03/02/2015 07h40 - Atualizado em 03/02/2015 07h40

Como enviar um e-mail com muitas fotos anexadas; veja soluções

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Fotos hoje são são muito compartilhadas nas redes sociais, mas ainda há muita gente que prefira o bom e velho e-mail. O problema é que, por vezes, o envio pode demorar, especialmente se os arquivos forem pesados demais. Por isso, vale a pena tentar meios alternativos de mandar fotos para seus contatos. Confira a lista de opções que preparamos.

Desligue o Windows por e-mail usando comando do Outlook

windows-10-computador-1 (Foto: Reprodução)Enviar fotos por e-mail pode ser mais simples do que se imagina (Foto: Reprodução)


Em geral, qualquer serviço de e-mail permite enviar até 10 MB de arquivos em uma única mensagem. Alguns, como o Gmail, sobem esse limite para 25 MB, mas só se o destinatário também tiver uma conta do Google. Se você quiser extrapolar esse tamanho, será necessário compactar seus arquivos antes de anexá-los ou usar serviços de armazenamento em nuvem.

Gmail + Drive

No Gmail, anexe arquivos usando o Google Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)No Gmail, anexe arquivos usando o Google Drive (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Se você tem um e-mail do Gmail, a maneira mais simples de mandar anexos sem se preocupar com o tamanho das fotos é por meio dos 15 GB gratuitos do Google Drive. Para isso basta abrir o Drive logado com sua conta do Google e criar uma pasta com as fotos que deseja mandar. Em seguida, na tela de nova mensagem do Gmail, clique no ícone do Drive e insira a sua pasta.

O destinatário poderá acessar livremente o conteúdo enviado por e-mail, assim como um anexo, mas fazendo tudo por meio do próprio navegador, podendo salvar no PC só o que lhe interessar. Dessa maneira, você economiza tempo de carregamento e, de quebra, espaço na caixa de entrada do seu amigo ou colega de trabalho.

Outlook + OneDrive

No Outlook, anexar imagens via OneDrive é a melhor opção (Foto: Reprodução/Paulo Alves)No Outlook, anexar imagens via OneDrive é a melhor opção (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Se você for usuário das ferramentas da Microsoft, o mesmo vale para o dueto Outlook e OneDrive, que também oferece 15 GB de graça. A criação de pastas com as suas fotos pode ser feita diretamente na tela do desktop de um computador com Windows. Para isso, procure o ícone do OneDrive no Windows Explorer e mova todas as imagens para o diretório.

No Outlook.com, encontre o botão do OneDrive e selecione as pastas que você criou no computador – lembre-se de aguardar um tempo para que as mudanças feitas no PC sejam atualizadas na web. A pessoa que receber o e-mail poderá baixar o conteúdo para sua máquina, e você ainda poderá modificar os itens online mesmo depois de enviar a mensagem.

Dropbox, Box e WeTransfer

Há outros serviços de armazenamento na nuvem que você deve também considerar na hora de enviar fotos e outros arquivos por e-mail. No Dropbox e no Box, por exemplo, basta criar uma conta e incluir seus arquivos usando a interface web ou no computador (Windows ou Mac).

Em serviços como WeTransfer é possível subir arquivos maiores, de até 2 GB, e, às vezes, sem precisar criar uma conta com e-mail e senha.

Em ambos os casos, obtenha um link de compartilhamento, cole-o no corpo do e-mail e deixe sua mensagem tão leve para enviar quanto no Gmail ou Outlook, mesmo que você utilize qualquer outro cliente de e-mail, como Yahoo ou sua conta empresarial.

Deixe seus arquivos menores

Como envio arquivos grandes pela internet? Comente no Fórum do TechTudo

Uma alternativa é compactar as fotos para diminuir o tamanho total do anexo. Os principais programas para isso são WinRAR, WinZIP e 7-Zip, este com a melhor taxa de compressão dos três. Caso você não consiga chegar no mínimo de 10 MB ou 25 MB com uma só compactação, a dica é criar vários arquivos a partir de uma mesma pasta.

A desvantagem é que você terá que enviar várias mensagens e obrigar o destinatário a descompactar só quando receber todos os itens. Mas, se sua rede local não permite acessar esses sites de serviços de armazenamento em nuvem, essa poderá ser sua única chance de mandar arquivos grandes por e-mail.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares