maxx por R$ 1799 no bizoo . com .br

  • Luis Guimarães
    2015-01-26T21:28:56

    Troco o meu iPhone 6 Plus de 128GB por um carro importado modelo 2015, alguém aceita ?

  • Wagner Andrade
    2015-01-26T14:26:24  

    5 mil, pra ter essas INUTILIDADES???? me poupe.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-01-26T14:26:24  

      Beijinho no ombro!

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-01-26T14:26:24  

      Me mostre um lugar onde o iphone 6 está sendo vendido a 5mil

  • Luiz Santos
    2015-01-26T17:19:13

    se alguem quiser cupons desconto em varias lojas, digite cuponizado no google

  • Kenseiden
    2015-01-26T14:41:55

    Ta de sac4n4gem, né?

  • Felipe Oliveira
    2015-01-26T14:36:56

    O título da matéria está errado. Isso pertence ao iOS 7 e 8, ou seja, todos os aparelhos que tenham estes sistemas operacionais. No caso, do iPhone 4 acima.

  • Jean Magnenat
    2015-01-26T12:11:14  

    No meu 5S na calculadora tenho a tecla AC pra apagar. O resto, foram boas dicas. Obrigado

    recentes

    populares

    • Jean Magnenat
      2015-01-26T12:11:14  

      A tecla C ou AC apaga todo o número digitado, a dica ensina a apagar o último numeral digitado sem apagar o número todo.