Celular

01/02/2015 07h50 - Atualizado em 02/09/2015 15h27

iPhone 5S: veja dicas e descubra como saber se é original ou réplica

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Com a chegada do iPhone 6 e a redução do preço das versões antigas, a procura pelo iPhone 5S de segunda mão tende a aumentar. Por isso, conhecer as características do smartphone da Apple para saber se é original pode diminuir os riscos de ser enganado e comprar uma réplica.

Comprou um iPhone 5S? Confira dicas para usar e tirar o máximo do smart

Testar os apps pré-instalados, conferir a tonalidade das cores do aparelho e tentar sincronizar o iTunes com um MacBook são algumas maneiras de identificar se o iPhone é verdadeiro ou falso. Veja as dicas abaixo e descubra como evitar essa cilada.

iPhone 5S tem melhores dimensões (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: iPhone 5S tem melhores dimensões (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Aprenda a descobrir se um iPhone 5S é original ou falso (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

IMEI

Uma das maneiras mais simples de verificar a autenticidade de um iPhone é conferindo o IMEI escrito na parte de trás do aparelho - logo abaixo da inscrição “iPhone” - e comparar o número com a informação gravada na caixa. Se o produto for original, os números serão os mesmos.

Verifique o IMEI na caixa e compare com a numeração escrita na parte de trás do aparelho (Foto: Reprodução/SmallBusiness)Verifique o IMEI na caixa e compare com a numeração escrita na parte de trás do aparelho (Foto: Reprodução/SmallBusiness)


Design

Muitos clonadores de smartphones se tornaram tão bons que fica cada vez mais difícil de identificar só pela aparência. Mas, ainda assim, há casos em que um olhar mais atento já acusa o problema. Repare nas cores utilizadas: a versão dourada, por exemplo, pode vir forte demais em um produto falsificado, já que o original tem uma tonalidade bem suave.

Repare nos detalhes do design, principalmente no botão Home (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Repare nos detalhes do design, principalmente no botão Home (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Os concorrentes da Apple estão deixando o iPhone para trás? Comente no Fórum do TechTudo

Verifique a firmeza dos botões e, principalmente, o Touch ID. Como o iPhone 5S foi o primeiro a vir com o botão Home modificado, é possível que uma versão falsificada não traga todos os detalhes cromados da borda e, é claro, não reconheça digital alguma do usuário.

Sistema

Tente baixar e usar apps e jogos por meio da App Store para ter certeza de que o aparelho é verdadeiro (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Tente baixar e usar apps e jogos por meio da App Store para ter certeza de que o aparelho é verdadeiro (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Embora se pareça muito com o iOS, o sistema operacional empregado em iPhones falsos costumam ser versões modificadas do Android. Por isso, vale abrir todos os apps pré-instalados e testar suas funcionalidades. O primeiro deles deve ser a App Store, pois só um iPhone original consegue ter acesso a ela.

iTunes

Tente sincronizar suas informações via iTunes (Foto: Divulgação)Tente sincronizar suas informações via iTunes (Foto: Divulgação)

Outra maneira segura de identificar um iPhone falso é tentr sincronizá-lo com o iTunes usando um MacBook ou PC com Windows. O programa oficial da Apple só irá mostrar os dados do aparelho, como músicas, fotos e outros conteúdos, se ele for original. Mas, antes de fazer o teste, certifique-se de que tanto iTunes quanto o iOS estão rodando a sua versão mais recente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dj Maya
    2016-10-18T09:29:18  

    Se tiver Android é falsificado.

    recentes

    populares

    • Dj Maya
      2016-10-18T09:29:18  

      kkkkkk o vascaino falou que o maior do mundo tem culpa do iphone ser falso?kkkkkkkkkk vice da gama!!!

  • Wagner Andrade
    2015-02-01T19:37:28  

    COMO SABER SE É VERDADEIRO OU FALSO É FACIL: SE VC USAR DURANTE UNS 30 MINUTOS E JA ACABAR A BATERIA É ORIGINAL. SE USAR POR UM DIA INTEIRO E DURAR É FALSO.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-02-01T19:37:28  

      Sabem de nada, ganhei meu iPhone ontem não é nada disso que vcs estão falando, kkkk, bando de mal informado, iPhone passa brincando do Android, n importa se Android é Octacore, o iOS é dual core e da tiro de letra no Android.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-02-01T19:37:28  

      wagner essa sua informaçao nao e valida pq usar um dia inteiro e muito tempo,tem q saber antes de comprar pq se nao da ruim

  • Wagner Andrade
    2015-02-02T11:00:48  

    ODEIOS OS FALSIFICADORES, FAVEVADOS, SUBURBANOS, POBRES E FLAMENGUISTA!!!

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-02-02T11:00:48  

      Problema é seu

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-02-02T11:00:48  

      esse cara so pd ser vascaino.kkkk

  • Lucas Cruz
    2017-07-20T23:46:27

    Odeio os que odeiam porque odiar é errado, minha mãe que falo!

  • Oliveira Teotônio
    2017-04-20T15:03:59

    todas essas dicas não ajudam mais não evitam tanto assim de cair em golpe principalmente se a compra for feita pela internet

  • Ming Ko
    2015-02-01T23:01:37

    iphone não vale mais a pena...

  • Wagner Andrade
    2015-02-02T11:02:09

    ODEIO OS FALSIFICADORES, FAVEVADOS, SUBURBANOS, POBRES E CORINTIANOS!!!

  • Vitor Marques
    2015-02-01T21:06:42  

    Como saber se é verdadeiro ou falso,se você usar por 5 minutos e sentir vontade de sair do armario é verdadeiro,se continuar sendo macho é falso

    recentes

    populares

    • Vitor Marques
      2015-02-01T21:06:42  

      kkk, vitor marques kk falou galaxy ? me respeita meu mlk, compra um celular de gente, samsung presta para nada.

    recentes

    populares

    • Vitor Marques
      2015-02-01T21:06:42  

      gaylaxy note?

  • Wagner Andrade
    2015-02-02T11:03:36  

    ODEIO OS FALSIFICADORES, FAVEVADOS, SUBURBANOS, POBRES, IPHONES E IPADS!!!

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-02-02T11:03:36  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc se odeia então???? tiaguinha..me fala,,,de metal vibra mais??? vc prefere de metal ne??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Pina Colada
    2015-03-16T14:33:36

    A culpa é da Dilma!

  • Came Tilonus
    2015-02-01T10:22:13  

    Particularmente acho que esse matéria deveria ser refeita, com fotos de modelos de iPhone falsificados, para ajudar o povo na hora da compra. Ninguém irá comprar um iPhone na rua ou em uma loja e conseguirá conecta-lo ao iTunes (precisa de um computador). Outro ponto: A maioria dos celulares que são oferecidos no camelodromo, no centro do RJ, estão sem CAIXA. Outra dica que não tem relação com ele ser falso ou não , é FUGIR de iPhones que estão BLOQUEADOS no iCLOUD. Esses servem somente como peso de papel.

    recentes

    populares

    • Came Tilonus
      2015-02-01T10:22:13  

      Um grande falho da apple eu achei que seria isso, eu não to sabendo de mudança na segurança.. se foi alterado após o 5s é uma inovação, porque é muito falho isso, qualquer ladrão hoje em dia deve saber resetar. eu sempre achei que tinha que botar uma especie de código pra desligar o aparelho, ou pra tentar resetar, se agora não tem mais como resetar, é uma otima noticia

    recentes

    populares

    • Came Tilonus
      2015-02-01T10:22:13  

      Pedro , o bloqueio via o iCloud é o mais seguro , porque mesmo que vc reset o iphone a partir do iOS 7 , quando vc liga o iphone obrigatoriamente vc tem que colocar seu ID e como a Apple sabe qua aquele iphone já foi usado ( ele envia o EMI para eles ),vc deve inserir o iD antigo antes de trocar o ID , ou seja se ele foi roubado e vc não sabe o ID e senha antigo, ele não funciona por nada que vc faça.

  • Alex Faria
    2015-02-02T08:50:50  

    Conseguem clonar a aparência do melhor smart do mundo porém não consegue clonar o melhor sistema, quem usa Android gosta de sofrer "Sua aplicação foi fechada blá blá blá" reboots toda hora, isso nunca vi nem verei no meu iPhone.

    recentes

    populares

    • Alex Faria
      2015-02-02T08:50:50  

      E a vontade de sair do armário, passou ou continua grande?

  • Adriano Dias
    2015-02-03T10:36:25

    Se não souber identificar um Iphone original, não merece nem ter um...

  • Wagner Andrade
    2015-02-01T17:02:15  

    COMO SABER SE É VERDADEIRO OU FALSO É FACIL: SE VC USAR DURANTE UNS 30 MINUTOS E JA ACABAR A BATERIA É ORIGINAL. SE USAR POR UM DIA INTEIRO E DURAR É FALSO.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-02-01T17:02:15  

      Marcelo Assis, Nossa to tão ofendido, outro lixo kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2015-02-01T17:02:15  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Mengão Sempre
    2015-02-02T08:25:16  

    SISTEMA ANDROID ESTÁ A ANOS LUZ A FRENTE DO IOS, AQUI TENHO UM IPHONE 4S JOGADO NA GAVETA.

    recentes

    populares

    • Mengão Sempre
      2015-02-02T08:25:16  

      booaa!!! Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento técnico sabe que é um lixo esse IOS. Se eu fosse voce ainda jogaria fora, porque deixar na gaveta esta muito proximo de voce e a familia e o negócio é tão ZICA que pode atrasar sua vida...

    recentes

    populares

    • Mengão Sempre
      2015-02-02T08:25:16  

      Meu irmão! Qualquier pessoa com o mínimo de conhecimento tecnico sabe que o IOS é um lixo... Se eu fosse vc Mengão, jogava no lixo, porque o negócio é tão ZICA que pode atrasar sua vida se ficar dentro da sua casa...

  • Luiz Santos
    2015-02-01T12:49:05

    Meu quanta idiotice, há alguns aparelhos refurbished em que o IMEI da caixa e do aparelho não batem. Quer saber se é falso ou não. Sincronize com o iTunes ou com a AppStore, pronto, fim de lenga-lenga!

  • SERGIO SANTOS
    2015-02-01T17:07:35

    Quem compra iphone falso tem que ser muito burro, se conseguir logar na appstore ele é original, simples assim, não existe iphone falso que rode ios, todos rodam android com aparência de ios.

  • Ricardo Cavalcanti
    2015-02-01T10:16:14

    Melhor dica é evitar comprar iPhones em sites que oferecem valores extremamente abaixo do que o mercado apresenta. Sem dúvida que sites que fazem isso, estão vendendo produtos falsos.

  • Sebastian Felipe
    2015-02-01T16:10:57

    Deveriam fazer um comparativo entre o original e a replica. Com certeza o original so ganharia na câmera.

  • Leonardo Souza
    2015-02-01T11:47:15  

    Quase que eu cai nesse golpe ... ainda bem q conhecia o cara que tava comprando e ele me devolveu a grana ... mas é idêntico msm, o teste mais fácil pra identificar é esse: Vc entra na Apple Store, se for falso, o app te encaminha pra o Google Play.

    recentes

    populares

    • Leonardo Souza
      2015-02-01T11:47:15  

      É verdade... assim não tem erro.

  • Michel Pinto
    2015-02-02T08:23:55

    acredito eu que pelo touchID ja daria pra saber!! esses ai funcionam a digital tbm?

  • Danilo Andrade
    2015-02-02T10:02:59  

    Muito simples : se custar 200 pilas, desconfie. Se custar mais de 1500 (usado, com aparelhos beeem melhores por menos...) e o futuro ex-dono parecer um pouco a f e m i n a d o, se joga bee, é originalérrimo!!! Aloka!

    recentes

    populares

    • Danilo Andrade
      2015-02-02T10:02:59  

      aheuahuehauehauehaue... originaléééééééérrimooooooo!!!

  • Jorge Rocha
    2015-02-02T09:07:51

    Esse animal chamado silvio fernandes(com minúscula mesmo) comprou um "Hiphone' e chama os outros de "fei"!! Será que essa coisa quis dizer "feio"? É um jumento!!!

  • Rogerio Games
    2015-02-02T08:38:05

    bom saber que o falso vem com android, já é sinal que vai funcionar melhor que o original

  • Douglas Silva