28/01/2015 14h00 - Atualizado em 28/01/2015 14h00

Mirror’s Edge: veja dicas de como jogar o game de ação e aventura

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Mirror’s Edge é um jogo de aventura e ação para PS3, PC e Xbox 360 lembrado com muito carinho pelos fãs. Até hoje sem a sequência lançada, mas já confirmada, o game oferece uma campanha cheia de reviravoltas e momentos de tirar o fôlego, já que a heroína Faith é uma acrobata e praticante de parkour, que salta e corre pelos cenários. Confira dicas de como se dar bem neste clássico moderno.

Leia nosso review completo de Mirror’s Edge

Mirrors Edge é um jogo em primeira pessoa cheio de ação (Foto: Divulgação)Mirror's Edge é um jogo em primeira pessoa cheio de ação (Foto: Divulgação)

Inimigos

Tenha em mente que Mirror’s Edge não é um jogo de combate. Apesar de permitir o uso de armas e ter a perspectiva de visão em primeira pessoa, os combates não devem ser valorizados ou priorizados durante as sequências de ação.

Procure evitar os inimigos (Foto: Divulgação)Procure evitar os inimigos (Foto: Divulgação)

Quando pintar um inimigo em sua frente, tente evitá-lo. Corra, despiste-o, livre-se dele. Se não for possível, siga os passos: distrair, golpear para atordoar e/ou desarmar. Nem se preocupe em eliminar todos que encontrar pela frente, não vai lhe render mais “pontos” ou algum benefício.

Objetos vermelhos

Siga tudo que é vermelho pelo cenário. O design do jogo trabalha com cores claras e neutras, em sua maioria, mas as cores fortes e vibrantes, geralmente vermelho ou em tons variados do vermelho, traçam o caminho que você deve seguir em uma fase.

Objetos vermelhos traçam o caminho (Foto: Divulgação)Objetos vermelhos traçam o caminho (Foto: Divulgação)

Essa foi uma forma inteligente de lidar com uma possível vastidão de algum cenário de Mirror’s Edge. Lembre-se que o jogo se passa em uma cidade moderna, por isso pegar um caminho errado ou cair em um abismo sem propósito pode ser comum, se você não seguir o caminho marcado por objetos vermelhos.

Deslizar? Não!

Evite utilizar o “deslizar” de Faith, também chamado de “sliding”, no idioma original do jogo. Isso atrapalha bastante o ritmo da corrida da aventureira, ainda que seja necessário em alguns pontos momentos do jogo.

Evite deslizar, procure pular sempre! (Foto: Divulgação)Evite deslizar, procure pular sempre! (Foto: Divulgação)

O tutorial na primeira fase até te ensina a fazer isso, mas lembre-se sempre que essa é uma ferramenta que deve ser utilizada só em extrema necessidade, quando não é possível saltar ou correr mais.

Conheça seu caminho

Mirror’s Edge é, de certa forma, um jogo de tentativa e erro. É preciso conhecer seu caminho, por onde você vai passar pela fase, pois dificilmente conseguirá avançar da primeira vez. É um game difícil, bem desafiador neste sentido, e por isso é preciso saber onde pisa.

Conheça os mapas de Mirrors Edge (Foto: Divulgação)Conheça os mapas de Mirror's Edge (Foto: Divulgação)

Saltar, correr, deslizar por aí será necessário em vários momentos, e o cenário não muda de acordo com as fases avançadas ou quando você começa de novo. Sim, Mirror’s Edge é um jogo linear, mas isso não é necessariamente ruim, apenas pode frustrar quem tentar passar por ele de primeira.

Combo de movimentos

Não, Mirror’s Edge não é um jogo de luta, mas existem combinações de movimentos possíveis, ou melhor, combos! Combine seus movimentos para uma melhor performance nos cenários. Pule e role na aterrissagem para continuar correndo com velocidade e mais.

Combine bem seus movimentos durante a ação (Foto: Divulgação)Combine bem seus movimentos durante a ação (Foto: Divulgação)

Aprenda a “combar” os movimentos sempre que possível. Encaixe um no outro e você vai sentir que Faith se move de forma bem mais fluida e suave, melhorando seu deslocamento para vencer os obstáculos.

Aprenda a girar 180 graus

Um dos movimentos mais importantes de Faith é, por muitas vezes, esquecido por jogadores, o que pode ser mortal para a personagem e para o seu progresso nas fases. O giro em 180 graus é primordial para se dar bem em movimentos rápidos.

Use e abuse da visão dinâmica (Foto: Divulgação)Use e abuse da visão dinâmica (Foto: Divulgação)

Não perca seu tempo tentando virar manualmente a visão em primeira pessoa de Faith, use e abuse do movimento rápido para não se perder durante o progresso dos movimentos, e assim tenha mais dinamismo no avanço.

Está tonto? Dê um tempo

Mirror’s Edge é um game que pode dar tonteiras. Parece brincadeira, mas é verdade. Por ser em primeira pessoa, sua imersão visual é muito maior do que nos outros jogos, e os movimentos rápidos podem deixar alguns jogadores tontos – por serem rápidos demais!

Não tenha medo de descansar, a Faith não vai fugir (Foto: Divulgação)Não tenha medo de descansar, a Faith não vai fugir (Foto: Divulgação)

É por esse motivo também que a visão de Faith acompanha um pequeno pontinho no centro da tela, para que os olhos do jogador se centrem ali e para que ele não fique tão perdido em tanta coisa para ver nos cenários. Contudo, não hesite em dar um breve descanso se sentir enjoado com a aventura, é normal e esperado.

Qual é seu jogo favorito com zumbis? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Joaquim José
    2015-01-28T15:53:13

    Excelente jogo, uma das melhores surpresas da geração passada. Muito criativo e agradável visualmente, pena que é tão difícil :(