Celular

07/02/2015 06h00 - Atualizado em 07/02/2015 06h00

Aprenda a formatar e liberar espaço no Xperia J, smart da Sony

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Xperia J é um smartphone de entrada da Sony que oferece um pacote modesto de configurações, entre elas uma memória interna de somente 4 GB. Por isso, é comum que em pouco tempo de uso ela já não ofereça espaço suficiente para guardar fotos ou até atualizar apps. Se você quer liberar o armazenamento do telefone, confira como formatá-lo de vez e começar tudo do zero.

Como fazer backup de aplicativos Android

Antes de realizar o procedimento, realize um backup de todo o conteúdo guardado no aparelho. Há várias formas de fazer isso, desde conectá-lo a um computador para mover os arquivos das pastas manualmente, até usar apps como o Titatinum Backup e o Helium. Não se preocupe com agenda de contatos ou senhas de rede Wi-Fi: tudo já é gravado pelo Google na nuvem.

O procedimento a seguir, que serve para qualquer modelo de smartphone da linha Xperia da Sony, irá se livrar de tudo, incluindo arquivos inúteis que não podem ser acessados pelo usuário da maneira usual – daí a utilidade da formatação.

Passo 1. Acesse as configurações do seu Xperia, que pode ser feito por meio da aba “Configurações rápidas” na cortina de notificações;

Entre nas configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Entre nas configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Navegue até o item “Fazer backup e redefinir”;

Acesse o menu de backup e redefinição (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse o menu de backup e redefinição (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Toque em “Restaurar padrão de fábrica”;

Selecione a última opção da lista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione a última opção da lista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Leia atentamente aos avisos na parte superior e revise as informações que serão excluídas do dispositivo;

É possível aumentar a velocidade da Internet no Android? Veja no Fórum

Fique atento aos dados que você irá perder (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Fique atento aos dados que você irá perder (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Arraste a tela até o rodapé e marque a caixa ao lado de “Apagar armazenamento interno”. Depois, selecione “Redefinir telefone” e confirme sua escolha na janela pop-up.

Apague tudo e depois redefina o telefone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Apague tudo e depois redefina o telefone (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Agora bastará esperar alguns minutos até o fim do processo, que é realizado de forma autônoma pelo Android. Ao final, você terá que inserir sua conta Google novamente para recuperar seus dados. O Google Play fará o download automaticamente dos aplicativos, mas você tem sempre a opção de recuperar o backup feito anteriormente para não depender de conexão à Internet.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Taynah Martins
    2015-09-27T10:59:30

    Olá, não consigo formatar o meu Sony Xperia porque no lugar de apagar armazenamento interno, aparece a opção apagar cartão sd