Produtividade

17/01/2015 06h50 - Atualizado em 02/08/2018 16h49

Como traduzir por foto com o Google Tradutor usando a câmera

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O app do Google Tradutor para Android e iPhone (iOS) usa a câmera do celular para reconhecer e traduzir o que está na frente do dono do aparelho. A função batizada de Word Lens é útil para fazer a tradução por foto de cardápios, placas, mensagens e qualquer conteúdo impresso.

Aprenda a fazer Beat Box com o Google Tradutor

A tecnologia de tradução do Google é tão interessante que exibe a mensagem traduzida com a mesma fonte e o mesmo peso tipográfico (por exemplo, negrito) que a original. Para entender melhor como o recurso funciona e aprender a usá-lo, siga o passo a passo deste tutorial.

Passo 1. Abra o aplicativo do Google Tradutor já atualizado e escolha os idiomas que você quer utilizar. À esquerda, selecione o idioma de origem e, à direita, a língua para qual o texto será traduzido;

Selecione os idiomas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione os idiomas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 2. Em seguida, toque no ícone de câmera na tela principal;

Acesse a tradução via câmera (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse a tradução via câmera (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Aponte a câmera para um texto qualquer, de preferência bem iluminado e com menos curvas possíveis. Quanto mais legível forem as letras mais eficaz será a tradução;

Aponte o telefone para um texto em inglês (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Aponte o telefone para um texto em inglês (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Confira o resultado direto na tela de forma imediata. Para melhorar a tradução, tente alinhar melhor o telefone com o texto focado;

Quase instantaneamente, a tela exibe a tradução em português (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Quase instantaneamente, a tela exibe a tradução em português (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


O Google Tradutor é confiável? Opine no Fórum do TechTudo.

Passo 5. Use os botões “Pausar” para parar de rastrear imagens e fixar a tradução na tela; “Importar” para traduzir uma foto tirada anteriormente e “Digitalizar” para gerar uma imagem salvável a partir da tradução realizada com o Google Tradutor.

Pronto. Agora basta praticar para entender melhor qual o tipo de texto o aplicativo identifica melhor, embora seja esperado que a precisão melhor com o tempo. A tradução para português a partir da imagem da câmera de forma imediata só funciona, por enquanto, com textos em inglês.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Walter Carneiro
    2015-01-17T08:36:25

    Existem vários recursos de Voz no TouchWiz+Android do meu Galaxy K Zoom que poderiam muito bem dispensar o uso forçado da Internet, como por exemplo o Comando de Voz do Telefone para uma chamada de Contato já cadastrado no sistema. Uma falha imperdoável do TouchWiz+Android que diminui muito a importância e a usabilidade de certos Apps interessantes disponibilizados pela SangSumga... Espero que ela acorde em tempo, antes que outras "brands" lhe passem a perna. Potencial a Samsung tem para melhorar seus Apps, basta apenas um pouco mais de esperteza.