Câmera

10/02/2015 08h00 - Atualizado em 10/02/2015 08h00

Aprenda a formatar o cartão SD da GoPro manualmente, no Windows ou MAC

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

Problemas causados pelo cartão SD são alguns dos motivos para fazer sua GoPro não funcionar, sendo preciso formatá-lo nesses casos. Existem duas maneiras de fazê-lo, utilizando a interface da própria câmera ou o computador. O TechTudo preparou um tutorial para ensinar como fazer, confira

GoPro: novas câmeras chegam em março no Brasil com preço acessível

Ligue sua GoPro com o cartão SD inserido  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Ligue sua GoPro com o cartão SD inserido (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Formatando a com a GoPro

Formatar o cartão microSD direto na GoPro é muito simples. Durante nossos testes utilizamos a câmera HERO 3+ Black Edition, mas o mesmo procedimento se repete nos modelos HERO 2 e HERO 4.

Passo 1. Ligue a câmera com o cartão SD inserido.

Passo 2. Pressione o botão frontal (Power) repetidamente até visualizar o ícone da chave inglesa na tela.

Pressione o botão frontal até aparecer o ícone da chave inglesa  (Foto:  Juliana Pixinine/TechTudo)Pressione o botão frontal até aparecer o ícone da chave inglesa (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Passo 3. Pressione o botão na parte superior da câmera (Shutter) apenas uma vez.

Pressione o botão superior apenas uma vez  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Pressione o botão superior apenas uma vez (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Passo 4. Pressione o botão frontal repetidas vezes até visualizar a lixeira e, em seguida, o botão superior para selecionar o ícone.

Pressione o botão frontal até visualizar o ícone da lixeira e selecione com o botão superior ( (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Pressione o botão frontal até visualizar o ícone da lixeira e selecione com o botão superior ( (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Passo 5. Aperte o botão power (frontal) até “ALL/Format” estar em destaque e selecione ele com o shutter (superior).

Pressione o botão frontal até “ALL/Format” estar destacado e selecione-o  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Pressione o botão frontal até “ALL/Format” estar destacado e selecione-o (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Passo 6. Pressione o power (frontal) até “YES” ficar em destaque. O LED da câmera e o ícone da lixeira piscarão para indicar que o cartão está sendo reformatado.

O LED pisca junto com o ícone da lixeira para indicar que o cartão está sendo formatado  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)O LED pisca junto com o ícone da lixeira para indicar que o cartão está sendo formatado (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Passo 7. Pronto. Para certificar-se de que o procedimento funcionou, desligue a câmera e ligue novamente. O contador de arquivo deve mostrar 00. Feito isso, tire uma foto para confirmar que seu cartão foi reformatado com sucesso.

Em seguida, desligue e ligue novamente a câmera e certifique-se de que o contador de arquivo mostra 00  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Em seguida, desligue e ligue novamente a câmera e certifique-se de que o contador de arquivo mostra 00 (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Formatando com computador Windows

Além de formatar o cartão microSD da GoPro através da tela da mesma, também é possível fazê-lo no computador Windows ou Mac. Essa forma é a solução quando o cartão está com problema e acaba impedindo a GoPro de ligar. Veja como fazer:

Passo 1. Ligue seu computador com o cartão SD conectado, clique em “Iniciar” e selecione “Computador”.

passo1Ligue o computador e, no menu “Iniciar”, clique em “Computador” (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Passo 2. Com o botão direito do mouse, clique no seu cartão na “Dispositivos com Armazenamento Removível” e selecione “Formatar”.

passo2Com o botão direito do mouse, selecione “Formatar” no seu cartão SD (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Passo 3. Com a aba de formatação aberta, verifique se o sistema do arquivo está selecionado corretamente. Ele deve ser definido para FAT32 para cartões SD de 32 GB e EXFAT para os de 64 GB. Feito isso, escolha “Formatação Rápida” e clique em “Iniciar”.

passo3Verifique se as informações estão corretas, selecione “Formatação Rápida” e clique em iniciar (Foto: Reprodução/Juliana Pixinine)

Pronto, seu cartão será reformatado. Para se certificar de que a formatação foi feita com sucesso, tire uma foto para testar.

Qual é o melhor concorrente da GoPro do mercado? Veja opiniões no Fórum do TechTudo.

Formatando com Mac:

Passo 1. Ligue seu Mac, insira o cartão SD com um conector e abra o “Utilitário de Disco”.

apasso0Ligue seu Mac com o cartão inserido e abra “Utiltário de Disco” (Foto: Reprodução/BrickHouse Security)

Passo 2. Localize seu cartão SD do lardo esquerdo da janela. Provavelmente estará identificado como “Sem Nome” ou “Sem Título”. Renomeie para o que preferir.

apassoSelecione seu cartão SD e renomeie-o (Foto: Reprodução/BrickHouse Security)

Passo 3. Selecione o menu “Formatar”. Escolha “MS-DOS (FAT)” se o cartão for de 32 GB ou menos, e “ExFAT”, caso o cartão seja de 64GB.

apasso1Selecione o formato e confirme (Foto: Reprodução/BrickHouse Security)

Passo 4. Clique em “Apagar”.

apasso3Clique em “Apagar” (Foto: Reprodução/BrickHouse Security)

Passo 5. Aparecerá uma mensagem na tela pedindo para confirmar a operação. Clique em “Apagar” e, pronto, seu cartão SD será reformatado.

apasso4Clique em “Apagar” para confirmar e iniciar a formatação (Foto: Reprodução/BrickHouse Security)

Pronto! Agora você já sabe as diferentes formas de como formatar o cartão SD da sua GoPro.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares