Tablet

22/01/2015 09h00 - Atualizado em 22/01/2015 09h00

Veja como salvar uma página em PDF no iPad de forma simples e rápida

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Se você usa o iPad para navegar e precisa guardar alguma página web como um arquivo no formato PDF, veja como fazer isso usando apenas o navegador Safari, ou seja, sem precisar instalar nenhum aplicativo no tablet.

Programas para abrir e ler PDF no Windows

Aprenda salvar página web no Safari sem precisar de aplicativos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aprenda salvar página web no Safari sem precisar de aplicativos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Salvar página em PDF pode ser muito útil, principalmente quando você estiver precisando documentar algum assunto que está sendo pesquisado na Internet. O procedimento a seguir é bem simples, execute-os apenas uma vez e depois, você já poderá usar o recurso quando estiver navegando. Acompanhe:

Passo 1. Abra o navegador Safari em seu iPad e acesse a página de um site;

Passo 2. Quando a página já estiver totalmente carregada, toque no ícone “Compartilhar”. Em seguida, toque em “Adicionar Favorito” ou “Novo Favorito” (depende da versão), para salvar a página atual como um marcador no Safari;

Colocando um site como favorito no Safari (Foto: Edivaldo Brito)Colocando um site como favorito no Safari (Foto: Edivaldo Brito)

Passo 3. Coloque “Salvar como PDF” no campo do título do favorito e a seguir, toque na opção “Salvar”;

Nomeando e salvando o favorito (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Nomeando e salvando o favorito (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Toque no ícones de “Favoritos” e quando o menu aparecer, toque na opção “Editar”;

Entrando no modo de edição de favoritos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Entrando no modo de edição de favoritos (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Toque no item criado nos passos anteriores, para iniciar a edição dele;

Selecionando o favorito a ser editado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando o favorito a ser editado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Mantenha o nome do favorito como está. Usando o teclado virtual, desca para o campo que contém o endereço do site. Apague o conteúdo desse campo e coloque o comando
<code>javascript:pdf_url=location.href;location.href='http://pdfmyurl.com?url='+escape(pdf_url)</code> . Depois confirme, tocando na tecla “Concluído”;

Alterando link do favorito (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Alterando link do favorito (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Agora, para salvar uma página como PDF, basta acessá-la, abrir a listagem de favoritos, tocar na opção “Salvar como PDF” e esperar o Safari executar o salvamento;

Salvando uma página como PDF (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Salvando uma página como PDF (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Quando finalizar, a página já será exibida como PDF no próprio navegador. Dê um toque nela para fazer aparecer as opções de aplicativos que podem abrir o arquivo. Aproveite e salve o arquivo na biblioteca do seu iPad.

Visualizando o arquivo PDF gerado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando o arquivo PDF gerado (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora que o atalho já foi criado, sempre que precisar, basta fazer os dois últimos passos para salvar a página como PDF.

Como recuperar arquivos do Office, PDF e ZIP danificados? Descubra no Fórum TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares