09/02/2015 15h32 - Atualizado em 09/02/2015 15h32

Como fazer downgrade do Windows 8.1 para Windows 7

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Se você não gostou do Windows 8/8.1 ou prefere usae o Windows 7, é possível fazer o downgrade  e “voltar” para a versão mais antiga do sistema. Claro, você precisa ter uma licença do Windows 7 original para poder fazer isso. Depois, basta seguir os passos deste tutorial do TechTudo; veja dica.

O que são os direitos de downgrade do Windows e quais versões suportam

Aprenda a fazer o downgrade do Windows 8 para o 7 (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)Aprenda a fazer o downgrade do Windows 8 para o 7 (Foto: Montagem/Edivaldo Brito)

Antes de começar, é importante lembrar que depois do processo, talvez você precise instalar algum driver. Para ajudá-lo nisso, você pode consultar esse tutorial do TechTudo.

Agora que você já está preparado, vamos ao procedimento:

Passo 1. Faça uma cópia de seus arquivos pessoais;

Passo 2. Coloque o disco de instalação do Windows 7 na unidade;

Passo 3. No Windows 8, abra o Explorer e clique no item “Meu computador”. A seguir, dê um clique duplo na unidade onde está o instalador do Windows 7;

Iniciando o instalador do Windows 7 (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o instalador do Windows 7 (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Quando for solicitado a autorização para executar a mídia, informe o usuário e senha do administrador do Windows ou apenas clique no botão “Sim”;

Autorizando o instalador do Windows 7 (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Autorizando o instalador do Windows 7 (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na primeira tela, clique na opção “Meu idioma é português (Brasil)” ou outra linguagem que você queira usar;

Escolhendo a linguagem do instalador do Windows 7 (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo a linguagem do instalador do Windows 7 (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Em seguida, escolha as opções de localização (idioma, formatos e layout de teclado). Depois, clique no botão “Avançar”;

Escolhendo as opções de localização do Windows 7 (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo as opções de localização do Windows 7 (Foto: reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Na próxima tela, apenas clique na opção “Instalar agora”;

Iniciando a instalação do Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando a instalação do Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Na etapa seguinte, será necessário escolher entre baixar as atualizações do sistema durante ou depois da instalação.

Clique na primeira opção, para deixar a instalação mais completa, porém, demorada. Se não tiver uma conexão de Internet ou quiser fazer uma instalação mais rápida, clique na segunda opção;

Baixando atualizações antes de instalar o Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Baixando atualizações antes de instalar o Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Na janela seguinte, aceite os termos de uso do sistema (marcando a opção correspondente) e clique no botão “Avançar”;

Aceitando os termos da licença do Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Aceitando os termos da licença do Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 10. Em “Que tipo de instalação você deseja?”, clique na opção “Personalizada (avançada)”;

Escolhendo a instalação Personalizada do Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo a instalação "Personalizada" do Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 11. Na tela de definição do local de instalação do Windows 7, clique na partição onde está o Windows 8 e depois, clique no botão “Avançar”.

Será exibida uma pequena janela informando que a instalação anterior será guardada em uma pasta. Clique no botão “OK” para continuar com a instalação;

Escolhendo a partição onde será instalado o Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo a partição onde será instalado o Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 12. A partir desse ponto, tudo que você precisa fazer é aguardar, pois o instalador irá preparar, copiar e instalar os arquivos e isso demora um pouco;

Instalador do Windows 7 iniciando o downgrade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Instalador do Windows 7 iniciando o downgrade (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 13. Passada a fase da instalação e algumas reinicializações, informe o nome do usuário e do PC para o instalador. Depois, clique no botão “Avançar”;

Digitando o nome do usuário e do PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Digitando o nome do usuário e do PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 14. Agora, digite a senha do usuário duas vezes e depois escreva uma dica para essa senha que só você saberá. Para continuar, clique no botão “Avançar”;

Digitando a senha do novo usuário (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Digitando a senha do novo usuário (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 15. Na tela a seguir, informe a chave de ativação ou deixe em branco para ativar depois. Novamente, clique no botão “Avançar”;

Preenchendo a chave de ativação do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Preenchendo a chave de ativação do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 16. Escolha uma das opções de atualização do sistema para melhorar a segurança e então, clique no botão “Avançar”;

Escolhendo a configuração das atualizações do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo a configuração das atualizações do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 17. Configure as opções de data e hora do sistema e para continuar a instalação, clique no botão “Avançar”;

Escolhendo as configuração de data e hora do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo as configuração de data e hora do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 18. Por fim, se for necessário, selecione o tipo de rede que o sistema usará para a conexão atual, clicando em um dos itens. Em poucos minutos, você verá a área de trabalho do Windows 7 e estará terminada a instalação;

Escolhendo a configuração da rede do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo a configuração da rede do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 19. Com a instalação finalizada, abra o Explorer e vá na pasta “Windows.old”. Dentro dela você encontra todos os arquivos da instalação do Windows. Os arquivos pessoais dos usuários ficam dentro da pasta “Windows.old/usuários”). Copie os arquivos dessa pasta (ou use a cópia que você fez) para a sua nova pasta de usuário, para começar a usar o sistema como você já fazia no Windows 8.

Acessando a pasta de arquivos da instalação antiga (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a pasta de arquivos da instalação antiga (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Você já está com o Windows 7 instalado e seus arquivos exatamente como estavam no Windows 8.

Por que meu Office 2007 dá erro na instalação? Comente no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ruan Miranda
    2015-02-09T17:31:21  

    Pensei que seria um esquema diferente ou sei lá.... o que foi feito é uma simples reinstalação do sistema por cima do 8. Mas de qualquer forma para os leigos no assunto é interessante - se tiverem a Mídia em mãos. Novamente, matéria boa, mas de qualquer forma será grana no bolso dos técnicos de informática hehehe

    recentes

    populares

    • Ruan Miranda
      2015-02-09T17:31:21  

      concordo com você. acho que o rapaz do blog tem alguns probleminhas pois pensei que fosse algo sem cd apenas volta o sistema sete ou seila meio que uma desatualização.

  • Danilo Boas
    2015-04-13T17:21:30

    Olá. O processo da ativação que não foi finalizada eu vou fazer com o serial do 8/8.1 e conectado na internet correto? Se não for assim como devo proceder? Desde já agradeço o retorno.

  • Reinaldo Filho
    2015-02-12T17:38:16

    Só um maluco para preferir Windows 7 em vez do Windows 8.1 no qual tenho um aumento de mais de 27FPS em jogos, um boot em menos de 1,7 segundos, tudo rápido, gráficos na hora de copiar arquivos, mais estabilidade, mais segurança, se o cara não gostou do Metro (eu gostei), arranca ele com um classic shell, pronto, resolvido.

  • Fabricio Silva
    2015-02-09T17:44:46

    o jeito mais simples é format c:/

  • Geraldo Gomes
    2015-02-09T17:00:08

    Reportagem muito útil e importante. Milhares de pessoas irão fazer isto.