Internet

19/02/2015 06h50 - Atualizado em 19/02/2015 07h55

Como desativar o Prompt de Comando no Windows

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Prompt de Comando é uma ferramenta do Windows que pode ser usada para executar várias ações, inclusive tarefas administrativas avançadas como manipular o sistema operacional e seus programas e executar arquivos em lote. Por isso,  se você é um administrador de sistema e não quer que seus usuários mexam com o Prompt de Comando, o melhor a fazer é desativar esse recurso. Para ajudá-lo, o TechTudo mostra abaixo como fazer isso no tutorial.

Como fazer downgrade do Windows 8.1 para Windows 7

Aprenda a desativar o Prompt de comando no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aprenda a desativar o Prompt de comando no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 1. Clique no menu Iniciar e digite gepedit.msc no campo de busca. Quando aparecer o aplicativo na listagem do menu, clique para executá-lo;

Executando o Gpedit no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Gpedit no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na janela do Editor de Diretiva de Grupo Local, clique na seta ao lado da opção “Configuração do Usuário”.  Clique na seta ao lado de “Modelos Administrativos” e faça o mesmo em “Sistema”. Finalmente, clique duas vezes no item “Impedir acesso ao prompt de comando”;

Acessando a opção de desativação no Gpedit (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção de desativação no Gpedit (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na janela que será exibida, marque a opção habilitado. Se você também quiser desabilitar a execução de scripts (arquivos .bat, .cmd e etc), clique na seta abaixo de “Desativar o processamento do script do prompt de comando também” e selecione a opção “Sim”. Depois, clique no botão “OK” para salvar as alterações.

Habilitando a opção que desativa o Prompt de comando no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Habilitando a opção que desativa o Prompt de comando no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Como formatar o PC e reativar o Windows 7 original? Comente no Fórum do TechTudo

Passo 4. Feche o programa e estará pronto.

Passo 5. Se depois você quiser reativar o Prompt de Comando, basta inverter o processo, marcando a opção “Não configurado” ou “Desabilitado”.

Pronto! Agora que a mudança foi feita, você evitará que alguém possa fazer qualquer tipo de alteração via Prompt de Comando, pois ao tentar executá-lo, o usuário verá apenas a janela do programa e a mensagem “O prompt de comando foi desativado pelo seu administrador.”

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares